segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pesquisa sobre Poluição Sonora em Pinheiros

Mensurar o ruído no distrito de Pinheiros, São Paulo e verificar a percepção da população quanto a esta exposição, é o objetivo do projeto de doutorado “Poluição sonora no município de São Paulo: avaliação do ruído e o impacto da exposição na saúde humana”, que está sendo realizada pela fonoaudióloga Karina Mary de Paiva, pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Prof. Dra. Maria Regina Alves Cardoso. A poluição sonora é um dos principais problemas ambientais do mundo atual que pode comprometer a qualidade de vida da população. Para a coleta dados, serão sorteados domicílios do distrito de Pinheiros para a realização de entrevistas com os moradores. Esta entrevista será conduzida com a aplicação de um questionário simples e rápido (em torno de 10 minutos) que envolve questões que visam responder aos objetivos do projeto. Os moradores sorteados serão esclarecidos sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejarem. A participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar qualquer penalidade. 
Os pesquisadores irão tratar a identidade dos moradores com padrões profissionais de sigilo. Os resultados da pesquisa permanecerão confidenciais e estarão disponíveis no departamento de Epidemiologia da FSP/USP, caso haja interesse. O nome e o material que indique a participação dos moradores não serão liberados sem a devida permissão. O morador não será identificado em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. A participação no estudo não acarretará custos para o morador e não será disponível nenhuma compensação financeira adicional. Caso seu domicílio seja sorteado, receba nossos entrevistadores e ajude-nos a continuar com a nossa missão de disseminar conhecimentos em busca de melhoria da qualidade de vida da população. Sua colaboração é muito importante nesta pesquisa! Em caso de dúvida, entrar em contato com a pesquisadora responsável, Karina Mary de Paiva, no departamento de Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da USP por meio do telefone 3061-7777 ou do e-mail kmpaiva@usp.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação e o mundo moderno - 9 e 10/8/2017

Em virtude do lançamento do livro "Hannah Arendt: a educação e o mundo moderno", organizado por José Sérgio Fonseca de Carvalho e...