terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Audiência Pública Conselho Participativo Butantã

 No dia 7 de fevereiro, sábado, às 9h30, o Conselho participativo Municipal do Butantã convida para a sua primeira Audiência Pública em que será apresentada a organização deste conselho, seu calendário, suas atividades até agora. Na Audiência haverá espaço para a participação de munícipes, que podem levar suas demandas por escrito ou se posicionar oralmente, dentro de um limite de falas imposto pelo horário. A Audiência será no Teatro Carlos Zara, no CEU Butantã (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700). Informações: cpmbutanta@gmail.com 

Rede Butantã em 2015

Dia 4 de fevereiroquarta-feira, às 9h00, primeira reunião de 2015 da Rede Butantã. A pauta é principalmente a organização da agenda do ano, informações sobre reuniões temáticas, organização da agenda anual, interlocução de fóruns, redes, conselhos. A reunião será na Sala Butantã da Subprefeitura do Butantã (Av. Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201 - Jd. Peri-Peri). Acompanhe outras informações no blog: http://redebutanta.blogspot.com.br/
As reuniões da Rede Butantã acontecem mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, e são abertas aos interessados em assuntos da região.

Caçando nascentes no Butantã

Vários grupos organizados do Butantã (Rede Butantã, Volta azulzinho, FoCA-Bt, Rios e Ruas, Movimento Parque do Joquei, entre outros) tem se mobilizado e trocado opiniões e informações em seus grupos virtuais e nos encontros presenciais sobre a situação do meio ambiente hoje: a falta de água, o calor, as árvores que não resistem aos ventos... e tudo isso tão relacionado a intensa discussão sobre a votação da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Preocupados em sintonizar e articular ideias e ações estão sendo propostos dois encontros nos próximos sábados: dia 31 de janeiro e dia 7 de fevereiro, às 15h00, no Parque da Previdência. Apareça! vamos preservar parques, achar nascentes, plantar árvores! 
Atenção: A reunião do dia 7 de fevereiro será às 15H00 no Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5985.

Bem-estar na obesidade

Até o dia 13 de fevereiro, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP recebe inscrições para o curso comunitário Saúde e bem-estar na obesidade. A atividade será realizada de março a dezembro e tem como público-alvo mulheres obesas (IMC entre 30 kg/m² e 39,9 kg/m²), com idade entre 25 e 50 anos e não diabéticas. As participantes terão intervenções com temáticas de atividade física, alimentação saudável e filosofia. Além disso, no início e no final do curso farão exames de sangue, avaliação da composição corporal e testes de esforço. Informações sobre o curso e inscrições pelos telefones  3091-3182 e 3091-2121 ou no e-mail edfisica@usp.brA EEFE está localizada na Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: (11) 3091-3182 / 3091-2121, e-mail edfisica@usp.br (Fonte: Agência USP de Notícias)

3ª Idade na USP

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece a oficina Arqueologia e Memória: Oficina para a Terceira Idade no MAE/USP de 25 de fevereiro a 1 de julho, todas as quartas-feiras das 14 às 16h30. A atividade é gratuita. Há 25 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas de 2 a 24 de fevereiro, das 08 às 12 horas e das 13 às 16 horas pelo email educativo.mae@usp.br ou telefone 3091-4905. Durante a oficina, serão realizadas atividades educativas e lúdicas que envolvem reflexões sobre Arqueologia, Etnologia, Museologia e Objetos Biográficos; a elaboração de trabalhos com várias formas de expressão (escrita, desenho, bordado, cerâmica) relacionados às reflexões sobre os conhecimentos acima; e elaboração e montagem de exposição. A atividade faz parte do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Mais informações: 3091-4905, email educativo.mae@usp.br
Além desta atividade a s unidades da Universidade de São Paulo oferecem várias atividades e cursos para este primeiro semestre de 2015. Veja a programação no site: http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade/pagina-inicial/objetivos/  e fique atento ao período de inscrição, logo no início de fevereiro. Os catálogos em papel já estão disponíveis no Centro de Informações da USP que fica na Praça Reynaldo Porchat, 110, próximo ao Portão de entrada da USP. O Centro de Informações fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Informações: 3091-3121.

Sarau na Casa de Cultura do Butantã

A Casa de Cultura do Butantã convida para o primeiro sarau deste ano! A homenagem deste sábado, dia 31 de janeiro, às 19h00 é à cidade de São Paulo e aos seus 461 anos comemorados no dia 25 de janeiro. Na homenagem "São Paulo é um buquê!", serão lembrados também: Cassiano Ricardo, Bezerra da Silva, Elis Regina, Francisco Petrônio e Maysa. A Casa de Cultura do Butantã fica na Av. Junta Mizumoto, 13 – Jd. Peri Peri. A Casa de Cultura oferece também uma série de oficinas gratuitas ao longo do ano. Informe-se pelo telefone  3742-6218 .

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Capacitação de jovens no esporte - Compartilhando agenda

A partir de conversas sobre o tema “Capacitação de Jovens no Esporte”, o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe), o Centro Paula Souza, a Associação Esporte Solidário, o Projeto Quixote e a Diretoria Regional de Educação do Butantã propõem a realização de um encontro para o compartilhamento de eventos que ONGs e instituições que trabalham com esporte organizarão em 2015. O objetivo é estimular que as instituições pensem sobre a possibilidade do envolvimento de jovens monitores esportivos nos eventos, bem como integrar, articular e complementar essas diversas ações propostas para valorizar a experiência esportiva e desenvolver possibilidades do esporte como recurso para jovens se inserirem no mercado de trabalho. Para isso, convidamos todos os interessados a cadastrar seus eventos (clique aqui) até o dia 8 de fevereiro e, depois, comparecer ao PRODHE/CEPEUSP (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária) no dia 11 de fevereiro, das 9 às 13 horas, para participar das rodas de diálogo que ocorrerão e compartilhar suas ações. A programação completa será divulgada no início de fevereiro. Se você não tem nenhum evento para cadastrar, mas quer participar do encontro e/ou receber o material com todos os eventos compartilhados, cadastre-se aqui. Mais informações: prodhe@usp.br.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bantantã 2015


Bantantã é festa de rua e ao longo de sua história leva às principais avenidas do Bairro a luta de resistência pela volta do carnaval de rua. Assim sendo todos os anos, uma semana antes do carnaval seus foliões de forma espontânea e irreverente enaltecem os velhos carnavais que não voltam mais. Neste ano a Bantantã sai pela Av. Waldemar Ferreira no dia 6 de fevereiro. A concentração começa a partir das 16h00. Veja o evento no Facebook

Neo-Noir - Mostra do Cinusp

O CINUSP Paulo Emílio retoma as suas atividades em 2015 com a mostra NEO-NOIR, que reúne longas-metragens produzidos após o fim da "era clássica" do Film Noir e que reafirmam – ou subvertem – as convenções temáticas e elementos definidores deste importante e particular gênero cinematográfico. Os filmes Noir apresentam variadas características, como a ambientação urbana e noturna, tramas policiais protagonizadas por detetives, jornalistas ou homens comuns, levados a cometer crimes e normalmente envolvidos com uma mulher forte, sensual e de atitudes dúbias - a femme fatale. Também se caracterizavam por sua fotografia em preto e branco com baixa iluminação, alto nível de contraste e sombras dramáticas, que lhes conferem uma ambientação sombria, refletindo tantos os aspectos sociais como psicológicos das personagens. O Neo-Noir atualiza temas, enredos, personagens e formas dos filmes Noir, recorrendo a novas técnicas cinematográficas e valendo-se dos avanços sociais em termos de censura e representação, mas sem abandonar a alienação, o pessimismo e a ambivalência moral contidos nos filmes Noir clássicos. Com obras como Alphaville (Jean-Luc Godard), Blade Runner (Ridley Scott), Má Educação (Pedro Almodóvar), Uma Cilada para Roger Rabbit (Robert Zemeckis) e O Homem Que Não Estava Lá, (Joel e Ethan Coen) o CINUSP volta a exibir filmes em sua grade de horários regular, apresentando sessões na Cidade Universitária de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e na sala do Centro Universitário Maria Antônia, de sexta-feira a domingo, sempre com entrada franca. A programação completa da mostra NEO-NOIR, de 26 de janeiro a 22 de fevereiro, bem como sua apresentação podem ser conferidas no site do Cinusp.

Democracia Universitária, Ética e Corpo

No dia 24 de fevereiro, a partir das 9 horas, o Diversitas, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, realiza o Simpósio Democracia Universitária, Ética e Corpo: não à opressão, nenhuma vida vale menos! Marcado para acontecer no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em recepção aos alunos ingressantes no ano de 2015, o evento é promovido em parceria com a FMUSP, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a Prefeitura do Campus, a Superintendência de Segurança da USP, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Associação dos Docentes da USP e o Coletivo Feminista Geni da FMUSP . O endereço é Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo. O cartaz do evento pode ser consultado neste endereçoMais informações: (11) 3091-2441/3091-3584; email diversitas@usp.br; site http://diversitas.fflch.usp.br/node/3647 (Fonte: Boletim Agência USP de Notícias)

Olhares Cruzados

Em comemoração a seus 80 anos de criação, a USP realiza uma exposição conjunta do acervo dos seus quatro Museus: Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas, de 23 de janeiro a 14 de junho, no MAC USP Ibirapuera. Para esta exposição, os quatro museus da USP – Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Arte Contemporânea (MAC); Museu Paulista; e o Museu de Zoologia – dialogam, conduzidos sob uma ideia de Identidade/Diversidade, e propõem uma reflexão sobre estas questões por meio de diferentes abordagens culturais e científicas, por serem tão próximos como museus e ao mesmo tempo tão diferentes nas áreas de conhecimento em que atuam. Foram selecionados e articulados 227 itens entre obras, objetos, espécimes dos acervos de cada um destes museus para fazer cruzar diferentes olhares em torno de identidades múltiplas. Um elemento em comum entre os acervos na exposição é a representação de figura humana ou animal, seja em uma moeda, em uma peça de cerâmica, uma escultura, pintura ou um crânio de um chimpanzé. Confira alguns itens selecionados para a exposição no siteEsta exposição, que ficará aberta para visitação até 14 de junho, faz parte das comemorações dos 80 anos da USP. Durante o ano de 2014 já foram realizadas diversas atividades para celebrar a data, como mesas-redondas, programação musical, documentação da história da Universidade – veja a programação completa no site. O MAC USP Ibirapuera funciona às terças-feiras, das 10 às 21 horas, e de quarta-feira a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita para todos, fechando na segunda-feira. O Museu está localizado à Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera, São Paulo. Mais informações: (11) 3091-3220 / 3300 (Fonte: Agência USP de Notícias)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Direito à Educação

Estão abertas até 1º de fevereiro, as inscrições para a disciplina Direito à Educação sob a perspectiva da Pedagogia Social junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. Ela será ministrada conjuntamente por Roberto da Silva, Stela Graciani e João Clemente às terças-feiras, das 14h00 às 18h00. Alunos de outros programas de pós que não da USP tem prazo de 09 a 13 de março para solicitar vaga. O foco desta disciplina são os Direitos à Educação de grupos minoritários ou socialmente desfavorecidos, incluindo, Educação Social de Rua, abrigos, Medidas Socioeducativas, sistema penitenciário,indígena, quilombola, etc. Para mais informações consulte www.fe.usp.br

Grupo de apoio para cuidadores Alzheimer

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), oferece acompanhamento psicológico (grupo de apoio) gratuito para cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer que apresentem sintomas depressivos e/ou ansiosos (comuns nessa situação, em razão da sobrecarga de tarefas e responsabilidades). Os critérios para participar são: ser o cuidador principal ou exercer essa atividade no mínimo 2 horas por dia; apresentar sintomas descritos acima; ter mais de 35 anos e, obrigatoriamente, ser familiar do doente. Informações e inscrições pelo email: grupopsicorpo@gmail.com . Mais informações:2661-7801. 

Projeto Redigir

A partir do dia 23 de janeiro, o Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, recebe inscrições de interessados em seu curso de Comunicação e Cidadania com ferramentas da Língua Portuguesa. Com duração de um semestre, as aulas apresentam conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O objetivo do curso é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente. Os encontros acontecem semanalmente na Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária. O curso é voltado para jovens e adultos, que tenham concluído o Ensino Fundamental e não tenham estudado em universidades públicas. A idade mínima para a inscrição de 16 anos e não há idade limite. Para participar do curso, os interessados devem comparecer à ECA e preencher uma ficha de inscrição. Os candidatos serão selecionados com base em critérios socioeconômicos. O resultado será divulgado em meados de fevereiro, quando também se iniciam as aulas. O projeto Redigir é um projeto de extensão da USP, que tem como responsável o professor Thiago Salla e o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. As inscrições acontecem nos dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro, e em 06 e 07 de fevereiro. Nas sextas-feiras, o horário é das 9 às 14 horas e das 18 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas. O local é o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco 1, Sala 13, Cidade Universitária, São Paulo. Os documentos necessários são: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do ensino fundamental (obrigatório) e do ensino médio (se houver). Mais informações: (11) 3091-1499 (somente nos horários de atendimento); email projetoredigir@gmail.com, site www.projetoredigir.com (Fonte: Agência USP de Notícias)

Elaboração de projetos para o VAI 2015

Para capacitar os interessados em apresentar projetos ao Programa VAI 2015, a Supervisão de Cultura do Butantã, oferece uma agenda para esclarecimentos e acompanhamento. Dia 19 de janeiro, segunda-feira, às 18h30, na Casa de Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13), oficina de apresentação e esclarecimentos sobre o Edital do Programa VAI 2015, ministrada pela Secretaria Municipal de Cultura. Serão oferecidos, também, dois plantões de orientação a Projetos VAI: Dia 27 de janeiro, terça-feira, das 17h00 às 22h00, na  Subprefeitura do Butantã - (Sala da Supervisão de Cultura ou Sala Butantã - local a confirmar conforme demanda de participantes) e no dia 29 de janeiro, quinta-feira, das 17h00 às 22h00, no CEU Butantã, Sala Multi-uso ou Biblioteca (Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda). Os plantões serão ministrados por Pedro Guasco, Supervisor de Cultura e membro do Fórum de Cultura Butantã, em parceria com Camila F. Souza, produtora e agitadora cultural, do Grupo HaPhirma /Forum de Hip Hop do Butantã e Fórum de Cultura Butantã. Para um melhor aproveitamento das oficinas de orientação solicita-se: Chegar o mais cedo possível ou avisar previamente o horário de chegada, no sentido de poder receber atenção individualizada e trazer ideias razoavelmente esboçadas ou projetos em desenvolvimento, para acabamento, revisão e/ou adaptação.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O ator no cinema

A programação de férias do Centro Universitário Maria Antonia da USP traz, de 2 a 5 de fevereiro, o curso "O ator no cinema", ministrado por Pedro Maciel Guimarães. Os encontros tratam da trajetória do ator no cinema, fazendo um panorama da interpretação, assim como das regras de atuação e das relações corporais do ator com os mecanismos de filmagem nos diferentes estilos cinematográficos, com os personagens e com o próprio diretor. Levando em conta as influências vindas do teatro e das artes plásticas, as aulas trazem nomes importantes no cenário cinematográfico, abrangendo o cinema silencioso, clássico e moderno. Pedro Maciel Guimarães é doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e pós-doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. As aulas serão ministradas das 20 às 22 horas, na Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo. Os interessados devem realizar inscrições no 2º andar do Centro Universitário Maria Antonia, na sala de cursos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. O valor a ser pago é de R$ 200,00. Estudantes e professores têm desconto de 20% e idosos, de 40%.  Mais informações: (11) 3123-5213 / 5214, email cursosma@usp.br, site www.usp.br/mariantonia (Fonte: Agência USP de Notícias)

Cinema e Gastronomia

O Centro Universitário Maria Antonia da USP promove, de 9 a 12 de fevereiro, o curso "Cinema e gastronomia: ficção e ativismo", ministrado por Janka Babenco. As aulas discutem a gastronomia através do cinema, mostrando o alimento como parte do cenário, símbolo social, palco de conflito e tema das narrativas. O universo gastronômico pode ser encontrado tanto em filmes de ficção, quanto em documentários, relacionando os homens com os alimentos, a história e os hábitos alimentares, a produção e o consumo e também com respectivos os impactos sociais. Sob a perspectiva de que existem filmes com sabor, filmes de autopromoção e filmes engajados, o papel dos chefs também será tratado, dialogando com referências cinematográficas. Os encontros são das 16 às 18 horas, na Rua Maria Antonia, 294, Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados devem realizar inscrições no 2º andar do Centro Universitário Maria Antonia, na sala de cursos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. O valor a ser pago é de R$ 200,00. Estudantes e professores têm desconto de 20% e idosos, de 40%. Mais informações: (11) 3123-5213 / 5214, email cursosma@usp.br, site www.usp.br/mariantonia (Fonte: Agência USP de Notícias)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

História da Arte online

Unesp está oferecendo através do site da Univesp TV, um curso gratuito online sobre História da Arte. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de arte, história, pesquisa, cultura e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber. Este curso de História da Arte é apresentado gratuitamente, em forma devideoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail. A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.O curso "História da Arte II" é ministrado pelo professor José Leonardo do Nascimento, do Instituto de Artes da Unesp, com 09 aulas do curso regular de graduação. O objetivo do curso de História da Arte é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano. O professor José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico. O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar. Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa.

Orientação profissional

O Instituto de Psicologia (IP) da USP recebe, de 2 a 30 de janeiro, inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira. O objetivo do curso é formar orientadores profissionais, com conhecimento teórico e técnico consistentes, e dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em orientação profissional e de carreira. São oferecidas 15 vagas. O público alvo são psicólogos interessados em aprofundar conhecimento sobre orientação profissional com interesse e/ou experiência na área de trabalho e educação. Para se inscrever, basta enviar curriculum vitae atualizado para o email sopi@usp.br com uma carta justificando o interesse pelo curso. No dia 3 de fevereiro, às 9 horas, será aplicada uma prova de conhecimentos. A lista de aprovados será divulgada no dia 13 de fevereiro. O curso será ministrado no IP às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. Haverá ainda um período semanal para atividades e atendimentos. A carga horária total será de 256 horas. Mais informações: site http://goo.gl/oZDQk2 (Fonte: Agência USP de Notícias)

Leituras em deslocamento

De 26 a 29 de janeiro, a programação de férias do Centro Universitário Maria Antonia da USP terá "Literaturas em deslocamento", com a presença do poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor de poesia Nelson Ascher. Os encontros apresentam as literaturas do leste europeu, abordando os principais autores que ganharam o Prêmio Nobel nas últimas décadas, como o polonês Czeslaw Milosz, o tcheco Jaroslav Seifert, o húngaro Imre Kertész, os iugoslavos Ivo Andric e Danilo Kis, a romena Herta Müller, o búlgaro Elias Canetti, e também Wislawa Symborska, Milan Kundera, Sándor Márai e Paul Celan. Questões de língua e tradução, o exílio, o deslocamento e a estranheza serão temas trabalhados nesses autores que, por vezes, trazem algumas semelhanças com escritores da América Latina. As atividades são diariamente, das 16 às 18 horas, na Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo. Os interessados devem realizar inscrições no 2º andar do Centro Universitário Maria Antonia, na sala de cursos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. O valor a ser pago é de R$ 200,00. Estudantes e professores têm desconto de 20% e idosos, de 40%. Nelson Ascher recebeu o prêmio Jabuti por suas traduções da poesia lírica de Púchkin. Foi colunista da Folha de S. Paulo, fundou e foi editor da Revista USP, criou e dirigiu a Coleção Leste da Editora 34. Mais informações: (11) 3123-5213 / 5214, email cursosma@usp.br, site www.usp.br/mariantonia (Fonte: Agência USP de Notícias)

Revisão participativa da Lei de Zoneamento


Para dar continuidade na revisão participativa da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), convida a população para conhecer e debater a Minuta do Projeto de Lei do Zoneamento em duas audiências públicas, a serem realizadas nos dias 14 e 21 de janeiro, às 19h, no Auditório da Uninove Vergueiro, Para acessar os arquivos da minuta do PL e os mapas de zoneamento por subprefeitura, clique aqui.




Cursos comunitários na Educação Física

A partir do dia 5 de janeiro até o dia 9 estarão abertas as inscrições para os cursos comunitários da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP no primeiro semestre de 2015. Trata-se de programas de atividades físicas orientados para diversas populações visando à manutenção da saúde e qualidade de vida. Os interessados deverão efetuar a inscrição pessoalmente no Serviço de Cultura e Extensão da EEFE, das 9 às 16 horas. É possível visualizar todos os cursos comunitários oferecidos, assim como seus horários e valores, por meio deste link, mas as vagas dependerão da disponibilidade de cada curso. Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Cultura e Extensão da EEFE nos telefones 3091-3182 / 3091-2121. Os cursos são pagos.

II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas

Estão abertas até 3 de fevereiro as inscrições para trabalhos aa apresentar no II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas, que acontecerá na Unicamp, em Campinas, de 27 a 30 de abril de 2015. As inscrições devem ser feitas pelo site www.pdpp2015.sinteseeventos.com.br , onde se pode acessar também toda a programação do Encontro, as ementas dos Seminários Temáticos e outras informações.

Cursos do Núcleo dos Direitos da USP

Abordando temas ligados a política, sociedade, cidadania e direitos, cinco cursos livres de difusão serão oferecidos até abril de 2015 pelo Núcleo dos Direitos, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. A iniciativa integra um projeto mais amplo da Pró-reitora de Cultura e Extensão da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, que pretende, nesta sua gestão, valorizar ainda mais atividades que promovam a cidadania e os direitos humanos e ampliar a participação da USP no debate em torno dessas questões junto à sociedade e ao poder público. Informações sobre os programas e a divulgação dos cursos passaram a ser geridas de forma centralizada, antecipando a atuação da futura Agência de Promoção dos Direitos da USP, projeto ainda em gestação coordenado pelo professor Rubens Beçak, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, que pretende tornar mais visíveis e articuladas as diversas iniciativas já existentes na Universidade vinculadas à conscientização e à promoção da cidadania e dos direitos na sociedade civil. Para o período que vai de 12 de janeiro a 13 de abril de 2015, cinco cursos de difusão, de durações e escopos variados, estão programados. Dois deles já estão com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site do Sistema Apolo da USP: o curso "Práticas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência: Acessibilidade no espaço físico", que será realizado nos dias 12 e 13 de janeiro, promovido pelo USP Legal, e o curso "Formação em direitos, gênero e sexualidade", promovido pelo programa USP Diversidade, cujas aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os outros três cursos já anunciados pelo Núcleo dos Direitos para o primeiro semestre de 2015 são também promovidos pelo programa USP Legal e se aprofundam em questões específicas vinculadas à promoção da acessibilidade no ambiente universitário: Práticas de promoção dos direitos da pessoa com deficiência: Preparação de material didático acessível, nos dias 23 e 24 de fevereiro; Práticas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência: o atendimento ao público, no dia 2 de março e Práticas na promoção dos direitos da pessoa com deficiência: Acessibilidade em eventos, no dia 13 de abril. Esses cursos recebem inscrições a partir da segunda quinzena de janeiro, novamente pelo site do Sistema Apolo da USP. Mais informações sobre cada um desses cursos podem ser encontradas no site do Núcleo dos Direitos:http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/