segunda-feira, 25 de abril de 2011

V Festival Ruas de Esporte: que USP você conhece?

Temos o prazer de compartilhar com vocês a programação do Festival Ruas de Esporte. Esperamos que todos tenham a oportunidade de desfrutar das atividades e do espaço da USP, além de refletir sobre a utilização dos espaços públicos para a prática de atividades esportivas. Segue abaixo a programação específica do dia 10 de maio, 3a feira.

PROGRAMAÇÃO 10/05/11 – 3ª feira - Centro de Visitantes da USP da Capital (Praça Reynaldo Porchat, 110 - local de todas as atividades deste dia)

8h00 às 18h30 - Distribuição do Kit “Conheça melhor a USP”
8h00 às 9h00 - Experiências com modos de circular pelo Campus (Educadores do Prodhe – Cepeusp)
9h00 às 10h30 - Corrida de Orientação pela USP (Cleber Liberal - EDECAÇÃO – Centro de Formação e Capacitação em Atividades de Aventura)
10h30 às 11h00 - Energias do Aikido (Rafael Lima – Centro de Visitantes da USP)
12h00 às 13h00 - Capoeira (Gladson e Vinicius Heine - Cepeusp)
14h40 às 16h00 - Corrida de Orientação pela USP (Cleber Liberal - EDECAÇÃO – Centro de Formação e Capacitação em Atividades de Aventura)
16h00 às 16h30 -  Energias do Aikido (Rafael Lima – Centro de Visitantes da USP)
17h30 - A busca pelo caminho interior: um jeito diferente de caminhar pelo Campus (Pedro Paulino – Instituto de Psicologia da USP – Laboratório de Estudos da Personalidade).

Informações sobre as oficinas (em ordem alfabética):

A busca pelo caminho interior: um jeito diferente de caminhar pelo Campus - Caminhadas terapêuticas com finalidade de despertar potencialidades latentes, bem como autoconhecimento interno e externo do corpo físico e psíquico. Serão definidas estações, (lugares) a serem percorridos e entre eles, propostas reflexivas com abordagens psicológicas. Bate papo nas estações sobre as vivencias experienciadas, bem como exercícios de relaxamento. Responsável: Pedro Paulino – Instituto de Psicologia da USP – Laboratório de Estudos da Personalidade do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Local de saída: Centro de Visitantes da USP às 17h30. Participação: livre.
Capoeira: Apresentação de capoeira, samba de roda de maculelê, vivências rítmicas e bate papo. (
Responsáveis: Gladson e Vinicius Heine – Cepeusp. Local: Centro de Visitantes da USP das 12h às 13h. Participação: livre.
Corrida de Orientação pela USP - A corrida de orientação é uma espécie de rally a pé onde o objetivo é escolher a melhor rota a ser seguida em determinado espaço, conhecido ou não, dentro de um tempo determinado. Serão dadas informações básicas de como fazer a: leitura precisa do mapa e uso da bússola. Equipes com componentes de várias idades serão formadas, contendo uma bússola, um mapa e a inteligência. Nada mais é preciso para que tracem seu próprio caminho, atravessando trilhas e caminhos pelo campus, tornando-se verdadeiros vencedores quando chegarem ao fim da corrida, passando por todos os pontos de marcação. Responsável: Cleber Liberal - EDECAÇÃO – Centro de Formação e Capacitação em Atividades de Aventura. Local de saída: Centro de Visitantes da USP das 9h às 10h30 e das 14h40 às 16h. Participação: livre.
Distribuição do Kit “Conheça melhor a USP” - Durante todo o dia serão distribuídos o mapa “Conheça a USP com o Festival Ruas de Esporte” e o jogo de tabuleiro Ruas de Esporte. São recursos auxiliares para motivar ainda mais a participação nas etapas do Festival e estimular o envolvimento nas inúmeras atividades que a universidade oferece ao longo do ano. Local: Centro de Visitantes da USP das 8h às 18h30.
Energias do Aikido - Atividade de habilidades e técnicas da arte marcial japonesa desenvolvida a partir de 1940 e considerada por seu fundador, Morihei Ueshiba, uma Arte da Paz, pois um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa. Responsável: Rafael Lima – Centro de Visitantes da USP. Local: Centro de Visitantes da USP das 10h30 às 11h e das 16h às 16h30. Participação: livre.
Experiências com modos de circular pelo campus - A ideia é que sejam formados grupos para percorrerem determinado percurso a pé, de ônibus circular USP, de carro ou de bicicleta. Com um roteiro de observação em mãos, o objetivo é que captem situações, curiosidades, paisagens que encontram pelo caminho, registrando-as de alguma forma (por escrito, imagens ou outra forma). Responsáveis: educadores do Prodhe - Cepeusp. Local de saída: Centro de Visitantes da USP das 8h às 09h. Participação: livre.

Participe! Movimente-se, desfrute, conheça, compartilhe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário