sexta-feira, 30 de outubro de 2009

N O V E M B R O 2 0 0 9


Reuniões e encontros

Rede Butantã conversa sobre Saúde e Educação
No dia 4 de novembro, quarta-feira, das 9h00 às 12h00, no Centro de Saúde-Escola Samuel B. Pessoa (Av. Dr. Vital Brasil, 1490), a Rede Butantã se reúne tendo como proposta de pauta questões relativas à Saúde e Educação na região do Butantã. Além dos informes sobre inúmeros assuntos, que sempre enriquecem estas reuniões, nesta data será feito um levantamento de questões problemáticas que tem preocupado os profissionais destas áreas e os participantes da Rede em geral. A reunião é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Informações: rbutanta@grupos.com.br

FoCA-Bt organiza seu calendário
Na sexta-feira, dia 6 de novembro, das 9h00 às 12h00, no CCA Ideal, no Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5985), reunião do Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã – FoCA-Bt. As reuniões deste final de ano têm como principal objetivo avaliar o trabalho desenvolvido por este Fórum e planejar as ações do próximo ano. Nestas duas últimas reuniões (a de dezembro será no dia 10, às 14h00) deverão ser discutidas questões como o dia e horário das reuniões (questão que foi levantada no grupo virtual); a participação das escolas da região na Semana do ECA; formas de organização deste evento, para garantir melhores condições para 2010; eleições para Conselho Tutelar em 2010 e eleições majoritárias. As reuniões são abertas aos interessados pelo tema. Informe-se mais visitando o blog do Fórum ou escrevendo para focabt@gmail.com .

Cursos, oficinas e seminários

Palestras sobre clássicos da Literatura
No dia 4 de novembro, quarta-feira, às 18h00, o Prof. Emerson C. Inácio (FFLCH), profere palestra sobre o livro Capitães de Areia, de Jorge Amado, seguida de debate com o tema Movimentos Sociais e Repressão. No dia 12 de novembro, quinta-feira, às 18h00 é a Profa. Cilaine A. Cunha (FFLCH) que fala sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, e às 20h30, a Profa. Valéria de Marco aborda Iracema, de José de Alencar. As palestras acontecerão na Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária). Informações: 3091-2426.

Seminário Áreas Verdes
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pela Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1 (DGD-CO 1) e o Parque da Previdência convidam para o II Seminário de áreas verdes: contribuições à qualidade ambiental da cidade, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro, de quinta a sábado, no Museu de Arte Contemporânea do Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral - Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo - 3º andar – auditório). O seminário tem por finalidade a integração entre os parques urbanos, as Unidades de Conservação (UC) e destes com a Cidade no que se refere à contribuição e papéis de cada unidade à qualidade ambiental da metrópole e também visa à integração e troca de experiência entre os profissionais de diversas áreas que têm as áreas verdes como objeto de trabalho ou de interesse. Para receber o programa completo e ficha de inscrição solicite no e-mail seminarioareasverdes@yahoo.com.br

Entre o cuidar e o Educar
No dia 6 de novembro, sexta-feira, às 19h30, no Auditório da Faculdade de Educação da USP, acontecerá a mesa redonda: Entre o cuidar e o educar: aproximações e distâncias, com Bernard Pechberty (psicanalista, Université Paris Descartes) e Rosa Maria M. Mariotto (psicanalista e Professora da PUC Paraná). A coordenação ficará a cargo de Maria Cristina Kupfer e Rinaldo Voltolini. No evento ocorrerá também o coquetel de lançamento do livro: "Cuidar, Educar e Prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês", de Rosa Maria M. Mariotto. Inscrições no local. Vagas limitadas.

IV Colóquio sobre educação sócio-comunitária
O Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL realizará no período de 11 a 14 de novembro, no campus Nossa Senhora Auxiliadora do UNISAL – Americana/SP, o IV Colóquio sobre educação sócio-comunitária com o tema geral: “Diversidade, inclusão e Educação Sócio-comunitária”. Enquanto o I Colóquio destacou a discussão sobre o alcance do conceito de Educação Sócio-comunitária, o II Colóquio tratou do debate entre as concepções de Educação Sócio-comunitária e Educação Não-formal e o III Colóquio privilegiou a apresentação de experiências educacionais e de debates teóricos a respeito delas. O objetivo deste quarto encontro é constituir-se como um espaço plural para apresentar pesquisas, promover debates, trocar experiências e estabelecer relações entre pesquisadores e educadores. Para inscrição e informações sobre a programação acesse o site www.unisal.br/coloquio.

Envelhecimento e Saúde Pública
A Faculdade de Saúde Pública da USP, O NEPESS e o Projeto SABE, realizarão no período de 15 a 17 de novembro, o 1º Seminário na FSP USP: “Envelhecimento e Saúde Pública”, com uma intensa programação de conferências e mesas-redondas enfocando diversos temas relativos ao envelhecimento. O seminário acontecerá no Auditório João Yunes (Av. Dr. Arnaldo, 715) e as inscrições tem um custo de R$120,00 para profissionais e R$ 60,00 para estudantes, mediante depósito no Unibanco: banco: 409 - agência 0756 - conta: 100485-9. Veja a programação completa na página eletrônica da FSP. Para maiores informações e inscrições, os telefones são 3061-7724/7744 ou enviar e-mail para secretária Ana, samiana@usp.br.

Desafios para a Educação
Entre os dias 01 e 03 de dezembro deste ano, o Centro de Estudos Educação & Sociedade (CEDES), da UNICAMP, promove o 2º Seminário de Educação Brasileira, com o tema "Os Desafios Contemporâneos para a Educação Brasileira e os Processos de Regulação". Veja a programação completa no site do evento. Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para apresentação de trabalhos, que devem se vincular a um dos eixos norteadores do seminário: 1. O público e o privado na oferta da educação brasileira; 2. Quantidade e qualidade da Educação Brasileira; 3. Políticas Educativas e processos de regulação; 4. Sistemas de educação no Brasil e na América Latina e 5. Educação, desigualdade e justiça social.

Dicas Culturais

Sarau da Educação
Em uma realização do Grupo de Cultura e Educação e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Osasco, acontecerá no dia 21 de novembro, sábado, das 19h00 às 22h00, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco (Av. Marechal Rondon, 263 – Centro de Osasco), o VIII Sarau da Educação “Pra viver um grande amor”, homenagem a Vinicius de Moraes e Chico Buarque. Compõem a programação: Exposição “Caminhos do Amor”, com a artista plástica Vânia Rossi; “Amor na Mitologia”, com o filósofo e professor Marcos Ferreira (FEUSP); Varal de Poesias; Apresentação musical; Ballet; Exibição de curta-metragem; Performances e muito mais... Participe, leve sua arte, amigos, salgados, doces, frutas, refrigerante ou suco. Informações: saraudaeducacao@gmail.com ou 9366- 4907/9994- 6551.

Bolsas no Exterior
A Associação United World Colleges do Brasil oferece bolsas de estudo (completas e parciais) para estudantes brasileiros, atualmente cursando o 1º ano do Ensino Médio, como já faz tradicionalmente desde 1974. A UWC conta com doze colégios (Canadá, Cingapura, Costa Rica, Estado Unidos, Hong Kong, Índia, Itália, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Bósnia e Venezuela), com alunos de mais de 80 países. O objetivo dos colégios é promover a compreensão entre os povos, através da convivência e da educação. O currículo seguido é o Bacharelado Internacional (que no Brasil equivale à conclusão do ensino médio). A experiência é complementada pelo trabalho social e atividades nas áreas esportiva, criativa, artística e ambiental. Para obter maiores informações sobre o movimento e o processo de seleção acesse a página eletrônica www.uwc.org.br . As inscrições se encerram em 18 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário