terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seminário Darcy Ribeiro

O Celacc (Centro de Estudos Latinoamericanos em Comunicação e Cultura), núcleo de pesquisas da ECA/USP, promoverá, junto com a Fundação Memorial da America Latina, no próximo dia 9 de dezembro, quarta-feira, das 19h00 às 22h00, no Memorial da América Latina, o seminário "Utopia e Identidade Cultural: a América Latina na obra de Darcy Ribeiro". O objetivo do evento é resgatar as principais ideias da obra e da trajetória acadêmica de Darcy Ribeiro, um dos intelectuais que mais se debruçou sobre a problematização da identidade nacional, do estudo das relações sociais e dos fundamentos antropológicos da civilização brasileira, sempre na perspectiva de se constituir um olhar próprio, descolonizado, a partir das singularidades nacionais.
Farão parte da mesa de debate os professores doutores Maria Nazareth Ferreira, fundadora do Celacc; Joel Rufino dos Santos, historiador e escritor; Mércio Pereira Gomes, antropólogo e presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) entre 2003 e 2007; Carlos Guilherme Mota, historiador, e Kátia Kodama, como mediadora.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site:
(Minha fonte: Fátima Bezerra)



Um comentário:

A Educação e o mundo moderno - 9 e 10/8/2017

Em virtude do lançamento do livro "Hannah Arendt: a educação e o mundo moderno", organizado por José Sérgio Fonseca de Carvalho e...