sábado, 12 de março de 2011

Mostra Games no CINUSP

                        
Há um choque de linguagem entre um game e um filme. Uma criança saberia explicar mil vezes melhor que qualquer adulto: um eu controlo, o outro eu assisto. Simples. Se controlamos determinado personagem, temos certa liberdade de movimentação, de probabilidades, um mundo aberto se revela, ainda que essa abertura dependa das possibilidades do jogo. Se assistimos determinado personagem (considerando o cinema do sujeito), percebemos de outra forma os eventos que se dispõem diante de nossos olhos, um mundo circunscrito se revela (essa concentração dependerá da habilidade de seus responsáveis).
Há uma tendência cada vez maior dos games de maior sucesso e abertura terem uma narrativa cada vez mais diluída, quanto menos interferência do deus ex-machina, melhor. Paradoxalmente, em 2009, o crítico de cinema Peter Travers da revista Rolling Stone, elegeu como o melhor filme do verão o jogo Grand Theft Auto IV. Pois então há algo de curioso neste caso, pois o melhor filme agora seria aquele que menos narrativa teria? Quanto mais aberto, ou interativo, melhor?
É seguindo as questões que a Mostra Machinima trouxe que o Cinusp Paulo Emílio apresenta a Mostra Games, saindo dos games para retornar ao cinema, buscando reconhecer como se dá esse movimento de enclausuramento das narrativas mais ou menos abertas dos games, do que o cinema destrói, mas também do que se transforma neste contato. Dividimos essa investigação em três semanas, cada uma com um tema. Adaptações, Narrativa e Forma.
Na primeira semana, começamos com filmes que tentaram adaptar o imaginário dos vídeo games às grandes telas. Resident Evil – o Hóspede Maldito e Street Fighter nos mostram as dificuldades de se transpor bits em atores, em manter o "clima" que levou os games ao sucesso: que tipo de problemas eles enfrentam ao tomar para si o controle de Chun-Li e Alice? Seguimos com Final Fantasy e seu imaginário envolvente, um dos primeiros filmes a emular com tamanho realismo seres humanos em computação gráfica, uma espécie de pré-Avatar. Já Scott Pilgrim Contra o Mundo – originalmente uma história em quadrinhos – faz da cidade de Toronto um verdadeiro cenário de seu próprio jogo surreal e carismático, entregando a “vida real” aos princípios do mundo virtual. Mistura de estilos.
Na segunda semana, a narrativa dos games influencia o mecanismo dramático dos filmes. Distrito 9 faz sua personagem mergulhar na alienação de sua transformação corporal, uma mudança repentina de espécie que se dá em meio a armas e naves colocadas como conquistas de habilidade. Corra Lola, Corra cria o maior de todos os obstáculos, o tempo, tecendo o futuro da protagonista em um ritmo frenético de possibilidades. O Feitiço do Tempo encerra o repórter Phil Connors em um único dia, fazendo-o realizar o impossível aos mortais: viver todas as alternativas de um dia, como se a vida fosse estruturada em fases sob um eterno play again.
Na terceira e última semana os filmes têm sua forma contaminada por tradições virtuais. Elefante acompanha vários personagens com sua atenciosa câmera em primeira pessoa, fazendo-nos encaixar as peças da história ao longo de um dia numa escola. Tron emoldura seu herói Kevin Flynn em seu programa de computador, alimentando o delírio do que seria entrar num vídeo game. Level Five também coloca sua protagonista dentro de um jogo, mas desta vez é o jogo da História e da memória. Reconhecer e perseguir investiga a dimensão política da criação de imagens virtuais na indústria da guerra do Iraque de 1991, e daquilo que torna imagens virtuais tangíveis, reais.
Esperamos que espectadores e jogadores fiquem atentos às próximas fases de hibridização das telas. Só desliguem os celulares, por favor.
Boas sessões!

Bruna Carvalho
Jacqueline Plaça
Rafael Nantes



Sinopses



Corra, Lola, Corra (Lola Rennt)
Direção: Tom Tykwer
Alemanha, 1998, 81’, DVD
Classificação: 14 anos
Elenco: Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Nina Petri
Sinopse: Manni, o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronni telefona para Lola, sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.



Distrito 9 (District 9)
Direção: Neill Blomkamp
Nova Zelândia/África do Sul, 2009, 112´, DVD
Classificação: 14 anos
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike.
Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extraterrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe, um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extraterrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extraterrestre Christopher para escapar.


Elefante (Elephant)
Direção: Gus Van Sant
EUA, 2003, 81’, DVD
Classificação: 14 anos
Elenco: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell
Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.


Feitiço do Tempo (Groundhog Day)
Direção: Harold Ramis
EUA, 1993, 97’, DVD
Classificação: Livre
Elenco: Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliott, Stephen Tobolowsky
Sinopse: Um repórter de televisão que faz previsões de metereologia vai a uma pequena cidade para fazer uma matéria especial sobre o inverno. Querendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, sendo condenado a repetir sempre os eventos daquele dia.





 Final Fantasy (The Spirits Within)
Direção: Hironobu Sakaguchi
EUA, 2001, 106’, DVD
Classificação: Livre
Elenco: Alec Balwin, Steve Buscemi, Peri Gilpin, Ming-Na.
Sinopse: O ano é 2065 DC. A Terra está infestada por espíritos alienígenas e a humanidade à beira da extinção total. Levada por um sonho e guiada por seu mentor, o Dr. Sid, a cientista Aki Ross luta para achar os oito espíritos necessários para criar uma força pura e poderosa o suficiente para proteger o planeta e destruir a força alienígena. Com a ajuda do Esquadrão dos Olhos Profundos, Aki deve salvar a Terra de seu tenebroso ódio e libertar a Fantasia Final.


                               
Level Five
Direção: Chris Marker
França, 1997, 106’, DVD
Classificação: Livre
Elenco: Catherine Belkhodja, Kenji Tokitsu, Nagisa Ôshima.
Laura, uma programadora francesa, herda a tarefa de criar um jogo de computador da Batalha de Okinawa, que ocorreu no Japão na Segunda Guerra Mundial. Ela procura na Internet informações sobre a batalha, entrevista especialistas japoneses e testemunhas do fato histórico. As circunstâncias extraordinárias da Batalha de Okinawa levam Laura a refletir profundamente sobre sua própria vida e sobre a humanidade em geral, particularmente sobre como lidamos com a história e com as memórias.



Reconhecer e perseguir (Erkennen und verfolgen)
Direção: Harun Farocki
Alemanhã, 2003, 58’, DVD
Classificação: 14 anos
As imagens captadas por projéteis de mísseis americanos são conhecidas mundialmente, desde a primeira guerra do Iraque em 1991. Demonstram-se a superioridade técnica americana, para Farocki são exemplos de um novo tipo de imagem reduzida a algoritmos e operações técnicas, como o GPS e as armas inteligentes, baseados em processos calculáveis.




 Resident Evil – O Hóspede Maldito (Resident Evil)
Direção: Paul Anderson
EUA, 2002, 101’, DVD
Classificação: 16 anos
Elenco: Ryan McCluskey, Milla Jovovich, Oscar Pearce, Indra Ove
Sinopse: Uma equipe de militares precisa combater mortos-vivos carnívoros, cachorros mutantes assassinos e as mortais defesas de um supercomputador antes que um vírus terrível extermine a humanidade.


Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs The World)
Direção: Edgar Wright
EUA, 2010, 112’, DVD
Classificação: 12 anos
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Chris Evans.
Sinopse: Scott Pilgrim tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona V. Flowers. Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.



Street Fighter – A última Batalha (Street Fighter)
Direção: Steven E. de Souza
EUA, 1994, 101’, DVD
Classificação: 12 anos
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Raul Julia, Ming-Na, Damian Chapa.
Sinopse: Em Shadaloo, uma cidade localizada no sudeste da Ásia, uma guerra civil é orquestrada pelo General M. Bison. O conflito ganha importância mundial após Bison sequestrar 63 delegados das Nações Unidas, exigindo por eles um resgate de US$ 20 bilhões. Para libertar os reféns é designado o Coronel Guile, que conta com a ajuda de Cammy, uma oficial da Inteligência Britânica, e ainda dois heróis casuais em sua tentativa de invadir a fortaleza de Bison. Mas o plano de Guile pode ir por água abaixo devido a uma repórter de TV que quer aproveitar o momento conturbado para realizar uma vingança pessoal.


Tron – Uma Odisséia Eletrônica (Tron)
Direção: Steven Lisberger
EUA, 1982, 96’, DVD
Classificação: Livre
Elenco: Bruce Boxleitner, David Warner, Jeff Bridges
Sinopse: Quando Flynn invade a tela principal de seu ex-chefe para provar que foi trapaceado por outro executivo, acaba se envolvendo numa aventura ainda maior.  Transformado por um poder, se junta aos gladiadores computadorizados num jogo mortal e tem que enfrentar Tron, um programa especializado em segurança.  Juntos, enfrentam a última batalha com o MPC para decidir o destidos dos mundos real e virtual.





Grade horária



14/03
15/03
16/03
17/03
18/03
16h
Resident Evil
Final Fantasy
Street Fighter
Scott Pilgrim
Street Fighter
19h
Scott Pilgrim
Street Fighter
Resident Evil

Final Fantasy
Scott Pilgrim




21/03
22/03
23/03
24/03
25/03
16h
Corra, Lola, Corra
Feitiço do Tempo
Não haverá sessão
Não haverá sessão
Não haverá sessão
19h
Feitiço do Tempo
Distrito 9
Corra, Lola, Corra
Feitiço do Tempo
Distrito 9




28/03
29/03
30/03
31/03
01/04
16h
Tron
Level Five
Elefante
Reconhecer e Perseguir
Tron
19h
Elefante
Reconhecer e Perseguir
Tron
Level Five
Elefante


Universidade de São Paulo  - USP
 Pró-Reitoria de Cultura e Ext. Universitária - PRCEU
CINUSP “PAULO EMÍLIO”
Rua do Anfiteatro, 181
Colméia – Favo 04 (Projeção) – Favo 37 (Administração)
São Paulo – SP  - 05508-900
Fones: 3091-540/3152  - fone/fax: 3091-3364
e-mail: cinusp@usp.br
Entrada Franca – 100 lugares
Confira as novidades no twitter:  @cinusp


Nenhum comentário:

Postar um comentário