quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Constelação Sistêmica Familiar

Um convite para iniciar o ano de uma nova forma: no próximo domingo, 27 de janeiro, das 12h30 às 18h00, conheça a Constelação Sistêmica Familiar. A proposta é um novo olhar para velhas e repetidas coisas. A partir de um olhar sistêmico, proposto pela Técnica de Bert Hellinger, utilizando o campo morfogenético e a representação através de substitutos. Uma vivencia pode fazer uma grande diferença em sua vida. Confirme a sua presença! A participação é gratuita e para constelar uma questão, o investimento é de RS 300,00. O encontro acontecerá próximo ao Metrô Ana Rosa. Para confirmar presença e ter maiores informações escreva para elzarodrigues2004@yahoo.com.br e resintoterapeutico@yahoo.com.br ou telefone para 5082-1806 ou 99913-5056. A coordenação é de Elza Rodrigues, fisioterapeuta, consteladora sistêmica familiar e de negócios/empresarial, renascedora, terapeuta comportamental e artística. 

Terceira Idade na Zona Leste

De 28 a 30 de janeiro, segunda a quarta-feira, das 9h00 às 16h00, estarão abertas as inscrições para atividades didático-culturais voltadas ao público de terceira idade (acima de sessenta anos) na Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH), a USP Leste. São vários cursos de temas variados com inscrições gratuitas. Atenção para o fato de que a EACH fica na Rua Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo - Estação USP Leste - CPTM. Informações sobre estes cursos, consulte o Programa "Universidade Aberta a Terceira Idade" na Internet (onde você encontra também opções de atividades na USP do Butantã, que terão inscrições abertas em fevereiro) ou escreva para ccex-each@usp.br ou pelo telefone 3091-1016. O Centro de Informações da USP deverá receber os impressos do programa para a Terceira Idade na semana de 28 de janeiro. Ligue para confirmar no 3091-3116 ou 3091-3121.

Astronomia para a Terceira Idade

De 4 de fevereiro a 15 de março, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, estarão abertas inscrições para o curso "Astronomia para a Terceira Idade", no departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. O curso que se propõe a transmitir conceitos básicos de Astronomia e Astrofísica, em linguagem adequada ao público leigo e de terceira idade. O curso será realizado de 2 de maio a 6 de junho, às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 16h20. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas no IAG (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária). Informações: 3091-2710/2814/2800 ou pelo e-mail terceiraidade@astro.iag.usp.br 

Rede Social Osasco


No dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às 15h00, encontro da Rede Social Osasco, no Senac Osasco (Rua Dante Batiston, 248 - Centro de Osasco). Este encontro, o primeiro deste ano, tem como principal objetivo definir propostas para 2013. Instituições, organizações sociais, que atuam no município estão convidadas a participar trazendo e apontando as necessidades observadas na comunidade, na organização e com base neste levantamento serão propostas ações que contribuam para o fortalecimento dos projetos sociais, de seus gestores e para o desenvolvimento local. Informações: 2164-9833 e www.sp.senac.br/osasco.

Serenata para São Paulo, no Memorial

O Memorial da América Latina nesta sexta-feira, 25 de janeiro, às 19h00, recebe os Trovadores Urbanos. Os músicos apresentarão número especial dedicado à cidade. O destaque fica por conta do coral de crianças e da ala infantil do grupo, chamada Os Trovadores Mirins. Criado em 1995, o grupo é composto por jovens cantores, de 7 a 14 anos. A atividade dos pequenos baseia-se no estudo do cancioneiro popular, marca registrada do grupo de trovadores adultos, que já lançou seis CDs, todos dedicados ao resgate da MPB. Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP – Telefone (11) 3823-4605. Dia 25, a partir das 19 horas. Entrada franca. Classificação livre


Curso gratuito de Botânica

O Instituto de Biociências (IB) da USP receberá, entre 1º de fevereiro e 15 de março, inscrições para o curso de extensão universitária "Estratégias pedagógicas no ensino de botânica: a importância das aulas práticas". Direcionado a professores de ciências e biologia que atuam na educação básica, o curso, com 60 vagas, é gratuito. As aulas ocorrerão de 1º de abril a 24 de junho, no IB, que fica na Rua do Matão, Trav. 14, 321, Cidade Universitária, SP. Informações: 3091-8068/8065; e-mails fchow@ib.usp.br e dyacsan@ib.usp.br. (DOE)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Oficinas no Instituto Butantan

Explorar as formas da natureza pode ser uma ótima maneira de aprender brincando – e tornar as férias mais interessantes e divertidas. Este é o convite do Instituto Butantan para as crianças que podem participar da programação especial “A Natureza e Suas Formas”, de 22 a 27 de janeiroAs atividades são gratuitas e acontecerão no Centro de Difusão Científica. Crianças a partir de 4 anos poderão participar de oficinas livres de desenho e contação de histórias. Já para participar da Oficina dos Sentidos e da oficina Fim da Picada é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência. A maioria das atividades é inclusiva a pessoas com necessidades especiais. As crianças poderão também visitar os museus do Instituto, como o Museu Biológico, reconhecido internacionalmente por ser um dos únicos museus do mundo a apresentar uma exposição viva e permanente. Outra atração é o Museu de Microbiologia, que leva o visitante para uma viagem interativa ao mundo dos microorganismos. Tem ainda o Museu Histórico, que apresenta toda a história da pesquisa e produção do Instituto, e o parque do Butantan, que possui uma grande área com 80 hectares e mais de 62% em área verde. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã. Mais informações: 2627-9536.

Oficinas de férias no Museu do Futebol

O Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu) promove até 3 de fevereiro atividades gratuitas que divertem e ensinam, tendo como tema o esporte mais amado do País. O espaço Férias no Museu tem oficinas de origami, desenho, pintura, ilusão de ótica e também um espaço para leitura. Na oficina de ilusão de ótica, cada participante pode escolher os brinquedos a serem construídos e receber do educador orientações das etapas para a construção. Na oficina de origami, o visitante aprende a criar peças lúdicas e decorativas a partir de dobraduras de papel. Pais e filhos também aprendem, juntos, a desenhar e a criar objetos de massinha – desde bonecos e bichos até escudos dos grandes times do Brasil e do mundo. No espaço de leitura, o público tem acesso a obras que abordam o universo do futebol de várias maneiras. Uma contadora de histórias anima a roda de livros, que promete agradar a todas as idades. Além das oficinas durante a semana, aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas, o público poderá se divertir com a pintura facial, com imagens ligadas ao futebol. (DOE-19.01.2013)

Literatura de viagem

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, segunda a quinta-feira, acontecerá, no Centro Universitário Maria Antônia, o curso "Ritos e Rotas: a literatura de viagem". Ministrado pelo jornalista Paulo Nogueira, colaborador das revistas Época, Bravo! e Piauí, o curso abordará grandes livros sobre destinos exóticos, romance de itinerância incessante e testemunho pessoal de autores exilados, entre outros textos, que versam sobre o tema. O programa completo do curso pode ser acessado neste linkO custo é de R$200,00. Estudantes e professores têm direito a 20% de desconto e pessoas na Terceira Idade, 40%. As inscrições vão até a data de início do curso, ou término de suas 80 vagas disponíveis, e devem ser feitas no próprio Centro Universitário, no 3º andar, de segunda à sexta, das 10 às 18 horas. O Centro Universitário Maria Antônia fica na Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo. Mais informações: (11) 3123-5200, site http://ceuma.vitis.uspnet.usp.br/ (Fonte: Agência USP de Notícias)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Malvada

No dia 28 de janeiro, segunda-feira, o CineSESC SP, numa parceria com o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), exibe às 19 horas o filme “A Malvada” (EUA, 1950, 138 minutos). A parceria promoverá a exibição mensal de filmes que apresentem personagens e situações cujos componentes psiquiátricos ou psicológicos são características principais do enredo. Após a apresentação do filme um crítico de cinema e um especialista do IPq convidados realizam debate com o público. “A Malvada” conta com os atores Bette Davis, Anne Bexter, Celeste Holm e Gary Merrill. Participarão do debate a crítica de cinema Neusa Barbosa, editora do CineWeb, colaboradora da Agência Reuters e das revistas “Bravo” e “Select” e Daniel Martins de Barros, coordenador do Núcleo Forense do IPq e responsável pela parceria. O CineSESC fica na Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo. É gratuito e os ingressos só podem ser retirados no dia da exibição, a partir das 18 horas. Mais informações: 3087-0500; site  do SESC(Agência USP de Notícias)

Cinema Inclusivo apresenta "Colegas"

A ADEVA em parceria com a SABESP, promoverá a realização de exibição de filme com audiodescrição gratuitamente para pessoas com deficiência visual e seus acompanhantes. O evento “Cinema Inclusivo” acontecerá no dia 28 de janeiro, segunda-feira, às 14h30 no Cine SABESP (Rua Fradique Coutinho, 361, em Pinheiros). Após a exibição do filme será sorteado um Iphone. Cada participante também receberá um presente muito legal! Faça já sua inscrição: 5084-6693 5084-6695. O filme a ser exibido será "Colegas", uma divertida aventura que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de três sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pokk) quer casar e Márcio (Breno Viola) precisa voar. Nesta busca, se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de um maravilhoso sonho. Filmado na região de Paulínia, São Paulo, sul do Brasil e Argentina, Colegas traz também nomes como Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Julia na Didone, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Otavio Mesquita, Germano Pereira, Nill Marcondes, Thogun, além de contar com mais 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio. O longa-metragem venceu o prêmio de melhor roteiro do Festival de Paulínia (2008) por decisão unânime, o Edital de Fomento à Cultura do Estado de São Paulo (2008), também por decisão unânime, o Edital de Paulínia (2010) e o edital da Petrobras (2010). Conta com o patrocínio da Petrobras, Invest Image Caixa Seguros, Sabesp, Neoenergia, Polo Cinematográfico de Paulínia, AkzoNobel, Net, KSB, Docol, Eaton, Libbs, Locaweb, CVC, Ferro +, DaTerra e Senac. (Minha fonte: Roberta Karina)




Arte e interação entre crianças e adultos

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, sede Ibirapuera, oferece neste sábado, 19 de janeiro, das 15h00 às 17h30, o programa Interar-te, que busca roporcionar momentos de integração entre crianças e adultos com o auxílio de atividades lúdicas motivadas pelas exposições em cartaz no museu. A atividade é gratuita e limitada a oito famílias. Inscrições devem ser feitas no MAC, 30 minutos antes do início. A coordenação é de Andrea Amaral. O MAC Ibirapuera fica no Parque do Ibirapuera, pavilhão Ciccilo Matarazzo, 3º piso. Mais informações, ligue (11) 5573-9992 ou acesse http://www.mac.usp.br.

Curso "Pan-africanismo e a esquerda"

Em uma realização da Kilombagem e do Núcleo de Consciênncia Negra da USP será oferecido o curso "Pan-africanismo e a esquerda diante da luta de raça e classe", que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, segunda a quarta-feira, das 19h00 às 22h00. O Curso tem o objetivo de oferecer subsídios históricos e sociológicos para o entendimento das relações entre o racismo e o capitalismo, bem como as tensões, antagonismos e convergências entre a chamada esquerda e o internacionalismo negro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site  www.kilombagem.org . O curso será oferecido no Núcleo de Consciência Negra na USP (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária – São Paulo, SP - telefone: 3091-7746). Informações: nucleodeconsciencianegra@gmail.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Transferência externa para a USP

A FUVEST informa que o Conselho de Graduação da USP aprovou modificações no processo de transferência externa de estudantes universitários, que desejem se transferir para os cursos de graduação da USP. No processo, haverá vagas para ingresso na USP no segundo semestre de 2013, e vagas para ingresso na USP no primeiro semestre de 2014. Para atender a ambos os ingressos, o calendário será antecipado, relativamente aos calendários cumpridos até 2012, com a prova de pré-seleção ocorrendo em 5 de maio de 2013. As vagas disponíveis para preenchimento, tanto no 2º semestre de 2013 quanto no 1º semestre de 2014, serão divulgadas, oportunamente, no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Manual do Candidato, em www.fuvest.br. Veja todo o calendário e informações no site da Fuvest.

Exposição no Palácio dos Bandeirantes


A Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, órgão ligado à Secretaria da Casa Civil, apresenta até 21 de março, no Palácio dos Bandeirantes, a mostra "A arte como narrativa: Um concurso uma história". A exposição reúne 62 obras, entre pinturas, esculturas e desenhos, provenientes do Acervo dos Palácios e de coleções particulares. O Palácio dos Bandeirantes fica na Avenida Morumbi, 4.500, Portão 2. De terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00. Entrada gratuita e acessível a pessoas com deficiência. Informações: 2193-8282 ou  monitoria@sp.gov.br. Grupos acima de 10 pessoas, agendamento em www.acervo.sp.gov.br. (Fonte: DOE-SP)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Música no Shopping Butantã

Nada melhor do que relaxar com uma boa música no início da noite, ainda mais depois de uma sessão de compras para começar 2013 com tudo novo. Por isso, o Shopping Butantã preparou uma programação bem diversificada e atrativa para o tradicional Butantã Music. De segunda a sexta, o Shopping traz apresentações musicais gratuitas e preparadas com dedicação e carinho para o público em geral. Na Praça de Alimentação, os clientes poderão aproveitar o Happy Hour com convidados especiais que trazem de forma instrumental os sucessos dos mais variados estilos musicais como MPB, Rock, Jazz, Lounge e New Age, passando por temas de novelas e filmes. As exibições acontecem de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 20h. Já no hall do Piso Superior (G2), acontece o Ponto do Piano com apresentações de clássicos da música, de segunda a quarta, das 15h00 às 17h00, e às quintas e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00.  O Shopping Butantã fica na Av. Francisco Morato, 2718. Mais informações: 3723-3900.

Curso gratuito de português e comunicação


A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) abrirá, a partir do dia 22 de janeiro, terça-feira, as inscrições para o Projeto Redigir. O curso é voltado para maiores de 16 anos, com ensino fundamental completo, que nunca tenham estudado em escola particular ou universidade pública. A iniciativa, idealizada por alunos de jornalismo da ECA em 1999, trabalha as ferramentas da língua para uma comunicação mais eficiente. Os conteúdos envolvem debates sobre temas atuais e alguns conceitos de gramática. São dois módulos, cada um com duração de um semestre e aulas uma vez por semana. Os interessados devem realizar as inscrições nos dias 22, 23, 24 e 31 de janeiro e 1º, 2, 14, 15 e 16 de fevereiro. Os documentos necessários são: cópia de RG e de comprovante de escolaridade do ensino fundamental e médio, além de cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa. Mais informações, acesse o endereço eletrônico www.projetoredigir.com. A ECA/USP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – bloco 1 – sala 13. Outros detalhes, ligue (11) 3091-1499, ou pelo e-mail projetoredigir@gmail.com (DOE 15/01/2013 - Com a colaboração de Ana Pires)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estatuto da Criança e do Adolescente

No período de 1 a 20 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Curso de Atualização "Teoria e Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente", com ênfase nas medidas socioeducativas. Serão 10 encontros às segundas-feiras, das 14h00 às 18h00, na Faculdade de Educação da USP, terminando no dia 13 de julho de 2013, aniversário do ECA, com um grande encontro sobre o Sistema de Atendimento Socioeducativo no Estado de São Paulo. Mais informações no site da Faculdade de Educação.

Participação, Democracia e Políticas Públicas

A UNESP Araraquara está organizando o "Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes". O Encontro ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2013. A chamada de trabalhos ficará aberta até o dia 1 de fevereiro e deverá ser feita apenas pelo site www.encontropdpp.sinteseeventos.com.br . Lá vocês também poderão ver a programação do evento. Participe também da organização do evento pelo Facebook.(Fonte: Wagner de Melo Romão)

Inscrições no CORALUSP

O Coral Universidade de São Paulo (CoralUSP), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), abrirá inscrições para novos cantores. Para participar, não é preciso ter vínculo com a USP ou experiência prévia como cantor, basta se inscrever gratuitamente no site do Coral e, depois disso, passar por um teste de avaliação vocal. Qualquer pessoa, com mais de 18 anos, pode se inscrever para uma vaga em um dos 11 grupos que ensaiam em diferentes pontos da cidade. Atualmente, o CoralUSP conta com 11 grupos e quatro oficinas corais, totalizando aproximadamente 450 cantores. Os ensaios e aulas acontecem em diversos pontos da cidade: na Cidade Universitária, no bairro do Butantã; na Estação Ciência, na Lapa; na Casa da Dona Yayá/USP, na Bela Vista; e na Faculdade de Direito, no centro da cidade. Cada grupo possui um repertório de diversos estilos: do erudito ao popular, passando por peças sacras, folclóricas, samba, MPB e rock. As inscrições para novos cantores ficarão abertas de 7 de janeiro a 31 de março, ou enquanto houver vagas. Os candidatos devem se inscrever no site do coral e aguardar o contato da equipe do CoralUSP para agendar o teste de avaliação vocal. Informações pelo telefone: 3091-5071 ou pelo e-mail: coralusp@usp.br


A Odisséia no TUSP

Entre os dias 2 de fevereiro e 10 de março, o Teatro da USP (Tusp) dará início à sua programação de 2013 com a apresentação do espetáculo "A Odisseia", contando uma versão contemporânea da famosa obra homônima de Homero. A história conta a saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Troia, enfatizando sua perplexidade durante o retorno a Ítaca, sua terra natal. A direção será de Marco Antonio Rodrigues. As apresentações acontecerão nas sextas-feiras e sábados, a partir das 21 horas, e domingos, a partir das 20 horas. O valor do ingresso será de R$20,00 (meia-entrada: R$10,00). A peça, com 1h55min de duração, terá classificação indicativa de 16 anos. As entradas podem ser reservadas por telefone ou pessoalmente, na administração do teatro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A aquisição, na bilheteria, deve ocorrer duas horas antes do espetáculo. O Tusp tem convênio com o estacionamento Mariauto (Rua Maria Antonia, 176), que cobra preço fixo de R$ 12,00 por três horas, mediante carimbo do Teatro no comprovante de entrada do veículo. O endereço do Tusp é Rua Maria Antonia, 294, São Paulo. Mais informações: (11) 3123-5233, site http://www.usp.br/tusp (Agência USP de Notícias)

Niemeyer no Memorial

Oscar Niemeyer segue em cartaz no Memorial da América Latina até o dia 31 de janeiro. A exposição, montada na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, reúne homenagens de cartunistas e caricaturistas de todo o Brasil ao arquiteto morto no último dia 5 de dezembro. Outra mostra, no Salão de Atos, também homenageia Niemeyer com as principais obras sobre ele montadas no Memorial. Uma delas é Oscar Niemeyer – 100 anos de encantamento, que celebrou o centenário do arquiteto, com fotos em 360° de obras em várias partes do mundo. Essa exposição também pode ser visitada até o dia 31. O Memorial Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. De terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas Entrada franca – Classificação livre. Mais informações: 3823-4600. (Minha fonte: Ana Pires)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Museu aberto a noite

Desde terça-feira, 8 de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, que normalmente funciona das 10 às 18 horas, permanecerá aberto, nas terças-feiras, até as 22 horas, sendo que a bilheteria fechará uma hora antes, às 21 horas. Pioneiro a adotar o horário expandido de visitação, o museu pretende atrair os visitantes que poderão aproveitar o equipamento no período da noite. Mais informações no  site do Museu. O Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Luz – SP), tem ingressos de R$ 6 e meia-entrada (estudantes com carteirinha do ano e documento de identidade, aposentados e maiores de 60 anos, mediante comprovação) – pagamento somente em dinheiro. Entrada gratuita para crianças até 7 anos (mediante a apresentação de documento de identidade), professores da rede pública (municipal, estadual e federal) com holerite e carteira de identidade; pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida a um acompanhante). A entrada é gratuita aos sábados. Mais informações: 3326-0775.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Arte e Teatralidade

Em janeiro, o Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza encontros de férias sobre "arte e teatralidade", com o crítico de arte e dramaturgo Rafael Vogt Maia Rosa. Os encontros ocorrerão entre os dias 14 e 17 de janeiro, segunda a quinta-feira, das 16h00 às 18h00, no Maria Antonia. As inscrições devem ser feitas na Instituição e custam R$200,00. O programa do curso pode ser acessado neste linkO Centro Universitário Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo. Mais informações: 3123-5200, site http://www.usp.br/mariantonia (Fonte: Agência USP de Notícias)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

História Oral e Memória

Entre os dias 3 e 31 de janeiro estarão abertas inscrições para o curso de difusão "História Oral e Memória: O que é e como se faz", que será ministrado por Ricardo Santhiago (USP / MusiMid / GEPHOM) e Maria Nilda R. dos Santos (Consultora nas áreas de Comunicação e Gestão Sociocultural). O curso acontecerá de 5 a 7 de fevereiro, terça a quinta-feira, das 14h00 às 18h00, no Instituto de Estudos Brasileiros (Av. Prof. mello Moraes, Trav. 8, nº 140, Sala 1 - Cidade Universitária). As inscrições devem ser feitas presencialmente, no Serviço de Apoio Educativo do IEB, preenchendo ficha de inscrição, entregando cópia do RG e CPF e com o pagamento de taxa de R$50,00. Outras informações: 3091-3199 ou cursoieb@usp.br 

Cursinhos Pré-vestibular

Para quem pretende prestar vestibular neste ano, estão abertas as inscrições para vários cursinhos que tem preços populares. Veja a relação abaixo:

Cursinho da Psico 
Av. Professor Melo Moraes, 1721, Bloco B, sala 30 
Tel: 3532-1992 (Seg. a sexta das 16h00 às 20h30 e sábado das 10h00 
às 13h00) - cursinhopsicousp@gmail.com 
Cursinho do Crusp - Associação dos Educadores da USP (AEUSP) 
http://www.aeusp.org.br
Av. Prof. Mello de Moraes, 1235, no térreo do bloco F do Conjunto Residencial da USP, sala 13. Tel: 3091-3189; cursinhocrusp@gmail.com 
Cursinho pré-vestibular da FEA 
http://cursinhofeausp.org 
Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA1 - Sala A11 
Telefone: (11) - 3091-5896 
Segunda a sexta das 11h00 às 18h30 
Cursinho da Poli 
http://www.gremio.poli.usp.br/cursinho/inscricoes.html 
Telefone: 3091-5372/5777 
Cursinho Popular Edson Luís 
http://www.redeemancipa.com.br 
Aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h45, na Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308 -Bloco B, sala 105, Cidade Universitária). Inscrições por e-mail: cursinhoedsonluis@gmail.com
MedEnsina – Cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Medicina 
http://www.medensina.com 
Avenida Dr. Arnaldo, 455 
Telefone: 3061-9292 – e-mail: medensina.fmusp@gmail.com
Cursinho Popular dos Estudantes da USP – ACEPUSP 
www.cursinhopopular.org.br 
R. da Consolação, 1909, Consolação. 
Telefone: 3258-1436/3231-0692 
acepusp@gmail.com 
Cursinho do XI (Curso Pré-vestibular do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito) 
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277, 5º andar, entre 9 e 21 horas 
Telefone: 3107-6293 / 3101- 4583 
E-mail: cd.xi@uol.com.br

Rede Butantã em 2013

No dia 6 de fevereiro, quarta-feira, às 9h00, a Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais retoma seus encontros. Como nos outros 12 anos da sua existência, a primeira reunião acontecerá na Igreja São Patricio (Av. Otacilio Tomanik, 1555 - Rio Pequeno - Sala AA). A institutição anfitriã deste encontro é o Centro Social Santo Dias - que tem sua sede na Rua Antonio Wei, 132 - e que foi uma das entidades que participou da idealização e formação da Rede Butantã. A reunião tem sempre o objetivo de ser um espaço de encontro e de atuação política, acompanhando e propondo políticas públicas para esta região. O início do ano é sempre momento de avaliação e organização do planejamento do ano. Neste ano, em que o Butantã recebe novo Subprefeito e uma nova equipe assume após eleições municipais, a Rede Butantã cobrará o cumprimento das reivindicações colocadas em sua “Carta aos Candidatos”, disponível no blog da Rede . Participe dos grupos de discussão da Rede: rbutanta@grupos.com.br e rede-butanta@googlegroups.com

Universidade aberta à Terceira Idade

Comemorando vinte anos de existência, o Programa "Universidade Aberta a Terceira Idade" coloca a disposição na Internet a programação dos cursos que serão oferecidos no primeiro semestre de 2013. O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar a pessoas com sessenta anos ou mais aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”. Para participar, o interessado deve escolher as disciplinas que deseja cursar e também as atividades complementares (palestras, cursos, excursões, semanas culturais, caminhadas etc.) e as informações de data, horário e local de inscrição nas unidades que oferecem a atividade conforme as instruções. As disciplinas regulares terão inscrições abertas no período de 25 de fevereiro a 8 de março de 2013 (ou enquanto houver vagas) nas unidades indicadas no catálogo. Nas atividades complementares cada unidade define seu calendário de inscrições, portanto é imprescindível observar as informações de cada atividade. Em caso de dúvida, entre em contato com a unidade responsável pelas atividades e, se for necessário, com a Coordenação do Programa pelo telefone (11) 3091-9183, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail: usp3idad@usp.br. Duas observações importantes: 1. a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Zona Leste, recebe inscrições para os cursos complementares ainda em janeiro, de 28 a 30 e 2. Os catálogos impressos ainda não estão prontos - devem ser entregues pela gráfica no final de janeiro - mas o Centro de Informações da USP tem duas cópias impressas para consulta no local (Praça Reynaldo Porchat, 110 - Cidade Universitária).

A Consciência e o Tempo

De 14 a 17 de janeiro, segunda a quinta-feira, das 19h30 às 21h30 no Centro Universitário Maria Antonia, Franklin Leopoldo e Silva (professor do Depto. de Filosofia da FFLCH-USP) ministra o curso "A Consciência e o tempo", que tem a seguinte apresentação: "Para a condição humana, há dois sentidos da passagem do tempo: acumulação do passado e encurtamento do futuro. Esta experiência da transitoriedade, peculiar à consciência humana, constituiu o grande tema da filosofia de Bergson, solidária, neste sentido, das expressões do fluxo da consciência, a vivência imediata da temporalidade representada na literatura contemporânea. A noção bergsoniana de tempo será colocada em paralelo com a representação da experiência dramática do tempo no filme As Horas, de Stephen Daudry, a partir do romance do mesmo nome de M. Cunningham, obra que contém referências a Virginia Woolf". O curso tem um custo de R$200,00, com descontos para estudantes e terceira idade. Veja maiores informações no site ou pelo telefone 3123 5200.

Bantantã 2013

Pode começar a preparar a fantasia, aquecer os tamborins, organizar os amigos! Este ano a alegria chega mais cedo: No dia 01 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h00, nos bares da Av. Waldemar Ferreira, começa a concentração da Bantantã, comemorando 34 anos de carnaval de rua, resgatando e preservando a alegria dos velhos carnavais. Para participar da brincadeira basta ir, mas se você quiser ter a lembrança da camiseta deste ano, ela já está disponível por R$15,00 (camiseta + 2 latas). Faça contato pelos telefones: 3726-8615 ou 97112-0980 ou pelo endereço eletrônico bantantafolia@gmail.com  

Verão de Clássicos na Cinemateca

A Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana) inicia sua programação de 2013 com mais uma edição da mostra "Verão de Clássicos", de 16 de janeiro a 3 de março, oportunidade única para o público conferir uma variada seleção de filmes clássicos e raridades, das mais diversas épocas, países, gêneros e vertentes, sempre em exibições em película. Entre os destaques de janeiro estão a exibição de um raro filme de Alberto Cavalcanti, adaptado de uma peça homônima de Bertolt Brecht, O sr. Puntilla e seu criado Matti. Uma das obras-primas de Godard, Uma mulher é uma mulher é um atípico musical com trilha de Michel Legrand estrelado por Anna Karina, Jean-Claude Brialy e Jean-Paul Belmondo. Último longa para cinema do grande diretor americano Robert Wise, Nos telhados de Nova York é uma curiosidade a ser descoberta. Os primeiros filmes de cultuados cineastas contemporâneos voltam às telas – Cães de aluguel, de Quentin Tarantino, sexo, mentiras e videotape, de Steven Soderbergh, e Pepi, Luci e Bom, de Pedro Almodóvar. O cinema italiano é outra atração, com filmes de Mauro Bolognini (O belo Antônio, com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale e roteiro de Pier Paolo Pasolini), Elio Petri (A classe operária vai ao paraíso), os irmãos Taviani (Um grito de revolta) e Federico Fellini (Entrevista, seu penúltimo filme). A mostra segue em fevereiro, com mais novidades. A programação está disponível no site www.cinemateca.gov.br. Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215).

Inscrições no Coralusp

Até 31 de março, o Coral da USP (Coralusp) recebe inscrições para novos cantores. Não é exigida nenhuma experiência prévia na área. Os candidatos devem apenas ter mais de 18 anos, e passar por um teste de avaliação vocal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por este link. Não é necessário ter nenhum vínculo com a USP para fazer parte do Coral. Sob atual regência do maestro Alberto Cunha, o Coral tem 45 anos de história, conta com 450 cantores e realiza uma média de 110 concertos por ano. O grupo conta hoje com quatro locais de ensaios, cujos endereços podem ser conferidos neste site.Mais Informações: (11) 3091-5071; e-mail coralusp@usp.br ; site www.usp.br/coralusp (Fonte: Agência USP de Notícias)

Cursos de Capacitação Profissional


Até o dia 11 de janeiro, sexta-feira, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) realiza em sua sede, no Parque da Água Branca, na capital, as inscrições para os cursos de capacitação profissional das escolas de moda, beleza e construção civil. As aulas terão início no dia 17 de janeiro. Em moda, serão oferecidos corte e costura, modelagem, bordado em pedraria, bordado em linha, crochê e confecção de caixas. A escola de beleza abre vagas para cursos de maquiagem, manicure e pedicure, depilação e design de sobrancelhas e assistente de cabeleireiro. Já em construção civil, os interessados terão como opção os cursos de assentador de pisos e azulejos, encanador e pedreiro. O objetivo do Fussesp é oferecer cursos rápidos de capacitação que vão ao encontro das necessidades do mercado e estimulam a geração de emprego e renda. O aprendizado se destina a maiores de 18 anos, preferencialmente desempregados. Não é exigida escolaridade mínima. A duração é de dois meses, com aulas de três horas diárias, de segunda a sexta-feira. Para se inscrever, o interessado deve comparecer pessoalmente, com RG, CPF e comprovante de residência, na sede do Fussesp, na Rua Ministro Godói, 180, Parque da Água Branca, das 8 às 17 horas. As aulas são realizadas no Parque da Água Branca (moda, beleza e construção civil), no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (escola de moda), na Casa de Solidariedade II, no centro (moda), no Bairro Sol Nascente (construção civil) e na nova unidade São João (escola de moda). Mais informações, ligue (11) 2588-5896 / 5762, ou pelo site www.fundosocial.sp.gov.br

sábado, 5 de janeiro de 2013

Doações para Kit Escolar

O Conselho da Mulher da Associação da Comercial de São Paulo (ACSP Butantã) e o Rotary Club SP Butantã realizam anualmente a “Campanha Material Escolar”, que visa dar melhores condições de aprendizado a crianças menos favorecidas.A campanha conta com a colaboração dos moradores da região na doação de material para compor o “Kit volta às aulas”, que contém: 1 pasta polionda com elástico, 2 cadernos brochura (100 fls), 1 tesoura sem ponta, 1 pacote de papel sulfite, 3 lápis grafite, 1 caixa de lápis de cor, 1 caneta azul, 1 caneta vermelha, 1 borracha, 1 apontador, 1 régua, 1 cola e 1 caixa de giz de cera. O kit será distribuído nas escolas. Os materiais serão arrecadados até o dia 25 de fevereiro. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 3032-6061/3032-8878 ou 3813-7397 (falar com Iéris).

Férias no Museu Paulista

O Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista inicia a partir do dia 5 de janeiro, sábado, as suas oficinas de férias. O objetivo é estimular e fazer os participantes das oficinas descobrirem os acervos expostos no Museu de uma forma lúdica e descontraída. As atividades são divididas por faixa etária e destinadas a crianças entre 4 e 12 anos. “Desvendando o Museu”, por exemplo, é uma oficina que será realizada em seis diferentes dias, na qual as crianças procurarão “pistas” escondidas no Museu, para compor um grande quebra-cabeça. Assim, elas poderão perceber as diferenças entre patrimônio natural e cultural, e serão estimuladas a perceber o Museu como um lugar de descobertas. Há também oficinas direcionadas para toda a família, como “Contando histórias com imagens”, em que os participantes terão oportunidade de criar histórias utilizando imagens de objetos e outros itens do acervo. E, depois, num passeio pelas exposições, descobrirão como o Museu utiliza os mesmos objetos para contar outras histórias. A última oficina será no dia 31 de janeiro. Não é necessária inscrição prévia. Confira a programação completa das oficinas no site do Museu. A visitação ao Museu está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$6,00 e a meia-entrada sai por R$3,00. Menores de 6 anos, maiores de 60, deficientes físicos e membros da comunidade USP não pagam. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita para todos. O Museu Paulista está localizado no Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 2065-8071/ 2065-8053 (Com informações da Assessoria de Imprensa do Museu Paulista)




Bixiga, artes e ofícios

A exposição "Bixiga artes e ofícios" fica aberta para visitação até o dia 31 de janeiro no Centro de Preservação Cultural (CPC), Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista, São Paulo) – um órgão subordinado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Em cartaz desde o final de agosto de 2012, esta exposição é parte do projeto "Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais" que foi concebido pelo CPC para estreitar a relação entre a USP e a cidade. Para tanto, o CPC convidou moradores, frequentadores e trabalhadores para mapear os fazeres de artesãos e artistas do Bixiga, visando ampliar o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial da região. Para conduzir o mapeamento, foram oferecidas quatro oficinas: Cadernos de Viagem, Observação e Escrita, Videodocumentário e Fotografia. A exposição reúne os materiais e reflexões produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe do CPC, além de objetos, instrumentos e ferramentas dos artistas e artesãos mapeados.Na exposição também será possível acessar o site colaborativo do projeto, um ambiente virtual com a localização, a descrição e os registros escritos, sonoros e visuais dos fazeres das artes e ofícios no Bixiga. Na catergoria música, dança, por exemplo, o Bloco dos Esfarrapados (foto) – localizado na Rua Conselheiro Carrão, 466 – foi um dos locais mapeados no projeto. Ele é o mais antigo de São Paulo, criado em 1947, o nome foi inspirado nas fantasias dos foliões, que criavam seus figurinos em cima da hora utilizando roupas improvisadas. Acontece nas segundas-feiras de carnaval. A visitação é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: (11) 3106-3562 ou no site do CPC