quinta-feira, 1 de março de 2012

Cursinho do CRUSP - Inscrições Abertas

A Associação de Educadores da USP (AEUSP), entidade social sem fins lucrativos, formada por alunos e ex-alunos da USP, bem como jovens oriundos de movimentos sociais ligados a outras universidades, está com as inscrições abertas para “Cursinho Experimental do CRUSP”. O Cursinho do CRUSP é um projeto desenvolvido desde 1998, mas o nome “experimental” mantem-se pelo pioneirismo entre os cursinhos populares e em função da luta pela democratização do ensino superior, além da diferença em suas propostas.
A partir do cursinho, a AEUSP teve e tem presença marcante em importantes avanços em termos de políticas públicas educacionais, notadamente aquelas que visam equilibrar o acesso dos diferentes seguimentos sociais à universidade, de forma a torna-la de fato aberta à sociedade e cumpridora do seu papel social. Antenado com o contexto, as demandas e as possibilidades do momento, o Cursinho do CRUSP não só reforça a importância da preparação para o ENEM como forma de acesso às universidades públicas, mas também apresenta o exame enquanto possibilidade de obtenção do diploma de ensino médio para alunos que já tenham completado 18 anos. Em seu programa o cursinho promove ainda as “saídas pedagógicas”, um roteiro de visitas monitoradas a espaços que são referências para discussões históricas e temáticas, a partir do qual o aluno aprende pela vivência, tendo acesso antes a um universo sociocultural com o qual ele normalmente só teria contato como aluno de uma grande universidade. A integração com o meio acadêmico é também reforçada por um calendário de eventos e pelo próprio convívio dentro da universidade. O Cursinho do CRUSP é um projeto de inclusão social, voltado a jovens provenientes de camadas populares e de escolas públicas, com ensino médio completo ou incompleto, ou ainda a adultos que estejam interessados em retomar os estudos. São bem vindas minorias étnicas e estrangeiros originários de países em desenvolvimento ou periféricos, especialmente América Latina e África, independentemente da sua situação no país. Pede-se ao aluno apenas a contribuição para a cobertura dos custos e a afinidade com o projeto. As aulas são ministradas na própria USP e há vagas para os três períodos. O início do curso está previsto para o dia 12 de março e as matrículas devem ser feitas na sede da AEUSP (Av. Prof. Mello Moraes, 1235 - CRUSP - Bloco F - térreo - Sala 13). Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30. Telefone para contato: 3091-3189.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião Rede Butantã - 6/dezembro/2017

No dia 6 de dezembro , quarta-feira, das 9h00 às 12h00, reunião da Rede Butantã de entidades e Forças Sociais no Centro de Referência em Se...