De 24 a 27 de agosto acontecerá o I Seminário Internacional de Avaliação - A avaliação em questão no contexto mundial contemporâneo". No Brasil como no resto do mundo atual, a avaliação parece surgir como resposta para a resolução de problemas tão complexos e diversos como o desempenho profissional de professores e outros agentes educativos, a melhoria da qualidade das escolas e seus serviços educativos, o incremento da qualidade das aprendizagens dos alunos e, também, da performance dos sistemas educativos nacionais. A FEUSP, a FE/UNICAMP e a FPCEUP/PT vêm desenvolvendo o Projeto de Pesquisa "Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto". É objetivo desse Projeto contribuir propositivamente para a construção de alternativas que contemplem a conciliação entre o desejo de incrementar a qualidade da educação com a matriz mais abrangente da efetiva concretização da democratização da educação. A pesquisa incide sobre a avaliação de escolas, articulando a reflexão em torno das imposições e da responsabilidade social resultante da avaliação externa, com a implicação dos atores educativos em processos de reflexão sobre as suas práticas e rotinas de trabalho, construindo perspectivas que conduzam à sua progressiva transformação. A partir dos desenvolvimentos deste projeto, é pertinente dedicar este Seminário Internacional ao debate de algumas questões mobilizadoras: - Porquê e para quê avaliar? A avaliação como fim? A avaliação como meio? - Que relação(ões) entre a avaliação e as políticas e práticas educativas? - Como visibilizar culturas de avaliação e promover a sua transformação? Mais informações: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1626
Notícias rápidas, curtas sobre coisas que acontecem no Butantã e na USP e outras que possam interessar a um público especialmente de pessoas envolvidas com questões sociais.
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