terça-feira, 27 de outubro de 2015

Práticas Corporais no Território do Butantã

Convidamos a todos os profissionais a participarem do "I Seminário de Práticas Corporais no Território do Butantã", no dia 28 de novembro, sábado, das 8h00 às 17h00, na Diretoria Regional de Educação do Butantã. Desde agosto de 2014 o Grupo de Trabalho de Educação Física Esportes e Lazer do Butantã que reúne Diretoria Regional de Educação do Butantã, Unidades Educacionais da região, Núcleo de Esportes dos CEUs (Uirapuru e Butantã), Supervisão de Esportes do Butantã juntamente com os Clube Esportivos, Universidade de São Paulo (PRODHE), além de organizações sociais, movimentos sociais e entidades que atuam no território passou a se reunir com o objetivo de constituir-se como espaço de reflexão e construção coletiva dos inúmeros serviços e equipamentos que atuam no território com essa temática. Este seminário nasce da necessidade de visualizar de forma real como as praticas corporais se dão em nosso território e como podemos pensar e agir de forma articulada . Escolas, CEUs, Clube Esportivos, Organizações e Movimentos Sociais do território estão convidados a participar das discussões apresentando suas praticas. Inscrições e Maiores informações no Link: http://goo.gl/forms/ic6AxqJqQc . A data limite para inscrição de trabalhos é 19 de novembro.

Relato do Encontro feito pela equipe do PRODHE:

No dia 28 de novembro o PRODHE compartilhou a "Experiência em Educação Esportiva" no I Seminário de Práticas Corporais no Território, realizado na Diretoria Regional de Educação do Butantã. Ao todo, 13 relatos de práticas foram apresentados no evento, que contou com aproximadamente 40 participantes. Além da experiência do PRODHE, houve 1 relato da Associação Esporte Solidário, 2 do Centro Educacional Unificado Butantã, 1 do Centro Esportivo Solange Bibas, 1 do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Butantã, 2 de Escolas Estaduais e 5 de Escolas Municipais. A grande maioria das práticas relatadas ocorreram na região do Butantã, demonstrando o esforço em compreender e articular o que ocorre no território em busca de uma educação integral.
Os mediadores, Marcos Garcia Neira e Ana Beatriz Goulart de Faria, ressaltaram alguns pontos que transpassaram os relatos: a democratização das práticas corporais, o diálogo entre os envolvidos e a conversa um a um estabelecendo vínculos, a humanização dos praticantes, a variedade das práticas corporais em seus formatos e sentidos, o estabelecimento de uma rede social com a circulação e a interação dos praticantes com os espaços do território e da cidade, a ocupação dos espaços públicos etc.
A experiência do Butantã com Grupos de Trabalho articulando um Território Educador e, especificamente os relatos apresentados no seminário, indicam possibilidades de construção de uma educação integral e de uma "nova" escola, onde o corpo tem papel central por trazer uma integralidade e a presença de cada pessoa.

E desafios foram tirados do evento: escrever um texto sobre o seminário, organizar novos seminários etc. Esses desafios e outras possibilidades serão conversadas no próximo encontro do Grupo de Trabalho Educação Física, Esporte e Lazer no Butantã, dia 08 de dezembro, às 9 horas, na Diretoria Regional de Educação do Butantã (Rua Azém Abdalla Azém, 564 - Jardim Bonfiglioli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário