sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festa do Saci no Parque Previdência


Em uma iniciativa da Associação dos Educadores da USP, O Autor na Praça, Movimento TroKaoslixo, Brechó do Beco, Casa de Cultura Paraty Mirim, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Ateliê Pingos do Querosene, Parque da Previdência e muitos amigos do Saci... Caipora, Curupira etc...  acontecerá no próximo domingo, dia 11 de novembro, acontecerá no Parque da Previdência, a partir das 12h00 até às 17h00, a 3ª Festa do Saci e seus amigos. Além de promover os verdadeiros mitos de nossa cultura popular, também será lembrado Zumbi dos Palmares, pelo mês da Consciência Negra. Nesta festa será entregue o prêmio Saci para diversas personalidades que promovem de fato a cultura popular brasileira. Dentre eles a SOSACI; o guardião da história do Samba de São Paulo Carlão do Boné da Banda Redonda; Mestre Ananias, pioneiro na capoeira urbana de São Paulo. Artistas: D’Ollynda (pintura), Cacá (dançarino), Geraldo Magela (teatro e contação de história) e Thiago Vaz (artista plástico e muralista, criador do É o Saci Urbano. Integrantes da SOSACI - Sociedade dos Observadores de Sacis também marcam presença.  
Nesta ocasião será reforçada a proposta de que o Saci – e seus amigos – seja eleito o símbolo popular da copa e das olimpíadas. "Em terra de Saci, chute é voadora". Aqui se joga futebol até com uma perna! E viva o Diamante Negro Leônidas da Silva! Haverá também uma leitura de um texto do dramaturgo Plínio Marcos, como manifesto de apoio a luta do povo Guarani-Kaiowaá. A entrega do prêmio ocorrerá por volta de 14h00. O agito começará às 12h00, música, exposição de charges sobre o Saci, comidas típicas da cultura brasileira, brincadeiras, pinturas, leituras, contação de estórias e autógrafos de livros da coleção “Mitologia Brasílica”, escritos por Mouzar Benedito junto com o cartunista Ohi, trazem histórias do Saci-Pererê, Iara, Curupira, Caipora, Boitatá, Lobisomem, da Mula Sem Cabeça, da Cuca, que fazem parte do imaginário dos brasileiros e, assim como quase todos os mitos de origem indígena, têm uma ligação estreita com o meio ambiente. (saiba mais aqui). Levem as crianças... O Prêmio será um certificado e uma muda de árvore direto da agrofloresta de Paraty Mirim... Mais informações: 97105-0551 (Edson Lima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação e o mundo moderno - 9 e 10/8/2017

Em virtude do lançamento do livro "Hannah Arendt: a educação e o mundo moderno", organizado por José Sérgio Fonseca de Carvalho e...