terça-feira, 29 de março de 2016

Transferência para a USP

Estão disponíveis informações sobre o Processo de Transferência para 766 vagas disponíveis em cursos da USP. A primeira etapa da seleção é de responsabilidade da Fuvest. A segunda ocorrerá nas unidades que oferecem os cursos. A inscrição para a prova de pré‐seleção para ingresso no 2º semestre de 2016 ou no 1º semestre de 2017 ocorre entre os dias 31 de março e 11 de abril deste ano. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 160,00, deve ser efetuado até o dia 12 de abril. No dia 25 (de abril) a Fuvest divulgará os endereços dos locais da prova, que será aplicada no dia 01 de maio. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.prg.usp.br e www.fuvest.br.

Concertos na FAU Maranhão

Na programação da FAU em Concerto de abril se apresentarão: dia 2 de abril, sábado, às 20h00, “Canto e Piano” com Cibele Torquato, soprano e Rodolfo Jonasson, piano. Repertório: Gabriel Fauré, Claude Debussy e Reynaldo Hahn. No dia 9, “De todos os Cantos do Brasil”  com Heloísa Petri, soprano e Regina Schlochauer, piano. Dia 16, “Barroco Francês“ com Orquestra Arte Barroca Repertório: J. M. Leclair; J.B. Lully; J. Ph. Rameau. Todas as apresentações acontecem na FAU Maranhão (Rua Maranhão, 88 – Higienópolis) e a entrada e estacionamento são grátis. Lotação: 100 lugares Informações: 3091-4801; 3017-3159

Casa de Cultura do Butantã

A Casa de Cultura do Butantã esta inserida no Circuito Cultural de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura e passa a ter uma programação organizada da seguinte forma: Todo primeiro sábado do mês às 20h30 haverá um espetáculo de dança; Todo segundo sábado também às 20h30 um espetáculo teatral, na terceira sexta-feira às 20h00 um show musical e no quarto domingo às 11h00 um teatro infantojuvenil. No próximo sábado, dia 02 de abril, o espetáculo é: "Praga da Dança". Excepcionalmente, no domingo dia 03, terá o teatro infantojuvenil "Conto de todas as cores". Acompanhe a página da Casa de Cultura do Butantã no Facebook e acompanhe a programação.

quinta-feira, 24 de março de 2016

As redes e as ruas

Com inscrições gratuitas e coordenado pelo catedrático Marco Aurélio Nogueira, o curso "As redes e as ruas: os novos termos do jogo político e social" acontecerá no Memorial da América Latina de 30 de março até 1º de junho, às quartas-feiras, das 9h às 13h. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 25 de março. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail catedra@memorial.sp.gov.br ou pessoalmente na Biblioteca Latino-americana do Memorial. Para a inscrição, é preciso encaminhar os seguintes documentos: currículo; certificado de matrícula em curso de pós-graduação ou certificado de conclusão de curso superior emitidos pela instituição de ensino à qual pertence ou que cursou; RG ou equivalente legal; e carta de manifestação de interesse pelo curso, em até 1 página. No total, são 100 vagas. Com 40 horas-aulas, sendo sete aulas-conferências e três mesas-redondas, o objetivo do curso é desenvolver uma formação teórica que sirva de base para a reflexão sobre o tema central, com ênfase no modo como movimentos sociais, redes e ações de protesto estão a se projetar na cena latino-americana atual e ajudando a formatar o universo da política e da democracia. O público-alvo para a formação é graduados, pós-graduados nas áreas de Ciências Humanas, professores e profissionais que trabalham em empresas ou órgãos públicos com interesse específico no tema. (Fonte: Secretária de Educação do Estado de São Paulo).

terça-feira, 22 de março de 2016

Educação e Movimentos Sociais

A revista Crítica Educativa (ISSN: 2447-4223), periódico do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar - Campus Sorocaba (PPGEd-So) criado em 2015, publicará o terceiro número em julho do corrente ano. Além de receber trabalhos em regime de fluxo contínuo (cf.: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br>), acolherá, também, artigos para um Dossiê com o tema "Educação e movimentos sociais". O Dossiê procurará enfrentar a problemática teórico-metodológica presente na relação existente entre processos de formação humana e a práxis desenvolvidas pelos movimentos sociais. Alguns autores serão convidados a submeter artigos e os demais poderão ser encaminhados pelo sistema de fluxo contínuo da revista, até a data limite de 23 de maio. Em relação aos movimentos sociais, há uma série de polêmicas que os envolvem, a começar pela conceituação desse fenômeno social que, nas últimas décadas, alterou-se consideravelmente. Se durante o século XIX até o início do século XX eles se articulavam, majoritariamente, na forma de "movimentos sociais clássicos", isto é, como sindicato e partido, sustentados na identidade de classe, a partir da segunda metade do século XX, acompanhando o desenvolvimento as forças produtivas e da dialética que elas mantém com as relações sociais, outras formas de movimentos sociais surgiram articulados por novas identidades, desenvolveram-se, impactaram e impactam a totalidade da vida social contemporânea. "Novos Movimentos Sociais" (NMS) ou "novíssimos" apresentaram-se, desafiando a capacidade das ciências humanas e sociais, bem como da filosofia, de entendê-los, conceituá-los e de explicar a incidência que têm na dinâmica da vida social hodierna. Assim, vários autores que empreenderam essa tarefa heurística tornaram-se referência, mas cada qual com princípios, perspectivas e métodos diferentes, compondo uma seara teórica multívoca neste campo de investigação.O "Dossiê: educação e movimentos sociais" pretende colaborar com a construção de conhecimento sobre esse debate, publicando artigos que enfrentam o desafio de conceituar os movimentos sociais e identificar a relação que eles mantém com a educação, com vistas a produzir subsídios aos que se dedicam a essa problemática teórico-prática.

Educação Esportiva

Ao longo de 2014 e 2015, algumas instituições - SESI, Fundação Gol de Letra, Projeto Cervantes Solidário, Sesc Consolação e PRODHE - experimentaram a metodologia Sport Education (Educação Esportiva). Com o apoio do prof. Luiz Dantas, da Escola de Educação Física e Esportes da USP (EEFEUSP), educadores reuniram-se mensalmente para estudar o modelo pedagógico e compartilhar a aplicação de acordo com a realidade de cada instituição. Ao final do processo, foi possível fazer algumas avaliações e ficou uma impressão positiva, gerando o desejo de continuidade, aperfeiçoamento e ampliação da proposta.Para 2016, o compromisso é dar continuidade às avaliações e ao compartilhamento das experiências para contribuir com a compreensão do modelo dentro das características culturais brasileiras e das propostas filosófico-pedagógicas das instituições. O grupo fará encontros mensais e o próximo será no dia 28 de março, 10 horas, no Laboratório de Pedagogia do Movimento Humano (LAPEM), da EEFEUSP (Av. Professor Mello Moraes, 65 - Cidade Universitária - Prédio de Laboratórios anexo ao prédio principal). Confira aqui alguns momentos da experiência realizada com o grupo de adolescentes do PRODHE. Quem tiver interesse pode comparecer ao encontro ou entrar em contato com prodhe@usp.br.

O projeto artístico de Jean-Luc Godard

O projeto artístico de Jean-Luc Godard, encontros com Mateus Araújo (doutor em Filosofia pela Université de Paris I e pela UFMG, professor de Teoria e História do Cinema na ECA-USP, um dos editores da revista Devires - Cinema e Humanidades (FAFICH-UFMG) e organizador do volume Godard inteiro ou o mundo em pedaços), curso no Centro Universitário Maria Antonia, acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, terças-feiras, das 20 às 22h00. O projeto artístico de Jean-Luc Godard, sua situação na Nouvelle Vague e a constituição do pensamento em seus filmes, analisando alguns dos grandes temas que permearam sua trajetória, como o metacinema, a guerra e as indagações sobre a condição da mulher, e revelando, enfim, um dos esforços mais tenazes e consequentes do cinema moderno para redefinir as bases de uma representação válida no mundo. Inscrições: Centro Universitário Maria Antonia, 1° andar • sala de cursos. Segunda a sexta, 10 às 18h. Valor: R$200,00 com descontos de 20% para estudantes e professores e 40% para terceira idade. Informações: 3123-5213/5214; cursosma@usp.brmariantonia.prceu.usp.br/www.facebook.com/maria.antonia.usp.

Juventude, punição e controle social

Nos dias 28 de março, 25 de abril, 30 de maio e 27 de junho, o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o seminário temático Juventude, Punição e Controle Social. No Brasil, o destino de crianças e de adolescentes pobres mobilizou com frequência os debates públicos, dando origem a iniciativas legais e institucionais as mais diversas. A partir de finais do século XIX e durante grande parte do século XX, essa questão foi sobretudo configurada como o “o problema do menor”: considerava-se que a delinquência ou o trabalho precoce delimitariam o destino social desse setor da população. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) buscou romper com esse tratamento “menorista” da questão. A mudança da legislação, no entanto, não implicou necessariamente numa total ruptura com as práticas precedentes. Nesse sentido, o objetivo do seminário é discutir marcos teóricos e pesquisas em andamento voltadas para essa temática. O evento é aberto ao público, gratuito e não exige inscrição prévia. Para conferir a programação completa, clique aquiLocal: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Sala 1041 – Prédio da Filosofia (Rua do Lago, 717 - Cidade Universitária). 

sexta-feira, 11 de março de 2016

Centro Cultural Monte Azul faz 25 anos

O Centro Cultural Monte Azul, um dos principais polos de irradiação cultural da periferia da Zona Sul de São Paulo, celebra 25 anos de vida com programação especial de aniversário gratuita dias 19 e 20 de março. Veja a programação: 19 de março, 17h00 às 23h00: Vagabundos Ilimitados; Sarau do Monte + Paula da Paz e Gunnar Vargas; Forró Dimonti; Dj Nando e Bloco Império do Morro. Domingo, 20 de março, das 16h00 às 21h00: Hip-Hop no Monte; Bruno Brasil; Jazz 100 Stress; Samba Amigos do Monte Azul e Bolo de aniversário. E mais: Venda de lanches e bebidas + Expositores + Bazar Comuna Sustentável + Exposição "Os quatro elementos" da Oficina de Pintura do Programa Caminhando Juntos. Local: Centro Cultural Monte Azul (Av. Tomás de Sousa, 552 - Jd. Monte Azul - Próx. ao metrô Giovanni Gronchi e Terminal João Dias). Mais informações: http://www.monteazul.org.br/noticias_detalhes.php…

Torneios Esportivos para adolescentes

As inscrições para os Torneios Esportivos Infantojuvenis que ocorrerão no dia 02 de abril, no CEPEUSP, estão abertas até dia 23 de março. Jovens nascidos entre 2003 e 2000 poderão participar dos torneios de voleibol ou de futebol. As inscrições são gratuitas e podem ser individuais ou institucionais. Os jogos serão bem dinâmicos, privilegiando que todos joguem o máximo possível. Mais informações, inclusive regulamento, e inscrições, clique aqui. E se você tem interesse nos Torneios que serão realizados no dia 19 de março para crianças nascidas entre 2007 e 2004, as inscrições foram prorrogadas até 14 de março. Clique aqui e faça a inscrição individual da criança ou a inscrição institucional de uma equipe. Mais informações: 3091-3592/fax: 3091-2059

Moedas da Antiguidade Romana

No dia 1º de março foi inaugurada, no espaço expositivo da Reitoria da USP (Rua da Reitoria, 374 - Térreo - Cidade Universitária), a exposição “Moedas da Antiguidade Romana nos Acervos da USP – Museu Paulista e Museu de Arqueologia e Etnologia”. A exposição, com cerca de 320 peças dos acervos dos dois Museus, procura demostrar alguns dos mais fascinantes aspectos da sociedade romana, a partir das diversas representações de Roma nas moedas, tais como os deuses, reis e heróis fundadores de Roma; o discurso de legitimação do poder nas moedas emitidas pelas mais proeminentes famílias romanas; os deuses romanos e suas tríades divinas; as mulheres do Império; o sacrifício na Roma Antiga; o culto imperial; o caráter militar das emissões romanas e a arquitetura monumental dos romanos. São moedas de bronze, prata ou ouro fabricadas sob a autoridade da República romana, entre os séculos IV e I antes de Cristo, ou durante o Império romano, sob a autoridade dos Imperadores ou do Senado, do século I antes de Cristo ao século V depois de Cristo. A exposição está dividida em três partes: a primeira traz a formação da coleção em si, desde os seus primórdios; a segunda apresenta todo o processo relacionado ao trabalho de conservação e higienização das peças; e, finalmente, a terceira parte expõe as moedas mais representativas do acervo. A exposição pode ser visitada até o dia 20 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Diário de Amanhã - Jogo gratuito

Para abrir o 17º ano de atividades focadas no cultivo da convivência e celebração das diferenças, foi lançado, em fevereiro, na unidade Vila Nova do SENAC, o Diário de Amanhã, jogo virtual e didático sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, para ser utilizado em sala de aula ou em instituições que desenvolvem ações educativas. O acesso é totalmente gratuito, e visa familiarizar adolescentes, jovens e adultos com os princípios que balizam políticas público-privadas e órgãos internacionais na garantia e proteção dos Direitos Humanos, e a relação desses princípios com o cotidiano de cada um de nós, nossas aspirações de um mundo mais justo, solidário, responsável e inclusivo. Este jogo é fruto da parceria SENAC e Palas Athena, e conta com a chancela da UNESCO. Para baixar o jogo, acesse: www.sp.senac.br/diariodeamanha ou www.palasathena.org.br

Educação Gaia em Botucatu

Educação Gaia é um programa de formação –Wing Programme /EDE- baseado nos conhecimentos e experiências exitosas em desenvolvimento sustentável, gerados por coletivos e comunidades em áreas rurais e urbanas. O currículo apresenta uma abordagem holística e transdisciplinar, desenvolvido pelo GEESE (Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth) associado a GEN (Rede Global de Ecovilas). É também reconhecido pela UNESCO/ONU em seu programa de Educação para a Sustentabilidade. Lançado em 2005, acontece anualmente em 40 países. Os alunos, ao final da jornada, tornam-se agentes de mudança e designers de sustentabilidade, tendo papéis ativos na transição de comunidades, instituições e bairros, a partir de uma investigação interna e externa de padrões mais sustentáveis de vida material e espiritual. O programa oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro dimensões: Social , Econômica, Ecológica e Visão de Mundo. Datas dos Modúlos: Social: 15 a 17 Abr + 13 a 15 Maio; Econômico: 10 a 12 Jun +15 a 17 Jul; Ecológico: 19 a 21 Ago + 9 a 11 Set; Visão de Mundo: 14 a 16 Out + 11 a 13 Nov; Estágio: Dez 2016 a Jan 2017. No Brasil acontece em 16 lugares diferentes, em centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e em algumas comunidades rurais e ecovilas. Em Botucatu/SP começa em abril e acontecerá no bairro Demétria, onde existe uma experiência de 40 anos em agricultura biodinâmica, pedagogia Waldorf e vida comunitária. Inscrições até dia 31 de março. Mais informações: http://gaiabotucatu.wordpress.com ou pelo e-mail gaiabotucatu@gmail.com.

Formação de Jovens no Esporte: inscrições até 13 de março

Se você é ou conhece jovens de 14 a 18 anos que gostam de esporte e estão interessados em se envolver com o planejamento e o desenvolvimento de eventos esportivos, essa é uma boa oportunidade. As inscrições para os Encontros de Formação de Jovens no Esporte estão abertas até o dia 13 de março. Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, quinzenalmente, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária), das 14 às 17 horas. Os jovens também terão uma atuação prática em eventos de final de semana e receberão uma ajuda de custo. Acesse o site do CEPEUSP aqui para saber mais informações e os critérios do processo de seleção. No site você terá acesso à Ficha de Inscrição. Mais informações: prodhe@usp.br / 3091-3592. 

Olimpíadas do Projeto Esporte Talento

A OLIPET é uma competição esportiva infantojuvenil que estimula o desenvolvimento esportivo, com formatos diferenciados de jogos para crianças e adolescentes de 08 a 16 anos. As inscrições estão abertas até o dia 27 de março para os dois grupos que ocorrerão no primeiro semestre: crianças nascidas em 2007 e 2006 e nascidas em 2005 e 2004. Para as crianças de 2007 e 2006 é possível fazer inscrição individual, sem estar vinculada a uma instituição. O regulamento e o acesso à inscrição estão disponíveis no site do CEPEUSP. Confira aqui. O evento é isento de taxa. As instituições e os inscritos individuais deverão comparecer obrigatoriamente no Congresso Técnico, dia 30 de março, 9 horas, no Centro de Práticas Esportivas da USP. Mais informações: prodhe@usp.br / 3091-3592. 

Mostra "Carnificina"

Para proporcionar olhos arregalados, gritos de medo e respirações ofegantes, o CINUSP Paulo Emílio exibe a mostra "Carnificina" entre os dias 14 de março e 17 de abril, contando com 25 filmes de terror para se ver por entre as frestas dos dedos. Valorizando este gênero popular e importante para o cinema, o CINUSP Paulo Emílio realiza uma curadoria diversificada que tenta abarcar as inúmeras facetas do terror. Com obras de diretores como John Carpenter, Wes Craven, Sam Raimi, George A. Romero, Herschell Gordon Lewis e Roger Corman, a CARNIFICINA traz ao público títulos de muitos daqueles que inovaram dentro do gênero e que inauguraram tendências e subgêneros do terror como o Gore, Slasher film, Torture Porn, filmes de zumbi e filmes de monstros. Também não poderiam faltar clássicos como O Iluminado e Frankenstein, filmes cult como O Massacre da Serra Elétrica e outros pouco exibidos como Medo e o experimental Begotten. A programação conta ainda com uma seleção de filmes brasileiros, antigos e recentes, realizados por diretores como Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Peter Baiestorf e, claro, José Mojica Marins, um dos maiores diretores de terror da história do cinema. No dia 12 de abril, terça-feira, após exibição de Fábulas Negras, a professora Laura Cánepa estará presente no CINUSP para debater com o público sobre o cinema de terror nacional. Completam a mostra as pré-estreias de Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba e Mate-me por Favor, de Anita Rocha da Silveira. Mais informações e a programação completa da mostra podem ser encontradas no site do CINUSP.


Conferência Municipal da Cidade de São Paulo

Começa neste sábado, dia 12 de março, a preparação para a VII Conferência Municipal da Cidade de São Paulo, que é um espaço para que a sociedade e o governo discutam formas de melhorar a vida na cidade. Para garantir a representatividade de todas as regiões do município nesse importante debate sobre políticas públicas, a Prefeitura de São Paulo optou por organizar Conferências Regionais como etapas preparatórias para a Conferência Municipal. Isso significa que antes do evento no âmbito municipal serão realizados 32 encontros, um por subprefeitura, para eleger os representantes territoriais e discutir questões urbanas, os desafios dos Planos Regionais, o desenvolvimento da metrópole. Os primeiros encontros serão realizados nas Subprefeituras do M’Boi Mirim e Butantã. Acesse o Gestão Urbana, saiba mais e confira a agenda completa do evento! 

A oficina do Butantã acontecerá no CEU Butantã, no dia 12 de março, às 9h00, reunindo poder público e moradores para debater soluções para os problemas decorrentes da urbanização intensa da metrópole. As propostas serão elencadas e encaminhadas às conferências estadual e nacional, que terão como tema A função social da cidade e da propriedade, dentro da ótica Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. 

O encontro, com entrada franca, também contará com a presença de representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não governamentais e sindicatos. A expectativa é traçar um calendário de agendas, metas e planos de ação para debater a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano da Cidade. 

Na oportunidade serão eleitos delegados que formarão a comissão municipal preparatória para a VII Conferência da Cidade. As inscrições para interessados, maiores de 18 anos, serão realizadas durante o evento.

Programação

- 8h às 9h- credenciamento 

- 9h às 10h- mesa de abertura 

- 10h às 11h30- debate em plenária 

- 11h30 às 13h- eleição de delegados por segmento para a VII Conferência da Cidade 

- 13h às13h30 - leitura da ata de eleição