segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

30 Tons de Noir - Mostra do CINUSP

Entre os dias 30 de janeiro e 19 de fevereiro de 2017, o CINUSP apresenta a mostra "30 Tons de Noir", que conta com 30 filmes do gênero que se iniciou nos anos 1930 na França e se consolidou nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. O termo film noir foi inicialmente usado pela crítica francesa para se referir, em tom pejorativo, a obras consideradas demasiadamente pessimistas de diretores como Jean Renoir, Marcel Carné, Julien Duvivier, Jean Grémillon e Jacques Feyder, todos presentes nesta mostra. Estes diretores foram centrais para o movimento chamado Realismo Poético e entre suas obras exibidas estão: A Besta Humana, de Jean Renoir, O Demônio da Algéria, de Julien Duvivier e Cais das Sombras, de Marcel Carné. Após a 2ª guerra, com a exibição na França de filmes norte-americanos, críticos franceses encontraram semelhanças entre o Realismo Poético francês e obras comoO Falcão Maltês, de John Huston, Laura, de Otto Preminger, Farrapo Humano ePacto de Sangue, de Billy Wilder, todas presentes nesta mostra. Assim como os filmes franceses, a produção norte-americana de film noir formava um quadro geral que negava o maniqueísmo, rejeitando os rígidos padrões morais da época. O film noir também representou a incorporação ao cinema norte-americano de traços do cinema europeu, graças à imigração de profissionais do cinema impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. Um destes profissionais foi o alemão Fritz Lang, com dois filmes presentes na mostra: M, O Vampiro de Dusseldorf e Almas Perversas, uma refilmagem produzida nos EUA do filme A Cadela, de Jean Renoir, também presente na mostra. Já o italiano Luchino Visconti foi assistente de direção de Renoir no filmeToni, e está representado na mostra com o filme Obsessão. Com estes filmes, a mostra 30 Tons de Noir pretende realçar a influência da filmografia francesa no que se convencionou a se chamar de cinema noir americano. Longe de querer encontrar uma gênese para o gênero americano, o intuito é aproximar duas cinematografias separadas por um oceano e uma década, além de apresentar clássicos franceses poucos exibidos no Brasil. As sessões acontecem na sala do CINUSP na Cidade Universitária de segunda a sexta às 16 e 19 horas. Na sala Maria Antônia, aos sábados, às 16, 18 e 20 horas, e aos domingos, às 18 e 20h. As sinopses dos filmes podem ser acessadas neste documento e no site do CINUSP. No site do CINUSP também é possível acessar todas as nossas publicações e vídeos de debates na íntegra. (Texto de divulgação do CINUSP)

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