Buscando incentivar o debate em torno da greve de funcionários, professores e estudantes da Universidade de São Paulo, em curso desde o dia 27 de maio último, e aproveitando o poder do cinema para promover reflexão sobre importantes questões sociais e culturais, o CINUSP Paulo Emílio apresenta a partir de agora, e durante a duração dessa paralisação na Universidade, uma programação especial de filmes que abordam, direta ou indiretamente, temas como greve de trabalhadores, mobilização social e estudantil, sindicalismo e estruturas de poder e representação. Uma vez que a presente interrupção de inúmeros serviços da Universidade afeta diretamente as atividades corriqueiras do CINUSP, essas sessões especiais não terão condições de ocupar toda a tradicional grade de programação da sala de cinema localizada na Cidade Universitária, que geralmente apresenta sessões de segunda à sexta-feira, às 16 e às 19 horas.
Por conta disso, essa programação especial da GREVE no CINUSP ocupa apenas o horário das 16 horas, às terças, quartas e quintas-feiras. Por enquanto, estão sendo divulgadas apenas as sessões das próximas duas semanas: conforme a greve na Universidade se estenda ou não ao longo das próximas semanas e meses, novas sessões continuarão a ser agendadas e divulgadas. Além disso, os demais horários não ocupados da grade de programação do CINUSP permanecem à disposição para serem preenchidos por atividades de greve –como debates, palestras e sessões de cineclubes – propostas por institutos, servidores, funcionários, professores, alunos, organizações e grupos de estudo da Universidade, e agendadas mediante a disponibilidade de recursos materiais e humanos. Para solicitar o uso da sala de projeção do CINUSP para atividades dessa natureza, os interessados podem enviar um e-mail com sua proposta para o endereço cinusp@usp.br.
Ao apresentar lado a lado nesta programação um conjunto de filmes assim diversificado, no qual questões diretamente ligadas à greve ou pertinentes a ela se somam a outras adjacentes que podem enriquecê-las ou oferecer novos olhares sobre elas, como aquelas vinculadas ao poder e ao sistema capitalista, o CINSUP Paulo Emílio busca enriquecer as visões sobre a mobilização dos trabalhadores, seja fornecendo uma perspectiva histórica ou propondo novas relações possíveis para pensar o momento atual. Um convite para que a comunidade universitária e o público do CINUSP possam assistir a filmes, refletir, debater e engajar-se nesse processo de mudança deflagrado pela greve na Universidade.
PROGRAMAÇÃO:
01/07 | terça
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 ELES NÃO USAM BLACK-TIE
02/07 | quarta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 COSMÓPOLIS
03/07 | quinta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 TUDO VAI BEM
08/07 | terça
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 A GREVE
09/07 | quarta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 PEÕES
10/07 | quinta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 AMOR E RAIVA
Mais informações: CINUSP Paulo Emílio, Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04). Entrada franca, 100 lugares, fone: 11-3091-3540, cinusp@usp.br , www.usp.br/cinusp, www.twitter.com/cinusp, www.facebook.com/cinusp
Nenhum comentário:
Postar um comentário