quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Programação da Semana do Rio Tietê e Dia Mundial Sem Carro


Minha Fonte: Gustavo Veronesi (gustavo@ipesa.org.br)

Segue divulgação das atividades referentes à Semana do Tietê. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato comigo ou com o Vinicius da SOS Mata Atântica (vinicius@rededasaguas.org.br e fone: 11 4022-7895). E dia 22 de setembro também é o Dia Mundial Sem Carro. Confira programação em http://diamundialsemcarro.ning.com/ e www.nossasaopaulo.org.br


Dia 18 – sexta-feira, 16h.
Abertura do Espaço das Águas e da exposição Por Dentro do Projeto Tietê.

Abertura do “Espaço das Águas” no prédio da primeira Estação Elevatória de Esgotos de São Paulo, localizado na Avenida do Estado, 787, que abrigará o acervo histórico sobre água e esgoto da Sabesp. A Exposição “Por Dentro do Projeto Tietê”, organizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, reproduz em tamanho real um pedaço de um coletor de esgoto utilizado no Projeto de Despoluição do rio Tietê. A instalação com três metros de diâmetro e dez de comprimento reúne painéis ilustrativos que apontam as etapas do projeto, a história da mobilização em prol da recuperação da água e as varias faces do Tietê ao longo dos 1.100 quilômetros.

16h Ricardo Toledo, subsecretário de Estado do Saneamento e Energia e presidente do Conselho Administrativo da Fundação Energia e Saneamento, apresenta os produtos da primeira fase de organização do acervo histórico da Sabesp: Exposição “Memória do Saneamento-Espaço da Águas”,
- CD Room, “Memória do Saneamento” e Portal Memória Sabesp, com novo conteúdo para pesquisa de todo o acervo já organizado.

16h30 Gesner Oliveira, presidente da Sabesp, fala sobre a importância do espaço e sua primeira utilização para a Semana do Rio Tietê, resumo da 3ª etapa das obras do Projeto Tietê .

17h Mostra da Exposição; utilização de totem para conhecer o novo Portal Memória Sabesp, visita a instalação da SOS Mata Atlântica “Por Dentro do Projeto Tietê”.

A visitação de escolas e grupos foi organizada pela SABESP e ocorrerá no período de 23 a 26 de setembro, das 10h as 12h e das 14h as 16h

Dia 22/09 - terça-feira - Dia do Tietê
das 9h00 as 12h30

Um Dia na Praia do Rio Tietê

Performance com participação de voluntários e parceiros no canteiro da margem direita do rio Tietê, junto a Ponte das Bandeiras. Vestidos com roupas de banho, com guarda-sóis e mesinhas, cidadãos, voluntários e parceiros da SOS Mata Atlântica se reúnem para celebrar a data na “praia do Rio Tietê” e debater, ao vivo, com a Rádio Eldorado, o Tietê de hoje e do futuro e como reintegrá-lo ao cotidiano dos paulistas.

7h30 – saída dos ônibus dos grupos e parceiros
9h – Chegada dos voluntários e parceiros à “praia do Tietê”
9h30 – 11h Transmissão ao vivo pela Rádio Eldorado sobre o Rio Tietê, em mesa redonda sobre o Projeto de Despoluição, resultados e metas futuras com participação dos entrevistados: Presidente da SABESP, Gesner Oliveira; Diretores responsáveis pelo Projeto Tietê – Marcelo Salles e Eduardo Carrela - Sabesp, Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, fala sobre o papel da sociedade civil na mobilização em prol do Tietê e as ações do monitoramento participativo do Projeto Tietê, convidados, navegadores e personalidades. Jornalista Responsável, Paulina Chamorro, Coordenadora de Meio Ambiente e Cidadania.
10h30- Participação da equipe da Canoar, com barqueata.

Dia 23 - quarta-feira - 19h30
Lançamento do livro “Tietê um rio de várias faces”, com testos de Thiago Medaglia e fotos de Valdemir Cunha e mesa redonda com Mario Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica; Gesner Oliveira, presidente da SABESP e Peter Milko, editor da Horizonte. Livraria Cultura, Shopping Villa Lobos, São Paulo.

mais informações:
www.sosma.org.br
www.rededasaguas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário