quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Baile da melhor idade

No próximo sábado, dia 3 de outubro, das 14h00 às 20h00, tem Baile da Terceira Idade no Projeto Casulo (Rua Paulo Bourroul, 100 - Real Parque). Um espaço para (re)encontrar os conhecidos, fazer novas amizades, cuidar da saúde e se divertir! O evento é gratuito e aberto para pessoas com 55 anos ou mais. 

No CINUSP: O circo chegou!

Neste mês, de 5 a 25 de outubro, o CINUSP irá exibir gratuitamente filmes de diferentes estilos, épocas e países do mundo, que têm em comum a magia do universo do circo. São filmes em que o circo é o tema ou a inspiração, como os clássicos O maior espetáculo da terra e Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. Mas também será abordada a íntima relação do circo com o cinema desde sua origem. Nas sessões Viagem ao Primeiro Cinema serão apresentados mais de 30 filmes de 1894 a 1908 e algumas placas de lanterna mágica do século XIX. Os espectadores vão entender como os filmes eram vistos naquela época com narração ao vivo da pesquisadora Nina Giacomo. Na mostra também não irão faltar obras que retratam a arte do palhaço, com filmes de Chaplin, o mexicano Cantinflas, Irmãos Marx, e os brasileiros Trapalhões, Mazzaropi e Piolin, este último homenageado em sessão especial com a presença da diretora Suzana Amaral e o pesquisador Walter de Souza. Tem ainda uma sessão muito especial do filme Os Palhaços, de Frederico Fellini, seguida de um debate com o Grupo de Estudos da Palhaçaria. Por fim, toda a mostra será acompanhada por apresentações circenses em volta do CINUSP na Cidade Universitária. Completam a mostra ainda Parade, de Jacques Tati, e As 7 faces do Dr. Lao, além do russo Tsirk, recentemente restaurado e digitalmente colorido. O documento com texto de apresentação e sinopses pode ser lido aqui

Alimentação orgânica nas escolas

A Prefeitura de São Paulo quer incluir alimentação orgânica e de base agroecológica nas escolas públicas da cidade. De 25 de setembro a 25 de outubro está aberto para a consulta pública, no Portal da São Paulo Aberta, o Plano de Ação para garantir a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar da cidade. http://www.saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Educação escolar e gênero: o que envolve esta polêmica?

O Instituto de Psicologia da USP, disciplina Psicologia da Educação, promove o ciclo de cinema "Educação escolar e gênero: o que envolve esta polêmica?". A partir de filmes/documentários, é proposta uma reflexão sobre as possibilidades de transformação no contexto escolar. Nos dias 13, 20 e 27 de outubro, terças-feiras, sempre das 18h00 às 20h30, conforme programa abaixo.

Audiência sobre Lei de Zoneamento

No próximo sábado, dia 3 de outubro, às 14h00, no CEU Butantã (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870), acontecerá a Audiência Pública de Revisão da Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo. Esta lei, que já foi discutida nas regiões em audiências promovidas pela Prefeitura Municipal, agora está em processo de votação na Câmara Municipal e é este o momento de mudar aquilo que não ficou bom e garantir a continuidade e manutenção de conquistas. A audiência é aberta a todos os moradores da região, que terão também oportunidade de manifestação. Veja os mapas e maiores informações em http://www.camara.sp.gov.br/zoneamento/mapa-interativo/

Atenção à Violência contra a Mulher

Na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, às 8h30, na Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715), acontecerá o Seminário "Conhecendo as Ações e Serviços de Atenção à Violência Sexual e Aborto Legal, na Cidade de São Paulo". Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres  (SMPM) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o seminário contará com a presença da Secretária em exercício Dulcelina Xavier, de profissionais de saúde especializados no atendimento à violência sexual e da defensora pública Juliana Beloque para explicar como são os serviços e onde se localizam, possibilitando que sejam conhecidos e inseridos nas Redes de Enfrentamento à Violência contra Mulher, facilitando o acesso das mulheres e, assim, contribuindo para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e garantindo o direito de escolha se acontecer uma gravidez decorrente da violência sexual. Inscrições pela internet em https://goo.gl/4J3GTo





Inscrições para o Conselho Participativo Municipal

Para atender a obrigatoriedade de 50% de candidatas ao Conselho Participativo Municipal, foram prorrogadas as inscrições para mulheres até o dia 16 de outubro de 2015, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00, nas Praças de Atendimento das Subprefeituras de Sâo Paulo. Excepcionalmente nos dias 3 e 10 de outubro,sábados, serão realizadas inscrições das 10h00 às 17h00. Veja maiores informações na página da Subprefeitura na Internet.

Sistema Prisional Brasileiro

No dia 19 de outubro, segunda-feira, às 19h00, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate "Sistema Prisional Brasileiro", da série Inquietudes Urbana. Esta edição conta ainda com exibição de filmes sobre o tema, nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, seguidos de conversa com convidados especialistas no assunto. O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros. A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica. Exibição de filmes: 30 de setembro, quarta-feira, às 18h30, Ilegal (Brasil, 2014, 90 min.). Direção: Tarso Araujo e Raphael Erichsen, seguido de conversa com Gabriela Moncau, Maurício Fiori e Raquel Lima. Dia 1° de outubro, quinta-feira, às 18h30, "À queima roupa" (Brasil, 2015, 90 min.). Direção: Thereza Jessouroun, seguido de conversa com Humberto Fabretti e Fausto Salvadori Filho. Dia 2 de outubro, sexta-feira, às 18h30, "Sem pena" (Brasil, 2014, 87 min.). Direção: Eugenio Puppo, seguido de conversa com Ana Lúcia Pastore, Hugo Leonardo e José de Jesus Filho. O debate será no dia 19 de outubro, com a participação de Ana Lucia Pastore, Bruna Angotti e Fernando Salla. Programação em parceria com IBCCRIM.


Ação-passeio no MAC

Na exposição "Vizinhos Distantes - Arte da América Latina" no acervo do MAC-USP, acontecem encontros nas tardes de sábado, realizados com os integrantes do Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu, especialistas convidados e com o público espontâneo. No próximo sábado, dia 3 de outubro, às 15h00, a convidada é Luiza Paladino conversando sobre "Conexões Artísticas Institucionais na América do Sul". A atividade é gratuita e aberta. Informações: 2648-0254.

FAU em Concerto

O Projeto FAU em Concerto, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no prédio da rua Maranhão, divulga sua agenda para o mês de outubro, com apresentações musicais sempre aos sábdos. Dia 3 de outubro, às 20h00, “Madrigueiros”, com regência de Solange Assunção, apresentando repertório de música popular e erudita com canções de Dorival Caymmi, Ronaldo Miranda, Edu Lobo, Capinam, Luiz Gonzaga, Djavan, Paulinho da Viola e outros. No dia 17 de outubro, “Engenho e Arte”, com regência de Eli Gonçalves, apresentando canções de Pitoni, Raul Seixas, Gordurinha, Caetano Veloso, John David, Lennon & McCartney, entre outros. A FAU Maranhão fica na Rua Maranhão, 88 – Higienópolis. Lotação: 100 lugares. Entrada e estacionamento grátis. Informações: 3091-4801, 3017-3159. 

Boaventura de Sousa Santos na USP

No dia 27 de outubro, terça-feira, às 16h00, Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ministrará a palestra As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais. As inscrições devem ser realizadas pelo email boaventurausp2015@gmail.com informando nome completo, email para contato, instituição e grau acadêmico (aluno de graduação, pós, professor etc). As vagas são limitadas. Para disponibilizar mais vagas, é possível que seja mudado o local da palestra. Uma página no Facebook comunicará possíveis mudanças. O evento acontece a partir das 16 horas, no Auditório de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Escola de Arte Dramática da USP - Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2015/2016 da Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O período de inscrição foi aberto em 1° de setembro e vai até 9 de outubro, às 18 horas (horário de Brasília), para o 68º Exame de Seleção de candidatos ao Curso de Formação de Atores (Técnico em Arte Dramática – Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design). O Edital de Seleção e a Ficha de inscrição estão disponíveis neste link. Mais informações: 3091-4389, email ead@usp.br, sitehttp://www.eca.usp.br/ead (Fonte: Agência USP de Notícias)

Peça Esporte no TUSP

O Teatro da USP (TUSP) apresenta a partir de 02 outubro, às 20 horas, o espetáculo Peça Esporte, da Cia de Teatro Acidental. O texto inédito é da novelista austríaca Elfriede Jelinek, uma das mais importantes dramaturgas do mundo e ganhadora do Nobel de Literatura em 2004. Apesar da importância cultural, suas obras nunca tinham sido encenadas ou traduzidas no Brasil. O espetáculo tem direção de Clayton Mariano, do Tablado de Arruar, e ficará em temporada até 15 de novembro, de sexta a domingo, sempre às 20 horas. No dia 16 de outubro, às 17 horas, haverá uma palestra com o jornalista Juca Kfouri. Ele versará sobre alguns temas presentes na peça, como o papel aparentemente intrínseco da violência no fenômeno esportivo e a complicada relação entre o jogo e o espetáculo midiático, à luz de sua experiência como jornalista esportivo e colunista crítico das relações perversas entre poder e esporte. A peça, primeira montagem no Brasil do texto de Elfriede Jelinek, tenta desvendar o misterioso processo pelo qual os homens abdicam de sua individualidade para participar de uma aparente histeria coletiva chamada esporte. Times de futebol ou torcidas rivais, esquadrões militares ou massas violentas se enfrentam; guerra e jogo se confundem, belos corpos atléticos são destaque nas mídias enquanto outros corpos ficam pra trás, marcados pela derrota, pela perda e pela morte. A encenação ocorre dentro de um octógono de alambrado, ao mesmo tempo arena esportiva e jaula contendo a agressividade potencial dos competidores; a imagem do corpo como carne frequentemente dá o tom das cenas. Destacam-se os corpos femininos, excluídos ou subjugados pelos ideais de virilidade atlética: a mãe do esportista que destruiu seu corpo na busca de torná-lo perfeito, a jovem atleta vista como enfeite para os jogos e não como verdadeira competidora. As apresentações serão de sexta a domingo, às 20 horas. Duração estimada: 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Capacidade: 98 lugares. Preços: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia). A palestra com o jornalista Juca Kfouri será no dia 16 de outubro, sexta-feira, às 17 horas. Duração estimada: 90 minutos. Entrada Gratuita. Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência. O TUSP fica na R. Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo. Mais informações: (11) 3123-5241. (Fonte: Agência USP de Notícias).

Direitos e violência na escola

O sexto Seminário Teoria Crítica, Formação e Cultura: Direitos e violência na Escola será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) de São Paulo (Perdizes, no Auditório 117-A, 1º andar, Ed. Bandeira de Melo (“Prédio novo”). Essa sexta edição dá sequência aos seminários realizados, anualmente, desde 2010, alternadamente, na PUC-SP e na USP, apresentando o desenvolvimento conjunto de estudos realizados por pesquisadores vinculados ao Diretório de pesquisa: Teoria crítica, formação e cultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC-SP (EHPS/ PUC-SP), ao Laboratório de Estudos sobre o Preconceito, do Instituto de Psicologia, da USP (LaEP/ USP) e por pesquisadores de universidades federais e estaduais. A programação completa do evento está disponível neste link. As inscrições estarão abertas, até o dia 16 de outubro, por meio deste endereço. Certificados de participação serão emitidos certificados aos inscritos presentes em pelo menos três das quatro mesas-redondas, sessões abertas ao público. Mais informações: (11) 3091-4185 Ramal 220, email cintia@freller.net (Fonte: Agência USP de Notícias).

Leitura infantil

A Fundação Itaú Social mantem seu projeto Coleção Itaú Criança, em que são distribuídos livros infantis, selecionados por especialistas, para incentivar que adultos leiam histórias para crianças. Os livros deste ano são: "Dorme, menino, dorme", de Laura Herrera, em que um menino está acordado na noite escura. Não consegue dormir. Para ele, trazem música e canções, cobertores quentinhos e leite morno, mas só uma coisa o levará suavemente ao mundo dos sonhos e "Tatu-balão", de Sônia Barros em é contada a história deste tatu-bola que tinha um sonho na cachola: não ser bola, ser balão. Se sua ONG ou município tem um projeto de leitura, solicite aqui os livros da Coleção Itaú Criança.

Jogos da Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, encaminha o convite para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa de São Paulo – JOMI, que acontecerá no dia 5 de outubro, segunda-feira, às 10h00, no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu (Praça Charles Muller, s/nº - Portão Principal). O convite é aberto a todos. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Participação social em São Paulo

Reunião Aberta de Validação da Política e do Sistema de Participação Social! O evento acontecerá no Dia 30 de setembro, quarta-feira, das 14h00 às 18h00, com o tema: "Ouvidorias e Canais de Atendimento". Na Galeria Olido – Rua São João, n.º 473 – 8º Andar, Centro. O evento é organizado pela Coordenação da Política Municipal de Participação Social; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Prefeitura do Município de São Paulo Esta reunião abre um ciclo dividido em oito eixos com reuniões abertas presenciais e consultas públicas online sobre cada um dos eixos, a Prefeitura abre as portas para dialogar com a população sobre como organizar e sistematizar a Participação Social na cidade. 

Formação de jovens no esporte

No dia 8 de setembro ocorreu mais um encontro mensal do Grupo de Trabalho Formação de Jovens no Esporte. Representantes da Fundação Gol de Letra e do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte se reuniram e deram continuidade ao tema. Com a presença dos coordenadores do Programa Comunidades, da Fundação Gol de Letra, o diálogo ampliou-se para a formação dos jovens além da prática esportiva e dos muros das instituições. Como a formação dos jovens pode ser ampliada para o desenvolvimento da comunidade? Como prepará-los para questões concretas do cotidiano, por exemplo, o racismo, as questões de gênero? Como refletir, desconstruir seus pré-conceitos e agir na comunidade fora do ambiente institucionalizado? Essas e outras questões permearam o encontro. Para dar continuidade as instituições e profissionais envolvidos com a temática estão convidados para participar de encontro no dia 11 de novembro, quarta-feira, às 14h00, no CEPEUSP (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária). A pauta  é construir uma agenda para 2016, com cada instituição trazendo propostas de ações relacionadas ao tema "Formação de Jovens no Esporte". Participe! Informações: prodhe@usp.br 

Mudanças Climáticas

O INCLINE (Núcleo de apoio a pesquisa da USP sobre mudanças climáticas), o IEA (Instituto de Estudos Avançados da USP), a USP, o Arq. Futuro, a CPFL, a Rede Brasileira do Pacto Global (UNGC) e o Conselho Mundial da Água convidam para a série de debates: “A caminho da COP 21: preparando o terreno até Paris” - mudanças climáticas, adaptações, soluções e oportunidades. Os debates irão ocorrer em setembro, outubro e novembro, na sede do IEA (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária). No dia 30 de Setembro, às 16h00, na sala do Conselho Universitário da USP, a abertura da programação será com debate sobre o tema será "As Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica: o que vem sendo feito e deveremos fazer?" o debate será mediado pelo curador do tema: Newton de Lima Azevedo – Governador brasileiro no Conselho Mundial da Água e contará com a participação de: Sonia Chapman, Braskem; Pedro Jacobi, O evento é aberto ao público, com inscrição pelo e-mail sedini@usp.br. Veja a programação completa no site do IEA.

Por todas as famílias

No projeto "Diversidade na Biblioteca", da Biblioteca Dante Moreira Leite, do Instituto de Psicologia da USP, no dia 30 de setembro, quarta-feira, às 13h00, o tema de debate é "Em defesa da família, que família queremos?" com a participação de Luís Saraiva (CRP-SP e Lefam-IPUSP); Belinda Mandelbaum (LEFAM-IPUSP) e Mariana Farias (CRP-SP). 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FAU em Concerto tem Vivaldi

FAU em Concerto apresenta "Orquestra Arte Barroca", Spalla e Diretor Artístico:Paulo Henes, com apresentação de concertos e sinfonias de Antonio Vivaldi: Sinfonia de "L'Olimpiade", Concerto em Fá Maior para flauta doce, cordas e contínuo, "La Tempesta di Mare", Concerto em mi menor para violino, cordas e contínuo, Concerto em Dó Maior, Sinfonia de “La Sena Festeggiante. No próximo sábado, 26 de setembro às 20h00 na FAU Maranhão (Rua Maranhão,88 – Higienópolis). Entrada e Estacionamento grátis. Informações: 3091-4801/4919/1603.

Amazônia sempre verde

A Distrital Sudoeste da Associação Comercial de São Paulo, em parceria com o IPH - Instituto do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo e o apoio cultural do Colégio Saint Exupêry e Shopping Butantã, convidam para visitar a exposição da 1ª Quinzena Cultural -  “A Amazônia sempre verde”. A exposição conta com 43 artistas, rigorosamente selecionados, que apresentarão três de suas obras, combinando diversas técnicas como pintura, escultura e fotografia, e acontecerá no período de 21 de setembro de 2015 a 04 de outubro de 2015, das 12h00 às 20h00, no Shopping Butantã, na Av. Prof. Francisco Morato, 2718 - loja 62 – Piso L1.

São Paulo Modernista

O programa Giro Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, está promovendo, no mês de outubro, o roteiro “A USP e a São Paulo Modernista”. O roteiro destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de outubro, a partir das 10h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. A duração do passeio é de quatro horas.
O roteiro é uma oportunidade para que a população conheça o patrimônio histórico e cultural da USP, com pontos de parada em quatro órgãos da Universidade: o Museu Paulista e o Museu de Zoologia, no bairro do Ipiranga; o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, um casarão art nouveau do início do século XX que pertenceu à família Penteado, e o Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque Ibirapuera. O percurso é feito de ônibus, que passa também pelos casarões da Rua Bom Pastor, no Ipiranga, e pelo centro da cidade, onde os visitantes podem observar algumas edificações modernistas, como os edifícios Montreal (1954), Eiffel (1956), Itália e Copan (1966), projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Uma equipe de mediadores, composta por historiadores, artistas plásticos e arquitetos, acompanha todo roteiro, que procura oferecer aos visitantes um olhar distinto sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950. As inscrições para o passeio podem ser feitas on-line. (Assessoria de Imprensa da USP).

Esporte: da performance ao envelhecimento

No dia 23 de outubro, sexta-feira, das 8 às 14 horas, será realizado o quarto Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação da USP – Esporte: da performance ao envelhecimento. O evento é gratuito e aberto a interessados, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta acessar este link. A programação completa do simpósio está disponível neste siteO local das palestras é o o Auditório José Geraldo Massucato, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, localizado na Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo. (Fonte: Agência USP de Notícias)

Redes locais de Proteção - Butantã e Pinheiros

Em iniciativa intersecretarial, com educação, saúde e assistência social, envolvendo escolas, UBSs e equipamentos como CCAs e abrigos e os respectivos servidores e parceiros, estão sendo constituídas redes de proteção locais para trabalho articulado no atendimento à crianças e adolescentes. A participação da população e de profissionais que atuam nas áreas é bem-vinda. Veja a agenda das próximas reuniões agendadas e participe: Dia 02/10 Rede de Proteção Pinheiros – das 9h00 as 12h30 – Local: CREAS – Rua Morato Coelho, 104 Pinheiros; Dia 05/10 Rede de Proteção Vila Sonia/Jaqueline das 14h00 as 1700 – Local: EMEF Theodomiro Dias – Praça Dr José Ória s/n Vila Sonia; Dia 07/10 Rede de Proteção Rio Pequeno I das 14h00 as 17h00 – Local CEU Butantã – Av Engº Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 – Rio Pequeno; Dia 11/10 Rede de Proteção Rio Pequeno II das 14h00 as 17h00 – Local: EMEI Carolina Maria de Jesus – Rua Domingos de Abreu, 458 Vila Dalva; Dia 19/10 Rede de Proteção Raposo Tavares I das 14h00 as 17h00 – Local EMEF CEU Cesar Arruda Castanho – Rua Nazir Miguel, 849 – Jd Paulo VI; Dia 20/10 Rede de Proteção Caxingui/Butantã das 14h00 as 17h00 – Local Projeto Casulo - Av. Duquesa de Goiás, 47 - Real Parque; Dia 22/10 Rede de Proteção Raposo Tavares II 9h00 as 12h00 – Local a definir.

Construindo o Parque Chácara do Jóquei

No dia 19 de setembro, funcionários da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria da Cultura, equipe da Subprefeitura do Butantã, inclusive a Subprefeita, e moradores do Butantã participantes do Movimento Parque Chácara do Jóquei e outros convidados, fizeram uma visitação ao Parque. Foram apresentadas propostas das secretarias para organização do parque e os participantes se colocaram, concordando, discordando, contribuindo com novas sugestões. Tudo foi apontado, registrado e comporá o histórico de formação deste Parque Público Municipal, que está sendo construído com a participação popular demonstrando que trabalhar junto é possível e melhor! Outras visitas estão sendo programadas para que a comunidade possa conhecer e participar mais. A próxima visita será no dia 4 de outubro, das 10h00 às 12h00, mas é preciso fazer inscrição pelo telefone 3726-7289, no período de 28 de setembro a 2 de outubro, das 9h00 às 12h00. Na agenda de visitações está também a reunião da Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais, que acontecerá no dia 7 de outubro, quarta-feira, às 9h00. 

Domingo na Yayá - Homenagem a Raul Seixas

No dia 27 de setembro, domingo, às 11h00, os Grupos Azul Dia e Azul Noite se unem em apresentação para homenagear o pai do rock brasileiro, Raul Seixas. No repertório também estão outros clássicos do rock nacional e internacional de grupos como Queen, Beatles, Rita Lee, Guns and Roses, Pink Floyd, Tavito entre outros. Regência de André Juarez. O evento integra o programa Domingo na Yayá, que oferece atividades gratuitas realizadas aos domingos, sempre às 11 horas. Entre os objetivos estão a abertura ao público da Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, com a apresentação de manifestações artísticas capazes de proporcionar, além de entretenimento, o contato com o tema patrimônio cultural. Não é necessário realizar inscrição para participar da atividade. A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista - São Paulo. (Fonte: Agência USP de Notícias)

Lenine e OCAM no Auditório Ibirapuera

Sob direção artística do maestro Gil Jardim, a Orquestra de Câmara (OCAM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP continua sua Temporada 2015 em comemoração aos seus 20 anos. Desta vez o convidado é o cantor e compositor pernambucano Lenine, que apresenta músicas de seu novo CD Carbono, além de sucessos como “Paciência” e “Leão do Norte”. A apresentação será no dia 27 de setembro, domingo, às 11 horas, na Plateia Externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita e aberta ao público. Considerada um dos principais organismos artísticos da USP, a OCAM é caracterizada pela qualidade sempre marcante de suas performances musicais, pela abrangência arrojada de sua programação e pela maneira personalizada com que desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística, sendo referência entre as orquestras brasileiras. (Fonte: Agência USP de Notícias)

XIV Semana do ECA no Butantã

O Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt), promove na próxima semana, de 28 de setembro a 3 de outubro, a XIV Semana do E.C.A. no Butantã. Este evento que é feito no Butantã todos os anos é animado e organizado pelo FoCA-Bt, e se constitui de atividades organizadas e desenvolvidas por diversos órgãos que dele participam. Existem atividades voltadas ao público interno de cada instituição e outras abertas à população interessada. São debates, cinema, exposições, atividades esportivas. No encerramento, no dia 3 de outubro, grande piquenique no Parque Previdência. Veja a programação completa no blog da Rede Butantã: http://redebutanta.blogspot.com.br/2015/09/xiv-semana-do-eca.html e participe!

Pra onde você vai? Oficina de linha de ônibus

Dia 26 de setembro, sábado, às 16h00 na EMEF Amorim Lima, você pode dizer qual é a linha de ônibus que te faz falta no Butantã, participando da "Oficina de Desenho de Linhas", organizada pelo GT Mobilidade da Rede Butantã em parceria com o APÉ-estudos em mobilidade. Será uma atividade voltada para discutir a mobilidade por ônibus e entender como quem usa e mesmo quem não usa o sistema de transporte público gostaria que ele funcionasse e quais os lugares que essas pessoas gostariam de acessar utilizando o ônibus para depois termos alguns desenhos de linhas aqui no Butantã e podermos pressionar a SMT e a SPTrans. A primeira etapa dessa atividade aconteceu na última terça-feira, dia 22, na Estação Butantã do Metrô, quando estivemos com o "Busão dos Sonhos" e o "Aonde você quer ir de ônibus?" pesquisando os desejos dos moradores.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeitura no bairro - Rio Pequeno

O Projeto Prefeitura no seu Bairro, desta vez promove ações no Rio Pequeno. De 28 de setembro a 3 de outubro, das 8h00 às 17h00, acontecem atividades na Praça Wilson Moreira da Costa, em frente à EMEF Brasil-Japão. De segunda a sexta-feira, às 8h30, "Prática com Zumba", atividade física; Mesas de orientação de dengue, com entrega de tela de proteção para caixa d' água. Na semana a Vigilância Sanitária também estará fazendo visitas domiciliares de orientação sobre prevenção de dengue, ratos e abelhas. Outras informações: Vigilânncia Ambiental do Butantã 3721-6703.

Revolução Russa: um balanço necessário

O Cedem, Centro de Documentação e Memória da Unesp, promoverá no dia 29 de setembro de 2015, terça-feira, às 18h30, o debate: “Revolução Russa – um balanço necessário”. A Revolução Russa foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XX. De acordo com o historiador Eric Hobsbawm (1917-2012), ela produziu o “mais formidável movimento revolucionário organizado na história moderna”. Ainda segundo o historiador, sua expansão não tem paralelo, pois quarenta anos depois da chegada de Lenin à Estação Finlândia em Petrogrado, “um terço da humanidade se achava vivendo sob regimes derivados dos ‘Dez dias que abalaram o mundo’ e do modelo organizacional de Lenin, o Partido Comunista”. O economista Vito Letizia (1938-2012) escreveu que “seria um grave erro condenar a Revolução de Outubro juntamente com o sistema que pretendeu representar a continuidade. Mais grave ainda, porém, é insistir em apresentar o ‘socialismo real’ como uma alternativa válida para o capitalismo”. Considerando esse balanço absolutamente necessário para todos que se colocam numa posição anticapitalista, Vito insiste: “tal orientação carrega consigo a responsabilidade de clarificar o processo que levou ao surgimento desse sistema a partir da Revolução de 1917. Trata-se de uma responsabilidade que os defensores do marxismo não podem evitar”. Expositor: Danilo Chaves Nakamura: graduado em História, é mestrando em História Econômica – ambos pela USP. Debatedores: Isabel Loureiro: professora aposentada do dep. de Filosofia da Unesp/Marília, foi presidente do Instituto Rosa Luxemburgo e autora dos livros: Rosa Luxemburgo - dilemas da ação revolucionária e A revolução alemã (1918-1919) e Osvaldo Coggiola: professor titular de História Contemporânea – USP, autor dos livros: História e Revolução; História do trotskismo na Argentina e na América Latina e, publicou recentemente, A Revolução Iraniana. Mediação: Solange Souza: graduada em História pela USP, é historiógrafa do Cedem/Unesp. Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos (organização e produção), e-mail: ssantos@cedem.unesp.br. Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé). Certificado de participação: a ser retirado no evento. 

Filmes de ação protagonizados por mulheres no CINUSP

Com o objetivo de debater o lugar das protagonistas femininas nos filmes de ação hollywoodianos, o Cinusp apresenta a mostra Girls With Guns – Mulheres em Ação, com 11 produções norte-americanas cujos elencos são encabeçados por mulheres. Filmes de ação costumam estar identificados diretamente com o universo masculino, do protagonista ao público-alvo. Por esse motivo, as esporádicas aparições de personagens femininas em produções do gênero estimulam leituras de viés feminista. É o caso do filme “Mad Max – Estrada para a Fúria”, que abre a mostra nas salas Maria Antônia e Cidade Universitária nos dias 18 e 21 de setembro, respectivamente. O fato de a personagem de Charlize Theron possuir mais cenas e falas do que o personagem título foi motivo de comoção neste ano entre entusiastas e detratores do protagonismo feminino. Para discutir se os destaques femininos no gênero possuem um tratamento fetichizado ou um potencial questionador, também serão exibidos clássicos como “Thelma & Louise”, “Alien – O oitavo passageiro”, “Mulan”, “Coffy” e “Silêncio dos Inocentes”. As sessões acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, e no Centro Universitário Maria Antonia, nas sextas-feiras, sábados e domingos. A sala do Cinusp na Cidade Universitária fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 4, e a sala Maria Antonia está localizada na Rua Maria Antônia, 294 – Consolação, São Paulo. A entrada é gratuita. A programação completa da mostra pode ser conferida no site do Cinusp. Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3540 ou por e-mail: cinusp@usp.br

A busca da felicidade e o mal-estar da civilização

Na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, a partir das 19h00, a Igreja Presbiteriana do Butantã (Av. Afranio Peixoto, 457) convida para mais uma Sexta Filosófica. No programa da próxima sexta, que se inicia às 19h00 com um happy Hour, o Quinteto Enfantes se apresenta às 20h00 no Momento Musical e, em seguida, às 20h45, a Profa. Marlene Guirado, do Instituto de Psicologia da USP fala sobre o tema  "A busca da felicidade e o mal-estar da civilização". A entrada é franca e aberta aos interessados. Informações: 3816-7487.

Busão dos Sonhos no Butantã

Hoje, 22 de setembro, Dia Mundial sem carro, o GT de Mobilidade da Rede Butantã junto com o grupo APÉ - estudos sobre mobilidade, farão uma atividade lúdica chamada: Busão dos Sonhos. Como deveria ser o ônibus idealmente? Por onde ele deveria passar, como deveria passar (faixa exclusiva, corredor, grande/pequeno), quanto deveria custar... O momento é propício para discutirmos a realidade do transporte público em nossa cidade. No Metrô Butantã a partir das 12h00. Participem e divulguem!

Fechamento de ruas aos domingos

A Subprefeitura Butantã promove, dia 24 de setembro, quinta-feira, às 19h00, audiência pública para discutir as ações do programa Rua Aberta. A iniciativa tem como objetivo a liberação exclusiva de ruas e avenidas da região para pedestres e ciclistas, aos domingos e feriados, das 10h às 17h. O debate acontece em todas as subprefeituras da Cidade entre os meses de setembro e outubro. Além de incentivar a apropriação de áreas públicas, o programa busca estimular a criação de atividades artisticas, esportivas e gastronômicas nos bairros, promovendo a geração de renda e a recuperação urbana. Espaços para cooperativas e redes de economia solidária, para a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) constam no projeto. À frente da proposta estão as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento. Veja mais informações no site da Subprefeitura

Reunião do Conselho Participativo Municipal do Butantã

No dia 24 de setembro, quinta-feira, às 19h30, reunião Ordinária do Conselho Participativo Municipal do Butantã, na Subprefeitura do Butantã. Na pauta: Informes dos conselheiros; Aprovação de atas de reuniões anteriores e encaminhamentos e proposições relativas à reunião extraordinária de 16/09/2015 sobre LPUOS. As reuniões do Conselho Participativo são públicas e todos os participantes tem direito a voz. As atas de reuniões estão disponíveis no site da Subprefeitura e as inscrições para candidatos a próxima gestão estão abertas até o dia 25 de setembro. Participe! Ocupe este espaço de participação da sociedade civil. 
 

Passeando pelos arredores da Casa de Cultura

O tradicional sarau da Casa de Cultura do Butantã neste mês será um pouco diferente! Em parceria com o Movimento Cultural Cruk, no próximo sábado, dia 26 de setembro, sábado, às 17h00 a proposta é de passear pelos arredores da Casa de Cultura e ao retornar encerrar o sarau no espaço aberto. O ponto de encontro será na Casa de Cultura (Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri-Peri). Participe! Vamos aproveitar a chegada da primavera com alegria e cultura.

Há verdade na comida da cidade?

Descobrir se há mesmo comida de verdade na cidade e para isso, discutir com pesquisadores e com a população temas como transgênicos, agrotóxicos, consumismo exagerado de produtos ultraprocessados, entre outros - de forma não só acadêmica, mas também criativa, realizando um evento que inclui debate com o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, até concurso fotográfico, rodas de conversa, sessões de culinária, exibição de filmes, recepção de food trucks que oferecem alimentação diferenciada e até roda de samba ao final do dia, é o objetivo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, na realização do Evento "Há verdade na comida da cidade?", em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de Outubro de 2015, nas dependências da Faculdade de Saúde Pública da USP (Auditório João Yunes, tenda no jardim, laboratório de técnicas dietéticas). A escolha do tema é inspirada na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada de 3 a 6 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília e que tem como tema: "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar", é que é um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Além de se inspirar no tema a 5ª Conferência, a FSP/USP utilizará este evento que marca o Dia Mundial da Alimentação, para levantar discussões e propostas da USP para levar na 5ª Conferência. O evento é aberto a todos os interessados, professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, assim como para a população como um todo. Veja aqui, toda a programação. (Informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública da USP)

Envelhecimento Feminino

No dia 23 de setembro, quarta-feira, acontece o lançamento do livro Envelhecimento Feminino (Editora Atheneu). O objetivo do trabalho é estudar a população de mulheres no climatério e na senescência, de modo a avaliar fatores epidemiológicos e clínicos. A obra dá ênfase nos sintomas mais frequentes e sua relação com o tempo de menopausa, antecedentes pessoais mórbidos, índice de massa corpórea e os principais exames que revelam as alterações endócrinas e metabólicas, bem como o câncer ginecológico. O livro foi elaborado pelos professores titulares das Disciplinas de Ginecologia e Geriatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP): Edmund Baracat, Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP e Wilson Jacob Filho, Diretor da Divisão de Geriatria do Hospital das clínicas (HC) da FMUSP. Também participaram os professores associados do Departamento de Ginecologia da FMUSP: Vicente Renato Bagnoli, Angela Maggio da Fonseca José Maria Soares Júnior. O evento acontece, a partir das 10 horas, no Hall do 5º andar do Instituto Central do HC (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, no Jardim Paulista, São Paulo). Mais informações: site http://www.fm.usp.br/site/noticias-detalhe/Professores-da-FMUSP-lancam-livro-%E2%80%9CEnvelhecimento-Feminino%E2%80%9D (Fonte: Agência USP de Notícias)

Impacto do Bolsa Família

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública convida para a palestra "Impacto do Programa Bolsa Família sobre a aquisição de alimentos em famílias brasileiras de baixa renda", com Ana Paula Bortoletto Martins, ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2014 em Saúde Coletiva, egressa do PPGNSP, com orientação do Prof. Carlos Augusto Monteiro. O evento acontecerá no dia 23 de setembro, quarta-feira, das 13 às 14 horas, na sala Prof. José Maria Gomes da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo). A palestra é aberta a quaisquer interessados, sem necessidade de inscrição. Não serão fornecidos certificados aos participantes. Mais informações: pg.nutrifsp@usp.br (Fonte: Agência USP de Notícias)

Função Social da Propriedade


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) deu mais uma amostra de transparência ao conceder, em formato aberto, a cartilha da Função Social da Propriedade – projeto previsto no novo Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/2014). A partir de ilustrações e informações dispostas de uma maneira simples, é possível compreender a ação da Prefeitura de notificar os proprietários de imóveis não edificados, subutilizados ou não utilizados da cidade. Tal ociosidade de terrenos ou edificações, causa efeitos prejudiciais ao seu entorno – como a degradação e o abandono – e à toda cidade, inviabilizando a efetiva utilização de imóveis localizados em regiões estratégicas. Clique aqui e saiba mais. 

Festival CoCidade

O dia 26 de setembro de 2015 será o dia do grande encontro de diversos movimentos ligados a colaboração, a ocupação da cidade e de tudo aquilo que vem sendo construído no decorrer das ações do CoCidade, que já estão acontecendo desde a primeira semana de agosto! Do dia 19/09 a 04/10, aos Sábados e Domingos, ocorrerá a Mostra Internacional de Cinema Colaborativo do CoCidade. A seleção é marcada pela diversidade: tem ficção e documentário; tem filme do Brasil, dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Suécia; tem curta, média e longa-metragem… Mas todas as obras têm pelo menos um ponto em comum: o Financiamento Coletivo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Cultura são parceiras na realização do evento.Para saber mais sobre o Festival clique aquiPáginas do evento no Facebook: http://on.fb.me/1fRAzfH e http://on.fb.me/1PMTDZE

Inquietudes Urbanas - Intolerância Religiosa

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Eleições Conselho Tutelar Butantã

A Comissão Eleitoral Regional das eleições para os Conselhos Tutelares do Butantã reforçam o convite para os dois encontros de apresentação de candidatos: Amanhã, sexta-feira, dia 11 de setembro, às 14h00, no CEU Butantã, apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar Butantã. Este conselho atende aos moradores dos distritos Butantã, Vila Sonia e Morumbi. Na segunda-feira, dia 14 de setembro, às 14h00, no CEU Uirapuru, apresentação dos candidatos ao Conselho Raposo Tavares/Rio Pequeno. Nesta atividade o (a) candidato(a) deverá trazer uma carta de apresentação descrevendo sua experiência e atuação na defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como suas expectativas em relação ao trabalho como Conselheiro (a) Tutelar. Este documento deverá ser entregue em duas vias. Também haverá um bloco de perguntas que serão dirigidas aos candidatos pela Comissão Regional. Cada candidato responderá a uma questão. Participe, divulgue, vote consciente!