O maestro João Maurício Galindo convida mais uma vez, crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, para o projeto de formação de músicos para a futura Orquestra Raposo Tavares. A iniciativa é gratuita e acontece na Casa de Cultura do Butantã. As aulas, com ênfase em música erudita e popular, tem como objetivo habilitar crianças e jovens da região a manusear instrumentos de corda (violino, contrabaixo, viola e violoncelo). As turmas são formadas por 30 alunos, tem duração de três meses, sendo duas realizadas no período da manhã e duas no período da tarde. As aulas são coletivas e não há exigência de conhecimentos prévios. A Casa de Cultura Butantã disponibiliza 120 vagas. Inscrições abertas para Orquestra Raposo Tavares na Casa de Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri-Peri), das 10h00 às 15h00. Informações: 3742-6218.
Notícias rápidas, curtas sobre coisas que acontecem no Butantã e na USP e outras que possam interessar a um público especialmente de pessoas envolvidas com questões sociais.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Festival de Coros
O Festival de Coros, que ocorre no dia 2 de dezembro, às 16 horas, é o mais recente projeto colaborativo estabelecido pelo Laboratório Coral (Comunicantus) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a Escola Britânica em São Paulo. O Festival, que será realizado no Auditório da Saint Paul’s School, unirá coralistas de distintas faixas etárias: as crianças e jovens do Saint Paul’s Choir, os universitários do Coral da ECA e os cantores do Coral da Terceira Idade da USP. Os ingressos custam R$10,00 com meia-entrada para estudantes, professores da rede pública e pessoas com mais de 65 anos, e podem ser adquiridos no local ou no Comunicantus. O endereço do evento é Rua Juquiá, 166, Jardim America, São Paulo. Mais informações: (11) 3091-4330, (11) 3091-4005 – ramal 210, email comunicantus.secretaria@gmail.com, ou no site http://comunicantus.blogspot.com
Fim do mundo no Cinusp
De 3 a 21 de dezembro, com entrada franca, última programação do ano do cinema da Universidade de São Paulo reúne filmes clássicos, cult-movies e lançamentos recentes sobre o apocalipse. Enquanto esotéricos de todo o mundo aguardam com ansiedade o dia 21 de dezembro de 2012, suposto início de uma nova era para a humanidade, ou data certa do apocalipse que teria sido prevista por antigas profecias maias, o CINUSP Paulo Emílio encerra sua programação deste ano com uma mostra reunindo filmes dos mais diversos gêneros e épocas que têm como assunto o fim do mundo e a extinção da humanidade – ou a iminência de uma catástrofe desse porte. Há espaço para filmes antigos, já clássicos, realizados no auge da paranoia nuclear da Guerra Fria (como Dr. Fantástico, Limite de Segurança e A Hora Final) e para obras recentes que buscaram capitalizar em torno dessa nova “onda apocalíptica” (como A Estrada, Melancolia, Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo e O Abrigo, inédito nos cinemas brasileiros). A programação inclui tanto filmes famosos e consagrados (Dr. Fantástico, Wall-E, Filhos da Esperança, Melancolia) quanto curiosidades que alcançaram status de cult-movie (O Menino e seu Cachorro, Donnie Darko e Terra Tranquila); obras de fantasia (como Eu Sou a Lenda e Mortos que Matam, ambos adaptados de um mesmo romance de ficção-científica) ou de contornos mais realistas (Filhos da Esperança, O Dia Seguinte). Além da tradicional abordagem de filme-catástrofe, que orienta grande parte dos filmes apocalípticos (2012, Fim dos Tempos, O Dia Seguinte), o assunto também se presta a obras de caráter mais experimental (como Melancolia) e até mesmo a abordagens bem-humoradas, como as de Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo, O Menino e o Cachorro e Wall-E. A programação completa está disponível no site do CINUSP ou pode ser solicitada por e-mail cinusp@usp.br. Mais informações: 3091-3540.
Painel de Opinião Popular
Na próxima terça-feira, 4 de dezembro, às 19h30 na Rua Min. Sinésio Rocha, 370 - próximo ao metrô Vila Madalena, será realizado encontro para apresentação do Painel de Opinião Popular (POP). Essa ferramenta foi desenvolvida e testada pelo arquiteto e urbanista Andre Leirner, com o objetivo de mensurar as demandas regionais a partir da opinião da sociedade civil, sem interferência do estado e dos meios de comunicação. A pesquisa foi desenvolvida pelo arquiteto pela Fundação Getúlio Vargas e aplicada na Zona Sul de São Paulo, testando e comprovando a eficiência da tecnologia POP. Nesse encontro estarão presentes também representantes de departamentos da FGV, que estão dando apoio ao projeto. É de fundamental importância que todas associações e grupos organizados dos bairros participem, para que desta forma existam melhores condições para desenvolver uma ferramenta eficiente para verificar os anseios da população sem o filtro institucional das instâncias políticas e da grande mídia. Mais informações: 9 9447 2270.
sábado, 24 de novembro de 2012
Festa do Livro na USP
A sempre tão esperada Festa do Livro da USP, organizada pela Editora da Universidade de São Paulo anualmente, está prevista para ter sua 14ª edição no período de 12 a 14 de dezembro, na Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 - Cidade Universitária). Reserve sua agenda e acompanhe maiores informações pelo site da EDUSP.
Terapia Comunitária
O Espaço Comunitário Comenius convida as pessoas interessadas em fazer o Curso de Terapia Comunitária para conhecer melhor esta metodologia inscrevendo-se para participar de um período com a turma que já está em formação e abre vagas para um novo curso que deve começar em fevereiro de 2013. O curso é cobrado mas existe possibilidade de bolsas parciais ou integrais. Entre em contato pelo telefone 3022-6629 (com Ana) ou pelos endereços eletrônicos: jmguide@uol.com.br, dirassis@terra.com.br ou anagrimaldi@hotmail.com.
Você também pode conhecer melhor a Terapia Comunitária participando da I Semana de Terapia Comunitária de Embu das Artes", que acontecerá na segunda semana de dezembro, em vários locais do município: Assoc.Amigos Bairro Casa Branca (Rua Nilo, 63 - Jd. Casa Branca), dia 10 de dezembro às 9h30; Praça de Alimentação (Av.Elias Yasbek, 1401 - Centro), dia 10 de dezembro, às 15h00; Ginásio Esportes Dom José (Av.Lorena, 128 - Dom José), dia 11 de dezembro, às 8h00; Ginásio Esportes José Anacleto (Rua Belgrado, s/nº - Sta.Tereza), dia 11 de dezembro, às 13h00; Escola Antonia Delfina de Moraes (R.Figueira Branca 121 - Sto.Eduardo), dia 11 às 13h00; Igreja Jd.Nossa Sra.Fátima (R.Narumi Nakayama,986-Jd.N.Sra.Fátima), dia 11 às 15h30; Escola Estadual Iracema Bello Oricchio (Estr. Maria José Ferraz Prado,2421-Itatuba), dia 12 às 9h30; Paróquia São Vicente (Rua Urca, 17 - Valo Verde), dia 12 às 15h00; Paróquia Todos os Santos (Largo do Santa Emilia, s/nº - Sta. Emilia), dia 12 às 15h30; Escola Municipal Mauro Ferreira da Silva (Estr.Prof.Candido Mota Filho, 1125 - Silvia), dia 13 às 8h00; Igreja Sagrado Coração de Jesus (Estrada Kaiko, 353 - Ressaca), dia 13 às 13h00; Casa da Dona Maria (Rua Estados Unidos, 152 - Mimás), dia 13 às 13h00; Escola Estadual General Carlos Ludwig (Estr.Maria Imaculada, 2000 - Sta.Clara), dia 13 às 15h30; EMEI Jatobá (Avenida Rotary, 3621 - Jd. Castilho), dia 14 às 7h30; Associação da Terceira Idade (Rua Niterói, 1000 - Vista Alegre), dia 14 às 10h00 e Salão do Giba (Estrada Baviera, 141 - São Marcos), dia 14 às 15h00. Participe de uma Roda de Terapia Comunitária ou procure maiores informações. Conheça este novo paradigma para lidar com o sofrimento.
Estudos culturais e a cultura popular urbana
Nos dias 27 e 28 novembro, terça e quarta-feira, das 14h às 18h30, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), na Zona Leste de São Paulo, acontecerá o Seminário "Estudos Culturais e a Cultura Popular Urbana", com uma programação de debates que aborda temas como: Os estudos culturais na América Latina e as culturas marginalizadas; Funk, gênero e ostentação; Literatura periférica e literatura divergente e Pixação: transgressão e produção simbólica. Veja como chegar à USP Leste no site: http://each.uspnet.usp.br/site/como-chegar.php
Política das Paixões na América
No período de 12 a 19 de janeiro de 2013 acontecerá o "8º Encontro do Instituto Hemisférico – Cidade/Corpo/Ação – A Política das Paixões nas Américas". O evento é organizado pelo Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA e o Hemispheric Institute of Performance and Politics, da New York University (Estados Unidos). O Encontro reunirá cerca de 500 participantes em um programa intensivo de 8 dias de conferências acadêmicas, grupos de trabalho, performances, instalações, mesas-redondas, exposições, projeções de vídeos e oficinas práticas de performance. Busca examinar as amplas intersecções entre o espaço urbano, a performance e a ação política e artística nas Américas. Desde as poéticas críticas da arte corporal até a ocupação do espaço público por movimentos sociais, o evento convida os participantes a explorar as fronteiras, identidades e práticas através das quais subjetividades, hegemonias e contra-hegemonias são construídas dentro e fora dos espaços da cidade. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para bethlopes7@gmail.com. O evento será realizado no Departamento de Artes Cênicas da ECA, no SESC Vila Mariana e na SP Escola de Teatro. Os endereços são, respectivamente, Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 25, Cidade Universitária, Rua Pelotas, 141, Vila Mariana e Praça Roosevelt, 210, Centro, todos em São Paulo. (Agência USP de Notícias)
Sustentabilidade em São Paulo
Na segunda-feira, dia 26 de novembro, às 17h00, na Sala 807, anfiteatro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Rua do Lago, 876 - Cidade Universitária), debate "São Paulo: Em busca da sustentabilidade", com a participação de autores do livro que tem este nome e foi coordenado por Bruno Roberto Padovano, Marly Namur e Patrícia Bertacchini Sala. O lançamento oficial do livro está marcado para o dia seguinte na Livraria da Vila no Pátio Higienópolis.
Mostra audiovisual internacional de arqueologia
No dia 26 de novembro, segunda-feira, às 19h00, noite de abertura da "II MAIA" (Mostra Audiovisual Internacional de Arqueologia), com sessão especial de homenagem ao jovem diretor italiano Marcellino de Baggis, falecido em 2011. Projeção de "Herculaneum – Diários de Trevas e Luz", seguida de debate com a arqueóloga Maria Isabel D’Agostino Fleming, coordenadora do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. No dia 28 de novembro, quarta-feira, às 16h00, projeção de "Os Budas de Mes Aynak", primeira exibição pública de montagem especialmente feita por Brent Huffman para a II MAIA, seguida de debate com Cibele Aldrovandi, arqueóloga e historiadora da arte. A mostra acontece na sala de exibição do Cinusp (Rua do Anfiteatro 181 - Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária). Veja a programação completa da mostra em www.maiatv.org
Direitos humanos no Brasil
A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos convida para o lançamento da 13ª edição do relatório “Direitos Humanos no Brasil”, no dia 5 de dezembro, quarta-feira, das 18h00 às 21h45, no Teatro Anchieta (Rua Dr. Vila Nova, 245 - Consolação). O livro é organizado e publicado anualmente pela Rede Social, apresenta um amplo panorama dos direitos humanos no país e conta com a contribuição de mais de 30 organizações sociais. Política agrária, segurança pública, direito ao trabalho, à educação e habitação, direitos dos povos indígenas e quilombolas, questões de gênero e direto à memória estão entre os temas tratados pelos autores.Na programação: Abertura cultural com o músico Ivan Vilela; apresentação do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2012; homenagens e confraternização com coquetel. Informações: 3271-1237/3275-4789 ou pelo e-mail rede@social.org.br.
Memória e direitos humanos
Segundo o jurista e antropólogo francês Antoine Garapon, as violações aos direitos humanos têm suscitado três tipos principais de ações ao longo da história: punição, reconciliação e a reparação. Elas serão discutidas no seminário "Memória e Direitos Humanos", no dia 29 de novembro, quinta-feira, das 9 às 17 horas, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP (Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), com transmissão pela web. O evento constitui o Módulo 4 do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento e tem curadoria de Lucia Elena Arantes Ferreira Bastos, especialista em direito internacional e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. A programação completa do seminário pode ser acessada neste link. O ciclo de debates é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, do NEV e do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma). Informações: 3091-1666 ou pelo e-mail rborsanelli@usp.br
Mobilidade Urbana
No dia 26 de novembro, segunda-feira, às 15h30, haverá uma discussão organizada pelo grupo de estudos em mobilidade do Escritório Piloto da Escola Politécnica (Poli) da USP, com Renato Boareto, do Instituto Energia e Meio Ambiente, sobre a elaboração dos planos de mobilidade urbana e a atuação efetiva de grupos de extensão universitária junto aos municípios. Boareto foi diretor da equipe técnica do PlanMob, caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade urbana, desenvolvido pelo Ministério das Cidades (disponível no site). A palestra é aberta e gratuita e acontece no Escritório Piloto da Escola Politécnica, sala 33 do prédio de Engenharia Civil da Poli (Av. Prof. Luciano Gualberto, 3, Cidade Universitária). Mais informações: email mateushumberto@usp.br, mobilidade@lists.escritoriopiloto.org (Agência USP de Notícias)
Diversidade Sexual na USP
De 7 a 9 de dezembro, a partir das 16 horas, o Programa USP Diversidade, do Núcleo de Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, promove a primeira "Jornada de Diversidade Sexual da USP". O encontro tem por objetivo dar início a ações de formação e de atuação pró diversidade e de combate à homofobia na USP, refletindo junto à comunidade as questões da diversidade e dos direitos humanos, bem como a sua relação com a educação e a universidade. Voltada aos alunos da USP, em especial à comunidade LGBTs, a iniciativa também prevê a realização de um primeiro diagnóstico dos problemas ligados à questão da diversidade sexual na USP como um todo, que servirão de base para a atuação do programa nos próximos períodos. A jornada e o USP Diversidade contam com quatro eixos centrais: diversidade sexual, direitos humanos, educação e Universidade. Interessados em participar devem enviar e-mail para diversidade@usp.br até o dia 30 de novembro, manifestando o interesse. Haverá lugar para 85 pessoas, sendo 35 dos campi do interior. Alunos de fora da capital contarão com transporte, alojamento e alimentação gratuitos. O evento acontece no Auditório da PRCEU, localizada na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 3, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: 3091-9185, email diversidade@usp.br, site https://www.facebook.com/events/294965393947518/
Esporte, cultura e memória
Nos dias 26 e 27 de novembro, segunda e terça-feira, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Cardoso, 201 - Vila Mariana), acontecerá o "II Encontro Temático Esporte, Cultura e Memória", uma realização do Instituto de Políticas Relacionais (IPR). No evento acontecerã mesas-redondas que abordarão temas como a "Memória do Esporte Olímpico Brasileiro rumo a 2016", mesa de abertura que acontecerá no dia 26 às 9h30 e da qual participam: Diego Pila (Comunicação Petrobras), José Trajano (Jornalista ESPN Brasil), Carlos Magalhães (Diretor da Cinemateca Brasileira/ Represente SAV) e Daniela Greeb (Diretora Instituto de Políticas Relacionais); "Memória Viva", com Karen Worcman (Museu da Pessoa); "O olhar do atleta sobre a memória olímpica", com Magic Paula (Basquete), Servílio de Oliveira (Boxe) e Aida dos Santos (Atletismo); "Contrato e Procedimentos", com equipe IPR e Instituto de Políticas Relacionais & Rubens Naves - Santos Jr.- Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia; no dia 27, iniciando às 9h30, "Memória do esporte olímpico brasileiro", com Kátia Rúbio (pesquisadora Atletas Olímpicos) e José Trajano (jornalista e comentarista ESPN); "A carpintaria do roteiro de um Doc", com Newton Cannito (roteirista) e "Brasil olímpico ou Brasil saudável?", com Juca Kfouri (jornalista). Mais informações: Daniela Greeb (3063-2464 ou daniela@relacionais.org.br).
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Teatro na USP
De 23 de novembro a 2 de dezembro, fica em cartaz a peça teatral "B.O. Uma Lenda Urbana Humana?", promovida pela Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O espetáculo, inspirado livremente no texto Blecaute, de Davey Anderson, apresenta as reflexões de um adolescente preso numa unidade de segurança, representado por 16 atores, que assumem essa personagem. A peça acontece de terça-feira à sábado, às 21 horas, e aos domingos às 20 horas, na Sala Alfredo Mesquita do Teatro Laboratório da ECA (Rua da Reitoria, 215, Cidade Universitária). O espetáculo, cuja classificação indicativa é 14 anos, tem duração de 90 minutos. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes da peça, no local. Mais informações: (11) 3091-4376 (Agência USP de Notícias)
Cotas - Debate na USP
No dia 23 de novembro, sexta-feira, às 10h00, o Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove a palestra "Cotas: uma síntese para iniciar o debate na FFLCH/USP", com o professor Kabengele Munanga. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição. O evento acontece na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária). Mais informações: site http://www.comunicacao.fflch.usp.br/ (Agência USP de Notícias)
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Cinecomunidade no Rio Pequeno
O Projeto Cinecomunidade é um circuito gratuito de exibição de filmes brasileiros em espaços culturais e comunitários da grande São Paulo. Ao todo, serão 13 comunidades que receberão o Cinecomunidade entre os meses de agosto e dezembro de 2012, com uma programação composta por filmes de curta e longa metragem brasileiros e com direito a pipoca! Os objetivos do Cinecomunidade são a democratização do audiovisual produzido no Brasil, a formação de público para o cinema brasileiro e a ocupação de espaços públicos e comunitários para a criação de um novo circuito de exibição. O Cinecomunidade é realizado pela Associação Cultural Simbora, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2006, que realiza ações sócio-culturais no Brasil e no exterior, através de projetos ligados ao audiovisual e temas relacionados a sustentabilidade. Em 2011 produziu a sua primeira obra audiovisual, o programa ECOhabitat – Sustentabilidade em ação, disponível na internet:http://ecohabitat.tv.br/. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A estrutura itinerante é composta por telão, projetor, caixas de som, banners, pesquisas de opinião e sorteio de camisetas do projeto. Além disso, um pipoqueiro oficial do projeto serve a tradicional Pipoca. Tudo para aproximar os brasileiros dos Filmes produzidos pelo nosso país! Os filmes escolhidos são todos brasileiros, com foco em produções independentes e pouco conhecidos pela população. Os filmes deste circuito são: A Guerra dos Vizinhos e Tapete Vermelho (Clique nos títulos e assista o trailer do filme. Você vai ficar com vontade de ver inteiro!). No dia 27 de novembro, terça - feira, às 19h30, o Cinecomunidade estará no Rio Pequeno, na Creche e Centro
Comunitário Sinhazinha Meirelles (Av. José Joaquim
Seabra, 1245- Rio Pequeno - Ao lado da
Escola Daniel P. V. Pontes). Os convites podem ser retirados na secretaria da entidade, com Luciana (3768-6697/3714-5338). A programação completa do projeto está disponível no site e mais informações podem ser obtidas com Cidálio no telefone 9.7718-8637 ou pelo e-mail cidalio13@gmail.com
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Treme Terra no Auditório Ibirapuera
Hoje, 16 de novembro, sexta-feira, às 21h00 no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº - Ibirapuera), o Treme Terra apresenta o espetáculo "Terreiro Urbano". A sonoridade, a dança e os elementos tradicionais da cultura afro-brasileira, sobretudo extraídos dos rituais dos terreiros de candomblé, formam a base do espetáculo híbrido “Terreiro Urbano”, do grupo paulistano Treme Terra. Sob direção geral de João Nascimento – músico pesquisador da cultura afro-brasileira – e coreografia de Firmino Pitanga “Terreiro Urbano” reúne no palco os 17 músicos e bailarinas do Treme Terra e o Quinteto Abanã. Ingressos a R$10,00 e R$20,00. Informações: 5908-4299.
OSUSP na Sala São Paulo
No dia 24 de novembro, sábado, às 21h00, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), se apresenta na Sala São Paulo (Praça Julio Prestes, s/nº), apresentando obras de Béla Bartók, Leonard Bernstein e Edino Krieger. A regência é do Maestro Ricardo Bologna, com a participação do solista Michel Bellavance (Flauta). Informações: 3091-3000.
Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã
Dia 22 de novembro, quinta-feira, das 14h30 às 16h30, reunião do Fórum em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Butantã (FoCA-Bt) no Grupo Bom Caminho (Rua Severiano Leite da Silva, 433 - Jd São Jorge). Nesta reunião será discutido o planejamento do FoCA-Bt para 2013 com a previsão da realização de Conferências DCA, retomada do Grupo de Formação, entre outros temas. Informações: foca-bt@grupos.com.br
Cine Brasil-África
O Cine Brasil-África é um projeto que reúne o Cinusp e o NAP Brasil África no empenho de ampliar o conhecimento sobre o cinema africano no Brasil. Ao longo do ano de 2013, serão realizadas sessões mensais, sempre nas segundas quintas-feiras de cada mês, com a exibição de um filme de origem africana ou afrodescendente, seguida de debate com um(a) especialista convidado(a). A intenção é que tenhamos um panorama do estado do conhecimento sobre o cinema africano hoje, ampliando a sua presença junto ao público em geral e estimulando a reflexão sobre essa produção, considerando a sua diversidade. Na quinta-feira, dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h00, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será realizada a sessão inaugural do projeto. A exibição do filme "Mortu Nega", de Flora Gomes, realizado na Guiné-Bissau em 1988, foi proposta pela primeira convidada do projeto, Carolin Overhoff Ferreira, professora de cinema contemporâneo no curso de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, que fará a conversa sobre o tema após a exibição do filme. Sua escolha foi especialmente oportuna neste momento em que aquele país vive uma crise política e humanitária gravíssima, sem que o mundo dela tome conhecimento ou os organismos internacionais se mobilizem para tentar resolvê-la. O CINUSP Paulo Emílio fica na Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04, na Cidade Universitária. A entrada é franca. Informações: 3091-3540 /3364.
Rede Butantã discute Saúde
Dia 5 de dezembro,
quarta-feira, às 9h00, na reunião regular da Rede Butantã, que será na Liga Solidária - Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heeitor Antonio Eiras Garcia, 5985), o tema central será Saúde, abordando questões como a participação nos Conselhos Gestores de UBS e as políticas públicas atuais. Mais
informações no blog da
Rede e pelos endereços dos grupos:
rbutanta@grupos.com.br e rede-butanta@googlegroups.com
Revistas estudantis na USP
O Centro de Preservação Cultural da USP convida para a Exposição Itinerante "Revistas Estudantis na USP – FFLCH". A exposição foi concebida como um evento itinerante que pretende circular pelas várias unidades da USP na capital e também no interior com o intuito, não apenas de divulgar nas bibliotecas, espaços culturais, e centros acadêmicos o conteúdo reunido neste trabalho, mas também de estimular o debate e a produção editorial dos estudantes. A exposição terá sua abertura no dia 27 de novembro, terça-feira, às 18h00 na Biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Av. Prof. Lineu Prestes – Travessa 12, nº 350 – Cidade Universitária), quando acontecerá debate com o tema: “As revistas e a cultura estudantil na USP”, com a participação de Abílio Tavares, André Mota, Daniel Sevillano, João Sodré, José Lira e Paula Dedecca. Mais informações: 3106-3562.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Mobilidade na Raposo Tavares
Dia 01 de dezembro de 2012, sábado, das 9h00 às 11h30, a Associação de Projetos Integrados e Desenvolvimento Sustentável do Distrito Raposo Tavares (PIDS-DRT), promove plenária aberta a toda a população da região para conversar sobre Transporte Público na Raposo Tavares. A proposta é fazer um calendário de lutas, tendo em vista a discussão do Transporte Pùblico de Qualidade para a região, criando um grupo de trabalho que agende o debate e contribua para o esclarecimento e mobilização da população que fica presa no engarrafamento diário da Rodovia Raposo Tavares. Se vai ser Metrô, Monotrilho, veículo leve sobre trilhos, trem bala ou qualquer outra solução, a população não quer que se descarte também a ideia de corredor exclusivo para onibus, caronas, bicicletas... O encontro acontecerá no Educandário Dom Duarte, da Liga Solidária (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5985). Informações: 98181.3818 (Wilson Santos - Projeto Vira Lata).
95 anos da Revolução Russa
No dia 23 de novembro, sexta-feira, às 18 horas, acontece a palestra "95 anos da Revolução Russa: história e historiografia", no Auditório do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento é uma atividade conjunta entre o Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da USP, o Instituto Caio Prado Jr. e o Grupo de Pesquisa GMarx da USP. Os palestrantes são: Oswaldo Coggiola, da USP e autor de Outubro de 1917: a revolução russa, (Lázuli. 2005.), Lincoln Secco, da USP e autor de Marx: da economia à Revolução, (LCTE. 2009.), Milton Pinheiro, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e autor de Outubro e as Experiências Socialistas do Século XX (Quarteto. 2011.), e Angelo Segrillo, da USP e autor de Historiografia da Revolução Russa: antigas e novas abordagens, disponível neste link. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: http://lea.vitis.uspnet.usp.br/ (Agência USP de Notícias)
Bixiga artes e ofícios
Até o dia 31 de janeiro de 2013, pode ser vista a exposição "Bixiga artes e ofícios", que faz parte do projeto "Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais", na Casa de Dona Yayá, Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. A exposição fica aberta de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. O objetivo é estreitar a relação entre a USP e a cidade. Para tanto, o CPC convidou moradores, frequentadores e trabalhadores para mapear os fazeres de artesãos e artistas do Bixiga, visando ampliar o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial da região. Para conduzir o mapeamento, foram oferecidas quatro oficinas: “Cadernos de Viagem”, “Observação e Escrita”, “Videodocumentário” e “Fotografia”. A exposição reúne os materiais e reflexões produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe do CPC, além de objetos, instrumentos e ferramentas dos artistas e artesãos mapeados. O evento é gratuito e a classificação é livre. Acessibilidade somente na área externa da casa. Não há área para fumantes. Não aceita reservas. Estacionamento não conveniado próximo ao local. O CPC fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. Mais informações: (11) 3106-3562; email cpcpublic@usp.br. (Agência USP de Notícias)
Gestão de Políticas Públicas
Está a disposição na página da Escola de Artes, Cieências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, o Edital 074 para o processo seletivo 2013 do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Mestrado. As inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, para o primeiro semestre de 2013, estarão abertas de 03 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, das 12h00 às 17h00. A EACH fica na Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, Zona Sul de São Paulo.
Organizações de Saúde na cidade de São Paulo
Com objetivo de possibilitar a
apresentação e discussão de argumentos de diferentes segmentos sociais e
políticos sobre o lugar e o papel das Organizações Sociais de Saúde no SUS da
Cidade de São Paulo, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP em uma parceria
com a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), promove o seminário: “Lugar
e Papel das Organizações de Saúde no SUS da Cidade de São Paulo”. Destinado a
alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da FSP/USP e
profissionais associados à APSP, mas também aberto a quaisquer interessados. O
evento contará com a presença de representantes do Prefeito-Eleito de São
Paulo, do atual governo municipal, do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo
e do Fórum Popular de Saúde do Estado de SP e será realizado no dia 28 de
novembro de 2012, quarta-feira, das 14h00 às 18h00, na Faculdade de Saúde
Pública da USP. O evento acontecerá no Auditório João Yunes da FSP (Avenida
Doutor Arnaldo, 715). Mais informações pelo e-mail: pcnarvai@usp.br
Corpo e pornografia
O Projeto Cinema e Corpo (Centro de Estudos Socioculturais, Departamento de Pedagogia do Movimento Humano EEFE- USP) visa aproximar reflexões da Educação Física de outras áreas do conhecimento por meio da linguagem do cinema. Realiza exibições mensais de filmes seguido de debate com professores referência na área de humanidades e artes, tendo o corpo como ponto de intersecção. Conta com a parceria da EEFE, da Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP e do Cinusp Paulo Emílio. No dia 21 de novembro, quarta-feira, às 19h00, o tema do encontro será "Corpo e Pornografia", com a exibição do filme Saló ou 120 dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini. A sessão será seguida por debate com Eliane Robert Moraes, crítica literária, professora de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP e pesquisadora do CNPq. Autora de diversos ensaios sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, traduziu para o português A História do Olho, de Georges Bataille, e publicou, dentre outros, os livros Sade – A Felicidade Libertina, O Corpo Impossível – A Decomposição da Figura Humana de Lautréamont a Bataille e Lições de Sade – Ensaios Sobre a Imaginação Libertina. Acompanhe a programação no blog do Cinema & Corpo. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 04 – Cidade Universitária. A entrada é franca, sujeita a lotação do espaço (100 lugares). Informações: 3091-3540.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Exposições no MAC-USP
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) convida para a abertura da exposição "Folhas de Viagem", com curadoria de Ana Magalhães. A abertura acontecerá no dia 29 de novembro, quinta-feira, às 19h00, no MAC da Cidade Universitária (Rua da Praça do Relógio, 160). Continuam abertas as exposições: "Fotógrafos da Cena Contemporânea" e "Hervé Fischer no MAC USP, arte sociológica e conexões". Visite o site do MAC para conhecer melhor as exposições em cartaz no MAC Cidade Universitária e no MAC Ibirapuera.
Crise econômica européia - Saúde
Desde as últimas décadas do século XX vêm-se presenciando reformas dos sistemas sociais, entre eles, os sistemas públicos de saúde. Todavia, a atual crise econômica tem aprofundado essas transformações, restringindo o alcance de direitos sociais. Entendendo que o conhecimento e compreensão dessas manifestações são importantes para os estudiosos e profissionais da saúde, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove a conferência “A crise econômica européia e as repercussões nos sistemas de saúde: O caso da Espanha", com o Professor Luis Andres Lopez Fernandez, da Escuela Andaluza de Salud Publica/Espanha. A palestra acontecerá no dia 21 de novembro, quarta-feira, das 10h00 às 12h00, no Auditório João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública USP (Av. Dr. Arnaldo 715). O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Não serão oferecidos certificados de participação. O evento será transmitido ao vivo via Internet. Parra assistir, no dia e horário do evento, entre no site do IPTV USP e no menu à esquerta, clique no título do evento. Mais informações pelo e-mail fer@usp.br.
Cinema Sueco Contemporâneo
Em parceria com a Embaixada da Suécia, a Cinemateca apresenta, de 13 a 21 de novembro, uma mostra dedicada ao cinema sueco contemporâneo, composta por filmes produzidos entre 2009 e 2011. O ciclo apresenta uma nova geração do cinema sueco, com títulos já exibidos em festivais como Cannes e Berlim, que permaneciam inéditos no Brasil. Entre os destaques estão Miss Kicki, longa de estreia de Håkon Liu, em que a grande atriz sueca Pernilla August encarna uma mãe que, durante férias em Taiwan, tenta conquistar a confiança do filho criado pela avó, Sound of noise, de Ola Simonsson e Johannes Stjärne Nilsson, um “policial musical” que recebeu o Prêmio da Crítica Jovem no 63º Festival de Cannes, e Sebbe, de Babak Najafi, vencedor do Guldbagge Awards de melhor filme e melhor filme de diretor estreante no Festival de Berlim. Filmes jovens como Mil vezes mais forte, de Peter Schildt e No espaço não existe coração, de Andreas Öhman, também fazem parte da programação. Sucesso de bilheteria na Suécia, Um caminho para Antibes foi vencedor do Guldbagge Awards (prêmio anual concedido pelo Swedish Film Institute) de melhor ator para Sven-Bertil Taube (que também é um popular cantor em seu país) no papel de um viúvo com dificuldades para enxergar que decide chantagear a própria família. Dirigido por Richard Hobert, o filme será exibido seguido de encontro com o diretor na abertura da mostra. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próxima ao Metrô Vila Mariana. Veja a programação e busque maiores informações no site da Cinemateca e no telefone 3512-6111 (ramal 215).
Filarmônica de Pasárgada na Dona Yayá
A banda Filarmônica de Pasárgada, formada em 2008 por alunos do curso de música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, se apresenta no dia 25 de novembro, domingo, às 11 horas, no Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. O grupo, premiado em diversos festivais, lança em 2012 o seu primeiro CD, O Hábito da Força. A apresentação é aberta, gratuita e faz parte do projeto Domingo na Yayá. O local é Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. Mais informações: 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br; site www.usp.br/cpc (Agência USP de Notícias)
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Festa do Saci no Parque Previdência
Em uma iniciativa da Associação dos Educadores da USP, O Autor na Praça, Movimento TroKaoslixo, Brechó do Beco, Casa de Cultura Paraty Mirim, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Ateliê Pingos do Querosene, Parque da Previdência e muitos amigos do Saci... Caipora, Curupira etc... acontecerá no próximo domingo, dia 11 de novembro, acontecerá no Parque da Previdência, a partir das 12h00 até às 17h00, a 3ª Festa do Saci e seus amigos. Além de promover os verdadeiros mitos de nossa cultura popular, também será lembrado Zumbi dos Palmares, pelo mês da Consciência Negra. Nesta festa será entregue o prêmio Saci para diversas personalidades que promovem de fato a cultura popular brasileira. Dentre eles a SOSACI; o guardião da história do Samba de São Paulo Carlão do Boné da Banda Redonda; Mestre Ananias, pioneiro na capoeira urbana de São Paulo. Artistas: D’Ollynda (pintura), Cacá (dançarino), Geraldo Magela (teatro e contação de história) e Thiago Vaz (artista plástico e muralista, criador do É o Saci Urbano. Integrantes da SOSACI - Sociedade dos Observadores de Sacis também marcam presença.
Nesta ocasião será reforçada a proposta de que o Saci – e seus amigos – seja eleito o símbolo popular da copa e das olimpíadas. "Em terra de Saci, chute é voadora". Aqui se joga futebol até com uma perna! E viva o Diamante Negro Leônidas da Silva! Haverá também uma leitura de um texto do dramaturgo Plínio Marcos, como manifesto de apoio a luta do povo Guarani-Kaiowaá. A entrega do prêmio ocorrerá por volta de 14h00. O agito começará às 12h00, música, exposição de charges sobre o Saci, comidas típicas da cultura brasileira, brincadeiras, pinturas, leituras, contação de estórias e autógrafos de livros da coleção “Mitologia Brasílica”, escritos por Mouzar Benedito junto com o cartunista Ohi, trazem histórias do Saci-Pererê, Iara, Curupira, Caipora, Boitatá, Lobisomem, da Mula Sem Cabeça, da Cuca, que fazem parte do imaginário dos brasileiros e, assim como quase todos os mitos de origem indígena, têm uma ligação estreita com o meio ambiente. (saiba mais aqui). Levem as crianças... O Prêmio será um certificado e uma muda de árvore direto da agrofloresta de Paraty Mirim... Mais informações: 97105-0551 (Edson Lima).
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Educação em museus
De 12 a 14 de dezembro ocorre na Faculdade de Educação (FE) da USP o I Workshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus. As atividades nos três dias irão das 8h30 às 18h30. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos de existência do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF) da FE da USP. Os museus de ciência têm atuado na promoção do acesso de diferentes segmentos da sociedade à educação e à cultura, tornando as ações educativas tarefas centrais destas instituições e levando a expansão e a consolidação de pesquisas em educação desenvolvidas sobre esses espaços. Este contexto vem favorecendo, no país, a formação de grupos de pesquisa em programas de pós-graduação que possuem como objeto de estudo os museus em geral e, especificamente, os museus de ciência e tecnologia em seus diferentes aspectos. Esta realidade leva a constatar a necessidade de promover uma reflexão mais aprofundada e sistematizada sobre a construção do campo de produção de conhecimento em educação e comunicação em museus. As inscrições para o evento devem ser feitas neste link. Alunos de graduação pagam R$ 35,00, alunos de pós-graduação pagam R$ 55,0 e professores pagam R$ 125,00. O endereço é Avenida da Universidade, 220, Trav. 11, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: 3091-2410 /3091-8265 ou pelo e-mail geenf.fe@usp.br (Agência USP de Notícias)
Estrelas do Basquete
Estrelas do Basquete é um programa inteiramente gratuito com cursos de inglês, esporte e liderança, que irá atender 30 estudantes, de 15 a 17 anos, oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é desenvolver habilidade de liderança, relacionamento em equipe, o idioma inglês, tornando os jovens mais preparados para o mercado de trabalho e para lidar com novos projetos em suas comunidades. A coordenação das aulas de inglês será feita pela Associação Alumni, a clínica de basquete será organizada pelos profissionais do SESC Consolação e os cursos de liderança serão oferecidos por profissionais especializados no tema. O curso acontecerá de 18 de fevereiro de 2013 a 29 de novembro de 2013, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 18h00, sem férias em julho. O projeto oferecerá vale-transporte via bilhete único, uniforme e lanche durante as atividades. Local: SESC Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque). Informações e inscrições: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br ou pelo telefone 3234-3066 – das 9h às 19h00.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Livro de cabeceira
Até sexta-feira, 9 de novembro, acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a "Segunda Semana do Livro de Cabeceira". O evento é organizado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e propõe palestras sobre livros bastante conhecidos: quarta-feira, dia 7 de novembro, às 14h00, na Sala 107 (Letras), Gustavo Silveira Ribeiro, fala sobre "O som e a fúria", de William Faulkner; às 18h00 na Sala 8 do prédio da Ciências Sociais, José Miguel Wisnik falando sobre "A legião estrangeira", de Clarice Lispector. Na quinta, às 14h00, o livro comentado é "Contos de Tchekhov", de Anton Tchekhov, com Viviana Bosi, na sala 107 da Letras e às 18h00, "Chamadas Telefônicas", de Roberto Bolaño é comentado por Laura Hosiasson, na sala 24 da Sociais. Na sexta, encerrando a Semana, às 14h00 o livro abordado por Murilo Marcondes é "Grande sertão: veredas", de Guimarães Rosa (Sala 107 - Letras). O evento é aberto e gratuito e o endereço da FFLCH é Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária. Mais informações: (11) 3091-0264. (Agência USP de Notícias)
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Ética e Universidade
A Comissão de Ética da USP e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) realizam nos dia 8, 13 e 28 de novembro, às 15 horas, no IEA, o ciclo de mesas-redondas Ética e Universidade. A iniciativa é fruto da constatação da necessidade de a comunidade uspiana discutir temas relevantes sobre o comportamento ético, para que as conclusões atingidas contribuam para a definição de conceitos de conduta ética na USP. O tema da primeira mesa-redonda será Segurança e Privacidade. Os debatedores serão o professor Sérgio Adorno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o professor Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e o coronel Glauco Carvalho, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A moderação estará a cargo da professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, diretora do Instituto de Relações Internacionais. O objetivo do primeiro encontro é discutir as tensões entre medidas tomadas para prover segurança aos membros da comunidade USP e ao patrimônio público e o respeito à privacidade dos frequentadores da Cidade Universitária (alunos, funcionários, professores, fornecedores e visitantes). Segundo integrantes da comissão, as ameaças à segurança das pessoas e do patrimônio da USP são reais e precisam ser enfrentadas com os instrumentos e recursos de garantia da ordem constitucionalmente estabelecidos, o que, em algumas circunstâncias, pode conflitar com o também legítimo e constitucionalmente assegurado direito à privacidade. As mesas acontecerão na Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária.Acompanhe a transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo. Informações: Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), tel. (11) 3091-1666.
A pior banda do mundo
De 2 de novembro a 2 de dezembro, fica em cartaz no Teatro da USP (Tusp) a peça A Pior Banda do Mundo, que retrata a vida de cinco músicos que ensaiam freneticamente todos os dias, mas não possuem o mínimo talento musical. O espetáculo, apresentado pela companhia de teatro Cia dos Outros, é baseado nos nos quadrinhos do português José Carlos Fernandes. As apresentações acontecem às sextas-feiras e sábados, às 21 horas, e aos domingos, às 20 horas. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). A bilheteria é aberta duas horas antes do espetáculo. A classificação indicativa é 12 anos. O Tusp fica na Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo. Mais informações: (11) 3798-9510 / 2914-0770/ 9126-0425, com Márcia Marques (Canal Aberto Assessoria de Imprensa); site www.usp.br/tusp/?portfolio=a-pior-banda-do-mundo (Agência USP de Notícias)
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Mostra Nelson Rodrigues
A Cinemateca Brasileira celebra neste mês o centenário de nascimento do
escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). A mostra, que vai de 06 de novembro a 02 de dezembro de 2012, homenageia a obra
de um dos maiores autores do teatro moderno brasileiro, apresentando algumas
das mais célebres adaptações de folhetins, contos e peças de Nelson Rodrigues para
as telas. A programação é composta por, entre outros títulos, "Meu
destino é pecar", de Manuel Peluffo, primeiro filme adaptado de um
texto do escritor, "Bonitinha, mas ordinária", versão de J. P.
de Carvalho para a homônima tragédia carioca, uma das melhores leituras
cinematográficas da obra de Nelson, estrelada por Jece Valadão, Odete Lara e
Ambrósio Fregolente, e "Engraçadinha depois dos trinta", de J.
B. Tanko. e 1960. Raridade para o
público de hoje, "Engraçadinha depois dos trinta" será exibido
em nova cópia 35mm confeccionada pela Cinemateca. Outras produções dos anos 1960 também marcam presença como "O beijo" e "A falecida", primeiro longa do cineasta Leon Hirszman, e
primeiro papel da atriz Fernanda Montenegro no cinema. Dois dos maiores
clássicos da filmografia de Nelson Rodrigues, "O casamento" e "Toda
nudez será castigada", de Arnaldo Jabor, também serão projetados em
novas cópias 35mm. Baseado no romance homônimo censurado pelos militares. Versões e adaptações recentes de contos e peças de Nelson Rodrigues também
integram a retrospectiva como "A serpente", de Alberto Magno,
nunca lançado comercialmente nos cinemas, "Gêmeas", de Andrucha
Waddington, com a atriz Fernanda Torres, e "Traição: 3 histórias de
Nelson Rodrigues", de Arthur Fontes, Claudio Torres e José Henrique
Fonseca, produção baseada em contos do dramaturgo. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próxima ao Metrô Vila Mariana). A programação completa pode ser encontrada no site e outras informações em 3512-6111 (ramal 215).
Mostra Louis Malle
Em homenagem aos 80 anos de seu nascimento, celebrados no dia 30 de outubro último, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, em parceria com o CINUSP Paulo Emílio, apresenta uma ampla retrospectiva do cineasta francês Louis Malle, um dos mais populares e influentes de sua geração e um dos poucos a conquistar sucesso também nos Estados Unidos, sem jamais fazer concessões comerciais. Versátil e polêmica, a obra de Louis Malle ainda hoje merece ser conhecida, apreciada e debatida. Mantém-se viva como um momento luminoso do cinema francês. Ainda que não inclua a totalidade das produções deste talentoso diretor, roteirista e produtor de cinema, a mostra "O Cinema de Louis Malle" promete resgatar e divulgar a impressionante trajetória de um cineasta há muito ausente das telas. A última grande retrospectiva brasileira dedicada ao diretor foi realizada há quase quinze anos, em 1998, pelo Cineclube Estação Botafogo, cujo catálogo fornece alguns preciosos trechos críticos reproduzidos aqui, abaixo das sinopses de alguns filmes. A possibilidade de ver ou rever na tela grande estes títulos será certamente um motivo de celebração para cinéfilos, estudiosos e interessados em cinema em geral. Além da mostra de filmes propriamente dita, a ser apresentada em dois espaços culturais diferentes na cidade de São Paulo (CINUSP e CCBB-SP), a programação prevê também a realização de um debate, no dia 7 de novembro no CCBB, em torno da polêmica de Os Amantes, com a presença do curador da mostra, Marcos Kurtinaitis, e de Eliane Robert Moraes, crítica literária, ensaísta, tradutora e professora da FFLCH-USP, e a publicação, em 2013, pela Coleção Cinusp, de um livro ilustrado com filmografia, fotos e textos críticos sobre o cineasta. A programação que vai de 5 a 25 de novembro, está disponível no site do Cinusp. Mais informações: 3091-3540/3364.
Educação pública e sociedade de consumo
No dia 9 de novembro, sexta-feira, às 19h00, debate "A educação pública em uma sociedade de consumidores", com os professores José Sérgio Carvalho (Faculdade de Educação da USP) e Maria Helena Souza Patto (Instituto de Psicologia da USP), no Auditório da Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308 - Bloco B - Cidade Universitária). No mesmo evento será feito o lançamento do livro "Reflexões Sobre Educação, Formação e Esfera Pública", de José Sérgio F. de Carvalho. Nesta obra, o professor analisa, a partir de uma perspectiva filosófica, os vínculos entre a formação educacional e a vida pública. A ação educativa é concebida aqui como um ato de responsabilidade política, como um compromisso de preservação e renovação de uma herança cultural comum. Entre outros temas, são debatidos os conflitos nas relações entre teorias educacionais e práticas pedagógicas; as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio; e o declínio do sentido público da educação. O livro é da Penso Editora e tem, também, versão eletrônica.
Mostra Cultural e Científica da Escola de Aplicação
A semana de 5 a 10 de novembro, segunda à sábado, mobilizará toda a Escola de Aplicação (EA) da Faculdade de Educação (FE) da USP em uma extensa e variada programação de trabalhos escolares elaborados em diferentes linguagens sobre temas que abrangem questões ambientais, problemas sociais, desenvolvimento científico entre outros. Nessa semana ocorrerá a Mostra Cultural e Científica da Escola de Aplicação da FE de 2012. O vídeo convite do evento pode ser acessado no link. No dia 10 de novembro, sábado, o evento será aberto ao público. Às 9 horas haverá a abertura com a apresentação de alunos e de uma mesa de abertura com as professoras Lisete Gomes Arelaro (Diretora da FE), Martha Marandino (Comissão de Cultura e Extensão da FE) e Livia Donnini Rodrigues (Diretora da EA). Das 10h30 às 12h15 apresentações de trabalhos e oficinas e às 12h30, Pocketshow de encerramento com alunos da escola que compõem o "Trio A Gosto". A Escola de Aplicação da FE está localizada na Av. da Universidade, 220, Trav. 11 , Cidade Universitária, São Paulo. A programação completa da Mostra Cultural e Científica pode ser conferida no blog. Mais informações: (11) 3091-3503; email eausp@fe.usp.br
Assinar:
Postagens (Atom)
-
De 12 a 14 de dezembro ocorre na Faculdade de Educação (FE) da USP o I Workshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus. As ativid...
-
Na próxima quarta-feira, dia 27 de julho , das 12h30 às 13h30, será realizada a quarta edição do programa USP Talks, com o tema “Violência ...
-
De 26 a 29 de janeiro , a programação de férias do Centro Universitário Maria Antonia da USP terá "Literaturas em deslocamento", ...