sexta-feira, 11 de setembro de 2009

NOVAS DE SETEMBRO

VIII Semana do ECA no Butantã
De 14 a 19 de setembro acontecerá a VIII Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente no Butantã. Iniciativa do Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt), o evento reúne iniciativas de variadas instituições da região que propõem a discussão do estatuto e a participação de crianças e adolescentes em ações de protagonismo. Veja a programação no
Blog do FoCA. A Semana do ECA está concorrendo neste ano ao Prêmio Itaú-Unicef, na categoria “Alianças” e terá seu encerramento com uma grande festa no sábado, dia 19, das 14h00 às 17h00, no Parque da Previdência, com oficinas, barracas de informações, brincadeiras e apresentações musicais – Fanfarra da EMEF Anexa Educandário Dom Duarte e o Grupos de Percussão Batukaí e Batucaria, do Projeto Casulo. Informações: focabt@gmail.com

Atendimento de crianças em situação de risco
Estarão abertas até o dia 12 de setembro, através do e-mail ensino@projetoquixote.org.br , inscrições gratuitas para o Curso promovido pelo Projeto Quixote, com o apoio do FUMCAD: “Conceitos e manejos pedagógicos para o atendimento de crianças e jovens em situação de risco”, que acontecerá às quartas-feiras (Início dia 23 de setembro), das 8h30 às 12h30, com 10 aulas. Os interessados deverão solicitar Ficha de Inscrição e Carta de Ciência (que deverá ser assinada pelo responsável pela organização em que o participante atua) pelo e-mail e reenviar preenchidos. Serão fornecidos certificados de participação a quem tiver 70% de freqüência.

Exposição HUMANUS DIVINUS E INFINITUS
De 11 de setembro a 20 de outubro, é a temporada da V Exposição de artes Plásticas em Tela do Butantã. Para o evento, cada artista pôde inscrever até duas telas para a exposição “ Humanus Divinus e Infinitus” , pensando no conceito de que essas três palavras resumem a construção de uma arte: HUMANUS (a arte feita por um ser humano), DIVINUS (a inspiração é algo divino) e INFINITUS (a inspiração não tem limite). A exposição acontece na Casa da Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, JD. Peri-Peri). Informações: 3744-4369 / 3742-6218.

Palestra sobre Redes Sociais
No dia 15 de setembro, terça-feira, às 19h00, Augusto Franco profere palestra com o tema “Uma nova visão sobre as redes sociais: explorações no espaço-tempo dos fluxos”. O evento acontecerá no MASP (Av. Paulista, 1578), a entrada é franca e a organização é do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz. Informações: 3266-6188.

IV Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes
O Projeto Esporte Talento, em nome de mais de 15 instituições co-organizadoras do evento, convida a todos para participarem inscrevendo-se para oficinas e/ou relatos do "VI Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes: mobilização para uma nova cultura", que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Práticas Esportivas da USP. Desde 2004, várias instituições locais e da cidade tem apresentado relatos, compartilhado experiências e participado dos diálogos, sempre buscando refletir e aprimorar as práticas cotidianas. Interessados em inscrever relatos devem se manifestar até o dia 14 de setembro e no dia 16 de setembro às 16h00 acontecerá reunião de organização dos participantes. Informações: 3091-3592 ou pelo e-mail
talento@usp.br .

Mostra Glauber Rocha
De 14 a 25 de novembro o Cineclube Paulo Emílio, CINUSP, exibirá a Mostra "Glauber Rocha: 70 anos". O Cinusp tem sessões gratuitas de segunda a sexta-feira, às 16h00 e 19h00. Acompanhe a programação em anexo. Informações: 3091-3540/3364/3152.

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae, dando continuidade às atividades do Projeto do CNRVV "Rede de Pólos de Prevenção à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual", convida para ao encontro do Fórum de Enfrentamento à Violência, que no dia 17 de Setembro, quinta-feira, às 14h00, abordará o tema “As questões de enfrentamento à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e suas implicações”, com os palestrantes convidados: Vanilza dos Santos e Rosilene Pimentel Gomes (Representantes do Pólo de Prevenção Arrastão Movimento de Promoção Humana); Luciano Santos Araújo (Conselheiro Tutelar de Santana/Tucuruvi, Membro da Coordenação da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares da Cidade de São Paulo e Membro da Executiva do Fórum Estadual DCA); Dra. Laila Shukair (Promotora de Justiça e Membro da ABMP - Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude) e Dr. Reinaldo Cintra Torres de Carvalho (Membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça e Juiz da Infância e da Juventude do Foro Regional da Lapa). A coordenação do Fórum é de Dalka Chaves de Almeida Ferrari (Coordenadora Geral e da Área de Parcerias do CNRVV e Membro da Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae). Local: Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes. Informações: 3866-2756. Evento Gratuito. Não é necessária inscrição prévia.

Dislexia: Subsídios para Políticas Públicas
No dia 21 de setembro, segunda-feira, das 13h00 às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar), com a presença do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, e do Secretário Municipal de Saúde, Januário Montone, será aberto debate sobre a criação de Políticas Públicas de enfrentamento de dificuldades ou distúrbios de leitura e escrita no Município de São Paulo. Com a participação de especialistas da Psicologia e Pediatria serão discutidas questões polêmicas como o diagnóstico de dislexia e a medicalização de crianças. Informações: 3396-4403.

Política de Acolhimento
No dia 22 de setembro, das 9h00 às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, Seminário: "Reflexões e Perspectivas da Política Municipal de Acolhimento em São Paulo”, com a participação de representantes do judiciário, dos Conselhos Tutelares, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. O Seminário foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, da Câmara Municipal.

Vida e Morte: Dilemas Éticos
O Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM) do Instituto de Psicologia da USP convida para Mesa Redonda: “Autonomia dos Adolescentes nas decisões sobre Vida e Morte: Dilemas Éticos”, com a participação de Nely Aparecida Guernelli Nucci (Psicóloga do Centro de Atenção Integral em Oncologia do Hospital Municipal Mario Gatti) e Santina Rodrigues (Psicóloga Clínica e Arte Terapeuta. Professora e Supervisora Clínica da Universidade Presbiteriana Mackenzie), com a coordenação da Profa. Maria Júlia Kovács (Coordenadora do LEM). A mesa acontecerá no dia 23 de setembro, quarta-feira, das 12h30 às 14h30, na sala 20 do Bloco B do Instituto de Psicologia (Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária).

Audiência Pública Escola Técnica
No dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h00, Audiência Pública sobre a proposta de Escola Técnica no distrito Raposo Tavares. O prédio para a escola está em fase final de construção e o exame de admissão deverá acontecer ainda neste ano de 2009. A mesa será composta por representantes da Frente Parlamentar de Apoio às ETEC´s, Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria de Educação Estadual e Municipal, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Instituto Paula Souza e MEC. A Audiência será na E. E. Odair Martiniano da Silva – Mandela (Rua Cachoeira Vida Nova, 365 – COHAB Raposo Tavares – Km. 19 da Rod. Raposo Tavares).

Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento
A Escola da Cidadania, do Instituto Pólis, promoverá no dia 24 de setembro, das 18h30 às 21h30 e 25 de setembro, das 9h00 às 20h00, o Seminário “Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento”, com a participação de Aldaíza Sposati, Raquel Rolnik, Ariel Castro Alves, Ladislau Dowbor e Jorge Kayano, entre outros expositores que farão apresentações no sentido de contribuir para explicitar as visões sobre o Estado e o desenvolvimento, subjacentes aos sistemas de políticas como os definidos pelo SUS e SUAS ou sugeridos pelo Estatuto da Cidade e o ECA. Inscrições através do e-mail
escoladacidadania@polis.org.br ou pelo telefone 2174-6805 com Renato, das 14h00 às 18h00. O Seminário acontecerá no Instituto Pólis (Rua Araújo, 124 – Centro).

Desafios para a Educação
Entre os dias 01 e 03 de dezembro deste ano, o Centro de Estudos Educação & Sociedade (CEDES), da UNICAMP, promove o 2º Seminário de Educação Brasileira, com o tema "Os Desafios Contemporâneos para a Educação Brasileira e os Processos de Regulação". Veja a programação completa no
site do evento. Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para apresentação de trabalhos, que devem se vincular a um dos eixos norteadores do seminário: 1. O público e o privado na oferta da educação brasileira; 2. Quantidade e qualidade da Educação Brasileira; 3. Políticas Educativas e processos de regulação; 4. Sistemas de educação no Brasil e na América Latina e 5. Educação, desigualdade e justiça social.


Esta mensagem foi composta por Martha Pimenta, a partir de muitas informações recebidas. Agradeço a todos que contribuíram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário