sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cinema e pintura: Visconti, Antonioni e Pasolini

O Centro Universitário Maria Antonia apresenta a série de encontros "Cinema e pintura: Visconti, Antonioni e Pasolini". As relações entre a forte tradição pictórica italiana e o cinema, nas produções dos cineastas Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni e Pier Paolo Pasolini, são os temas dos encontros. As analogias mostram que Pasolini leva para suas telas a representação das obras do trecento italiano, do século XIV, Visconti se aproxima de uma estética mais clássica, representando a composição artística do romantismo do século XVIII e Antonioni, com uma referência mais moderna, procura nas formas abstratas da vanguarda italiana sua maneira de filmar. Trechos de filmes desses três grandes cineastas formados no neorrealismo serão exibidos a cada encontro, como Sedução da carne (1954), de Visconti e Deserto vermelho (1964), de Antonioni e Desajuste social (1961), de Pasolini. A programação, com encontros às terças-feiras, das 20h00 às 22h00, é a seguinte: dia 11 de marçoPaisagem italiana: a revista Cinema e a formação do neorrealismo cinematográfico italiano; dia 18 de marçoA lição de Roberto Longhi: Pasolini e o cinema de poesia; dia 25 de marçoCinema e vida nacional: Visconti e o cinema histórico e encerrando, no dia 1 de abrilForma vazia: Antonioni e a crise da representação da realidade. O ministrante, Alex Calheiros, é professor de Filosofia Política da UnB e tem desenvolvido pesquisa sobre as relações entre cinema e o marxismo italiano, particularmente em filmes de Pier Paolo Pasolini e Luchino Visconti. É organizador do livro Marxismo e produção simbólica: periferia e periferias (Nankin, 2013). O programa tem um custo de R$200,00 com descontos de 20% para estudantes e professores e 40% para terceira idade. Informações: 3123-5213 / 5214 ou pelo e-mail cursosma@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário