terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Serviço gratuito de orientação financeira

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP abre para o público seu Serviço de Orientação Financeira (SOF), até então restrito a funcionários da instituição. A partir de agora, qualquer pessoa poderá receber gratuitamente orientação de como administrar suas finanças pessoais e liquidar dívidas. O atendimento é feito na própria Faculdade e precisa ser agendado com antecedência por telefone. O SOF é mais uma ação de extensão universitária da USP. O atendimento é feito por uma equipe de orientadores financeiros, dentre os quais, graduados em Economia e estagiários supervisionados por professores da área. O projeto foi criado para prover assessoria financeira a famílias e indivíduos que necessitem superar situações econômico-financeiras difíceis, realizar um planejamento orçamentário familiar ou planejar a aquisição de um bem (imóvel, carro, viagem). Os orientadores financeiros estão aptos a ajudar os interessados no planejamento para compra de bens duráveis e imóveis; no planejamento do orçamento doméstico e de patrimônio; orientar sobre poupança e outros investimentos; previdência privada e aposentadoria; além de quitação de dívidas e seguros. Todos os atendimentos terão garantia de sigilo. O serviço é apenas de orientação, pois a FEA “não tomará a frente de nenhuma negociação de dívida; isso não está no escopo do serviço”. Os usuários atendidos serão informados, desde o início, que as decisões financeiras tomadas por eles serão de sua inteira responsabilidade. Mais informações sobre o Serviço de Orientação Financeira (SOF) da FEA pelo telefone: (11) 3091-5929 ou pelo e-mail: sof@fipe.org.br

Aniversário do Butantã, com Passarinhada!

O palco para a festa dos 116 anos do Butantã não poderia ser outro: a Chácara do Jockey. No ano passado, o decreto que presenteou o bairro com um novo parque municipal foi publicado no Diário Oficial da Cidade no dia do aniversário da região, 16 de dezembro. Este ano, o local, com 143 mil metros quadrados, mata diversificada, lago, campos de futebol, construções de rara beleza e rica fauna, celebra a data festiva com extensa programação gratuita, dia 13 de dezembro, entre 9h e 18h. No roteiro estão shows com bandas que iniciaram suas apresentações nos distritos que compõem a região (Morumbi, Rio Pequeno, Vila Sonia, Raposo Tavares e Butantã), apresentações teatrais e de dança, oficinas, contação de histórias, circo e atividades esportivas. Food trucks variados e um piquenique coletivo garantem a programação gastronômica da festa. (Texto: Helga Monteiro Ventura)
E você gostaria de participar de uma Passarinhada na Festa de Aniversário? PASSARINHADA? Não se assustem, Passarinhada é a prática de observação de aves. A Secretaria do Verde em parceria com a Subprefeitura do Butantã e o Movimento pela criação do Parque convidam à participar da oficina de observação de aves. De forma descontraída, vamos percorrer o Parque Chácara do Jockey, observando pássaros e conversando sobre o Parque e a importância ecológica da avifauna no espaço urbano. A atividade é aberta ao público de todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e acontecerá a partir das 7h15, bem cedinho, porque as aves estão mais ativas no período da manhã. Use roupas leves, calçados confortáveis e fechados. Traga água, lanche e binóculo. Se você não tiver binóculo, venha assim mesmo: compartilharemos os nossos. 


Cinema Futebol Clube

A mostra "Cinema Futebol Clube" exibirá gratuitamente doze filmes sobre o esporte mais popular do mundo, com sessões aos finais de semana, entre 11 e 20 de dezembro, exclusivamente na sala do CINUSP no Centro Universitário Maria Antônia. Apesar do futebol ser frequentemente jogado para escanteio por Hollywood, que sempre preferiu abordar esportes como o basquete e o basebol, diversos filmes do Brasil e de outros países comprovam que há uma cinematografia apaixonada pelo tema. Entre as produções brasileiras selecionadas predominam os documentários, como Garrincha – A Alegria do Povo e Esperando Telê, sobre o jogador Garrincha e o técnico Telê Santana, Todomundo e Subterrâneos do Futebol, respectivamente dirigido e produzido pelo fotógrafo Thomas Farkas. Também são destaques os documentários recentes Campo de Jogo, filme de Eryk Rocha, sobre a importância do esporte na periferia do Rio de Janeiro, e Bugrinos, sobre a história do Guarani Futebol Clube. A ficção nacional é representada pela obra Heleno, dramatização da vida do jogador Heleno de Freitas. Os filmes de ficção britânicos Maldito Futebol Clube e Hooligans também estão presentes, assim como a comédia chinesa Kung Fu Futebol Clube. Por fim, dois documentários estrangeiros também compõe a mostra: o experimental alemão Soccer as Never Before, que retrata um jogo em tempo real focalizando somente o jogador George Best, e o filme Maradona por Kusturica, dirigido pelo sérvio Emir Kusturica, sobre a figura mítica de Diego Armando Maradona. Veja a programação em www.usp.br/cinusp

Parque Chácara do Joquei

Conforme compromisso assumido pela vice-prefeita Nádia Campeão, dia 08 de dezembro, às 19h00, na Subprefeitura do Butantã, haverá reunião onde o Movimento Parque Chácara do Joquei, a Secretaria do Verde e a Subprefeitura, entregarão à prefeitura, propostas e sugestões dos participantes das oficinas de visitação que foram realizadas no Parque. A prefeitura também nos atualizará sobre as obras que já começaram e sobre o cronograma de entrega do Parque. É muito importante a presença de todos  pois é a garantia de que as propostas da população serão de fato incorporadas ao projeto. Participe! Por um Parque popular e inclusivo! Participe, compartilhe e divulgue o Face do Movimento: https://www.facebook.com/movimentoparquechacaradojoquei

Guerra dos Lugares

Na quarta-feira, 09 de dezembro, às 19h00, palestra de raquel Rolnik seguida por sessão de autógrafos de seu livro "Guerra dos Lugares, a colonização da terra e da moradia na era das finanças", no Centro Universitário Maria Antonia (Rua maria Antonia, 294).

FAU em Concerto

No dia 20 de dezembro, domingo, às 20h00, a Cia Entre Amigos com o espetáculo “Musicais” apresentando canções de Chicago, Times Square, Hello Dolly, etc. Direção musical: Josefina Capitani e Gilberto Apolinário e produção de Josefina Capitani e Silvio Macedo. Este espetáculo encerra a programação do "FAU em Concerto" deste ano. Rua Maranhão, 88 – Higienópolis. Entrada e estacionamento grátis. Informações: 3091-4801, 3017-3159. Lotação: 10 lugares.

3º ‘Festival de Direitos Humanos’

De 6 a 13 de dezembro, diversos espaços da capital paulista recebem o 3º “Festival de Direitos Humanos”, um evento que conta com mais de 40 atrações entre shows, teatro, exibições de filmes, rodas de conversas, oficinas e intervenções urbanas. O melhor de tudo? A entrada, em todas as atividades, é franca. Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos e promovendo novas formas de ocupação do espaço público, o destaque musical do festival ocorre justamente no encerramento da programação, dia 13, a partir das 17h. O show “Cidadania nas Ruas” recebe Criolo, Ney Matogrosso, Elza Soares, Mano Brown, Pitty e Ava Rocha para apresentação na área externa do Auditório do Ibirapuera. (Catraca Livre)