terça-feira, 29 de setembro de 2009

O U T U B R O 2 0 0 9

Reuniões e encontros

FoCA-Bt avalia Semana do ECA
Na próxima sexta-feira, dia 2 de outubro, das 9h00 às 12h00, na sede do Projeto Casulo (Rua Paulo Bourroul, 100 – Real Parque), o Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt) realiza sua reunião mensal avaliando a VIII Semana do ECA no Butantã e planejando sua continuidade. As reuniões são abertas aos interessados pelo tema. Informe-se mais visitando o blog do Fórum ou escrevendo para focabt@gmail.com .

Rede Butantã caminhando para os Dez Anos
No dia 7 de outubro de 2009, das 9h00 às 12h00, na UBS do Jd. Boa Vista (Rua Candido Fontoura, 620), acontece a reunião de outubro da Rede Butantã. A pauta, sempre bastante intensa, tem informes sobre os andamentos de obras na região e conversas com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Preocupações com a Saúde e constituição de grupo de saúde e planejamento para continuidade de trabalhos pensando nos dez anos que a Rede Butantã completará em julho de 2010. Informações: rbutanta@grupos.com.br

Cursos, oficinas e seminários
O MAE convida
O Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga - Labeca - do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP convida para a segunda palestra do seu Ciclo de Palestras: Urbanismo e Organização Política na Amazônia Central Antiga - Um desafio para a arqueologia ou mais uma versão do mito de Eldorado?. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Góes Neves, Prof. do MAE, no dia 30 de setembro, quarta-feira, às 14h00 no Auditório Adma Jafet - Instituto de Física da USP. A Participação é gratuita.

Quem conta um conto...
A UMAPAZ (Av. IV Centenário, 1268 Portão 7-A - Parque Ibirapuera) promove nos dias 2, 9, 16, 23, 30 de outubro de 2009 (às sextas-feiras), das 8h às 12h, a Oficina de Linguagem "Quem conta um conto, aumenta um ponto", ministrada por Maria Cecília Martin Ferri. São 40 vagas, abertas a educadores, animadores culturais, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e interessados de áreas afins. O curso pretende abrir caminhos para uma aprendizagem afetuosa e significativa, integrando várias áreas do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da Comunicação oral e escrita, promovendo a cultura de paz. A arte de ouvir e contar histórias remonta às origens da comunicação do ser humano e, ao mesmo tempo, à preservação da cultura dos povos. Inscrições pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Dia Internacional da Não Violência na USP
A Marcha Mundial começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como "Dia Internacional da Não-Violência". Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante esses 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de distintas nacionalidades fará o percurso completo. Na USP existe uma programação de comemoração do Dia Internacional da Não Violência, que está disponível no Blog http://www.doisdeoutubrousp.blogspot.com/

O Legado de Gandhi
No dia 2 de outubro, às 19h00, no Auditório do MASP (Av. Paulista, 1578), em celebração ao Dia Internacional da Não-Violência, sequência de atividades: abertura feita por Meeta Ravindra e instrumentistas e João Signorelli, apresentando fragmentos do monólogo: “Ghandi, um líder servidor”, seguida de mesa temática “Por que Ghandi? E, por que hoje?”, com a participação de Secretários Municipais de Direitos Humanos, do Verde e do Meio Ambiente e de Esportes, Lazer e Recreação e Palestra Magna “O legado vivo do Mahatma”, com o Dr. B. S. Prakash, embaixador da Índia no Brasil. Haverá tradução simultânea para o português. Informações: 3266-6188 (Palas Athena).

Reconciliação sem Fronteiras
Promovido pelo ConPaz (Comissão Parlamentar pela Cultura de Paz), o III Ciclo aberto de multiplicadores em cultura de Paz tem como tema “Reconciliação sem Fronteiras”, em apoio ao ano de 2009, Internacional da Reconciliação e Astronomia das Nações Unidas. As palestras acontecerão às terças-feiras, das 19h00 às 21h00, no Plenário Tiradentes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: dia 6 de outubro: “Mediação de Conflitos e Conciliação”; dia 20 de outubro: “Desenvolvimento Sustentável e Astronomia” e dia 17 de novembro: “Desafio das Políticas Públicas para a Cultura de Paz”. Entrada Franca.

III Seminário FICAS
O FICAS realizará, no dia 7 de outubro em São Paulo, seu III Seminário, que este ano traz como tema central: “Estratégias para a sustentabilidade das práticas sociais”. O evento reunirá representantes de organizações da sociedade civil, fundações, institutos e empresas, para dialogar sobre os diferentes olhares a respeito da sustentabilidade das práticas sociais, bem como trazer luzes para as estratégias que vem sendo desenvolvidas para fortalecê-las. Após uma roda de conversa que abrirá o Seminário, os participantes poderão compartilhar suas experiências, por meio de três oficinas simultâneas: estratégias para o fortalecimento institucional, estratégias para o fortalecimento da causa e estratégias para o fortalecimento de políticas públicas. O evento é gratuito e aberto a representantes dos diversos setores, como organizações da sociedade civil, fundações, institutos, empresas, poder público e demais interessados. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site: www.ficas.org.br/seminario até o dia 02 de outubro. Vagas limitadas.

Seminário sobre Cinema
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, às 19h00, seminário “Observação, testemunho e memória: vertentes do cinema documentário”, ministrado pelo cineasta Eduardo Escorel. Tomando como ponto de partida filmagens e gravações próprias, algumas inéditas, outras ainda em finalização, Escorel apresentará os impasses do cinema documentário contemporâneo. Os encontros acontecerão no CINUSP “Paulo Emílio” (Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4 - Cidade Universitária). As inscrições serão gratuitas e realizadas através do e-mail: cinusp@edu.usp.br, a partir das 12 horas do dia 30 de setembro. Os e-mails deverão ser enviados, contendo nome, R.G, profissão ou curso (se estudante), currículo resumido e uma justificativa curta sobre o interesse de participar do curso. Havendo inscrições que ultrapassem o número de vagas (100) procederemos à seleção levando em consideração o perfil e o interesse do candidato. A relação de inscritos estará disponível no site do CINUSP (www.usp.br/cinusp) e da SOCINE (www.socine.org.br), no dia 2 de outubro.

Semana da Educação
Resultados de pesquisas didáticas nas áreas de Matemática, Alfabetização, Pontuação, Leitura e Escrita e reflexões sobre a Gestão Escolar. Esses são alguns dos temas da Semana de Educação 2009, que acontecerá de 14 a 16 de outubro, das 9h00 às 18h00, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso – Teatro do SESI (Av. Paulista, 1313). Realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com o Instituto Unibanco e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – e com o patrocínio da Editora Saraiva –, o evento permitirá a troca de experiências e o debate sobre os principais desafios da educação. Os participantes poderão assim aprimorar seus conhecimentos e melhorar a qualidade da prática em sala de aula. A programação e as orientações para inscrições (valores e informações) estão disponíveis na página eletrônica do evento.

Erradicação da Pobreza – Oásis
No dia 17 de outubro, Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, acontecerá um grande mutirão do Jogo Oásis em todo o Brasil. Para conhecer o projeto no mundo acesse http://www.oasismundi.ning.com/. O que é o Jogo Oásis? É uma tecnologia social, de mobilização cidadã, de domínio livre que lança mão do jogo e da contribuição espontânea para a rápida construção de equipamentos comunitários e restauração de ambientes degradados. Confira os resultados, acessando http://www.oasissantacatarina.ning.com/ . Informações sobre o Movimento Oásis São Paulo – Dimas Reis: 8517-0457.

Outubro no Projeto Esporte Talento
O Projeto Esporte Talento (Parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna), apoiado por 15 instituições co-organizadoras, convida para um mês de atividades que está sendo preparado já há mais de dois meses: de 5 a 9 de outubro, "Semana da Criança e do Adolescente: mobilização para uma nova cultura", com oficinas oferecidas à crianças, adolescentes e educadores; no dia 17 de outubro, sábado, curso “Mediação e Registro de Rodas de Diálogos” e nos dias 23 e 24 de outubro acontecerá o "VI Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes: mobilização para uma nova cultura". Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário fazer inscrição pelo telefone 3091-3592 ou pelo endereço eletrônico talento@usp.br . Veja toda a programação e participe do espaço do Seminário na Plataforma NING.
As Raízes do Brincar
De 28 a 31 de outubro, no Auditório da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas - CAMPUS IBIRAPUERA (Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP), 1º Congresso Brasileiro de Ludo diagnóstico. A palavra "Brincar" deriva do latim "Vínculo" nos dando uma idéia de que a atividade lúdica (ludere) é, além de ligada ao desenvolvimento psicomotor, uma relação de afeto. A psicanálise oferece uma importante abordagem ao brincar, desde os trabalhos de Sigmund Freud até as contribuições de Melanie Klein e Donald Winnicott entre outros. A importância do brincar é, entretanto, perturbada pela sociedade contemporânea que busca des-inventar o brincar: o prazer deve estar na compra do brinquedo e não no brincar em si. Cabe a todos nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, a defesa do brincar. Informações e inscrições: http://www.eppa.com.br/congresso_ludodiagnostico/Default.htm

IV Colóquio sobre educação sócio-comunitária
O Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL realizará no período de 11 a 14 de novembro, no campus Nossa Senhora Auxiliadora do UNISAL – Americana/SP, o IV Colóquio sobre educação sócio-comunitária com o tema geral: “Diversidade, inclusão e Educação Sócio-comunitária”. Enquanto o I Colóquio destacou a discussão sobre o alcance do conceito de Educação Sócio-comunitária, o II Colóquio tratou do debate entre as concepções de Educação Sócio-comunitária e Educação Não-formal e o III Colóquio privilegiou a apresentação de experiências educacionais e de debates teóricos a respeito delas. O objetivo deste quarto encontro é constituir-se como um espaço plural para apresentar pesquisas, promover debates, trocar experiências e estabelecer relações entre pesquisadores e educadores. Para inscrição e informações sobre a programação acesse o site www.unisal.br/coloquio.

Desafios para a Educação
Entre os dias 01 e 03 de dezembro deste ano, o Centro de Estudos Educação & Sociedade (CEDES), da UNICAMP, promove o 2º Seminário de Educação Brasileira, com o tema "Os Desafios Contemporâneos para a Educação Brasileira e os Processos de Regulação". Veja a programação completa no site do evento. Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para apresentação de trabalhos, que devem se vincular a um dos eixos norteadores do seminário: 1. O público e o privado na oferta da educação brasileira; 2. Quantidade e qualidade da Educação Brasileira; 3. Políticas Educativas e processos de regulação; 4. Sistemas de educação no Brasil e na América Latina e 5. Educação, desigualdade e justiça social.

Grupo de Apoio Profissional
Para quem busca parceiros com quem dialogar sobre questões relacionadas ao trabalho, gostaria de ter apoio de outros para compreender situações difíceis e quer aprender mais sobre diálogo, o Instituto Fonte promove a formação de Grupo de Apoio Profissional, um caminho de conversa com base em perguntas que apóiem profissionais da área social em seu próprio desenvolvimento. Em 12 encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, no período noturno, totalizando 96 horas. Os encontros começarão em outubro e as inscrições devem ser feitas pela Internet até 9 de outubro. Informações: 3032-1108. Investimento: R$ 300,00 mensais.

Prevenção ao uso indevido de drogas
Estão abertas as pré-inscrições para o Curso "Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - Capacitação para Conselheiros Municipais", que visa preparar 15 mil conselheiros de todo o Brasil para atuar na prevenção da violência e da criminalidade relacionadas ao uso indevido de drogas. O Curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Curso é totalmente gratuito, oferecido na modalidade de ensino à distância, com carga horária de 120 horas, tem a duração de três meses e certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A inscrição deve ser feita na página eletrônica.
Dicas Culturais

Exposição HUMANUS DIVINUS E INFINITUS
De 11 de setembro a 20 de outubro, é a temporada da V Exposição de artes Plásticas em Tela do Butantã. Para o evento, cada artista pôde inscrever até duas telas para a exposição “Humanus Divinus e Infinitus”, pensando no conceito de que essas três palavras resumem a construção de uma arte: HUMANUS (a arte feita por um ser humano), DIVINUS (a inspiração é algo divino) e INFINITUS (a inspiração não tem limite). A exposição acontece na Casa da Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, JD. Peri-Peri). Informações: 3744-4369 / 3742-6218.

Brincar é preciso
No dia 08 de outubro, a partir das 19h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena) você tem um encontro marcado com a brincadeira. É o lançamento do livro "Brincar é preciso", de Marilena Flores Martins. A autora estará autografando após uma conversa com o seu convidado Valdir Cimino, presidente da Associação "Viva e Deixe Viver". A autora do livro é presidente da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direito do Brincar. As crianças presentes ouvirão as histórias do Fábio Lisboa. Informações: 3816-2121 e 3814-5811.
Beleza e Saber: A Plumária Indígena Brasileira
Exposição temporária do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) sobre a diversidade estilística, forma e tecnologia da plumária indígena de diversas etnias. De 03 de outubro a 29 de novembro, terça a domingo, das 9h00 às 21h00 na CAIXA Cultural (Galeria da Av. Paulista, Conjunto Nacional). Entrada Franca. Informações: 3091-4979.

Esta mensagem foi composta por Martha Pimenta, a partir de muitas informações recebidas. Agradeço a todos que contribuíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário