terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cultura e Pensamento

O Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura, lançou a terceira edição de editais para financiamento de debates presenciais e publicações de alcance nacional. As inscrições para as seleções públicas estarão abertas até 17 de janeiro de 2010 e podem participar, enviando seus projetos para seleção, acadêmicos, pensadores da cultura, artistas, pesquisadores, movimentos sociais e grupos culturais organizados, entre outros agentes.
A edição 2009/2010 dos editais do Programa Cultura e Pensamento visa promover a seleção de projetos para a publicação e distribuição de Revistas Culturais e para a realização de eventos públicos, em âmbito nacional, como simpósios, seminários, ciclos de conferências, etc.
Conforme o edital de apoio e financiamento a revistas voltadas para a reflexão crítica sobre a produção cultural brasileira contemporânea, serão selecionados quatro Projetos Editoriais de Revistas Culturais, com periodicidade bimestral, pelo período de 01 (um) ano, totalizando 06 (seis) edições para cada projeto selecionado. Os projetos selecionados receberão, cada um, recursos financeiros no valor de R$ 88.800,00 (oitenta e oito mil e oitocentos reais), divididos em 5 parcelas, de acordo com o cronograma proposto no regulamento. As publicações selecionadas poderão abarcar uma ou mais das diversas áreas culturais - Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Audiovisual, Literatura, Arquitetura e Design, Memória e Patrimônio, entre outros.
O edital de apoio aos debates presenciais dispõe que serão selecionados oito projetos de eventos públicos destinados essencialmente a fortalecer e ampliar os espaços de reflexão da sociedade brasileira em torno de temas da agenda intelectual contemporânea. Para cada projeto vencedor, serão destinados recursos no valor de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). O processo de seleção acontecerá em duas etapas. Na primeira, o proponente deverá cadastrar sua proposta por meio do preenchimento do Formulário de Inscrições On-Line. Os proponentes cujas propostas forem pré-selecionadas passarão à segunda etapa, que consiste no envio da versão final do projeto.
A edição 2009-2010 dos editais do Cultura e Pensamento tem patrocínio da Petrobras e é realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão - FAPEX - e pela Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. A coordenação do programa é de responsabilidade da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Também são parceiros da iniciativa o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.


Para conhecer o Programa Cultura e Pensamento e ler os regulamentos para a seleção dos projetos acesse o site http://www.cultura.gov.br/culturaepensamento/  (Minha fonte: Cris Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário